MEMÓRIA DE CURTO-PRAZO FONOLÓGICA NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

  • Autor
  • Joyce Elen Murça de
  • Co-autores
  • Monique Fernandes Feliciano , Amanda Daniele Souza , Luis Henrique Aquino Lopes , Maria Fernanda Silva Maia , Breno Silva Conegundes
  • Resumo
  • Introdução: O desenvolvimento da memória de curto-prazo fonológica (MCPF) é fundamental na aquisição da linguagem infantil, permitindo a recordação e repetição de eventos pas­sados, a obtenção de novos conhecimentos e a conexão das informações. Considerada responsável pelo armazenamento e manipulação da informa­ção necessária para realizar operações cognitivas complexas, como aprendizagem, compreensão de linguagem e raciocínio. Metodologia: Realizou-se uma busca de periódicos na Bireme utilizando os descritores: Memória curto-prazo, Linguagem infantil e Aprendizagem. Foram excluídos os artigos duplicados ou que não estavam de acordo com o tema. Resultados: Déficits na MCPF podem causar dificuldades na compreensão e no aprendizado da linguagem, pois a criança não se recorda da informação ouvida (input linguístico) ou não processa com rapidez. A MCPF envolve as habilidades de processamento de fala, discriminação e memória auditiva, planejamento motor de fala entre outras. Muitos estudos têm demonstrado uma correlação positiva entre a MCPF e expansão do vocabulário. Essa corre­lação ocorre quando o ouvinte armazena a forma fonológica da nova palavra e associa a essa forma seus aspectos semânticos e sintáticos. As crianças com melhor desempenho em tarefas de MCPF apresentam em seu discurso enunciados mais extensos e sintaticamente complexos. As pesquisas verificaram que crianças em desenvolvi­mento típico de linguagem demonstraram maior número de repetições corretas de não palavras com a idade. Conclusão: A memória de curto-prazo fonológica deve ser avaliada e estimulada, uma vez que é determinante no desenvolvimento da linguagem e aprendizagem.

  • Palavras-chave
  • Memória de curto-prazo, Linguagem Infantil, Aprendizagem.
  • Área Temática
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