NEUROCIÊNCIA DA BRINCADEIRA: UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

  • Autor
  • Cássio Frederico Veloso
  • Co-autores
  • Fernanda Dantas de Menezes , Liubiana Arantes Araujo
  • Resumo
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    Introdução: O lúdico é um potencializador para a aprendizagem infantil, sendo importante entender o que acontece a nível cerebral, visando uma prática adequada. Objetivo: Compreender, a partir da Neurociência, como o lúdico potencializa a aprendizagem. Método: Revisão bibliográfica sobre o brincar e efeitos no aprendizado, a partir de artigos nas bases de dados Pubmed (321), Lilacs (63) e documentos disponibilizados por associações médicas de pediatria entre 2010 e 2018. Baseado nos bancos de descritores DeCS e MeSH, foram utilizadas as palavras e expressões: “brincadeira”, “aprendizagem”, “desenvolvimento infantil” e “brincar”. De 384 artigos e 4 documentos encontrados, foram selecionados 31 com foco no impacto do lúdico para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e de aprendizagem das crianças. Foram excluídos aqueles envolvendo síndromes, transtornos mentais ou de aprendizagem. Resultados: As brincadeiras envolvem o prazer, ativando o sistema límbico cerebral, promovendo e desenvolvendo conexões intra e inter regiões cerebrais. Estas conexões fortalecem sinapses entre sistema límbico e neocórtex, aperfeiçoando habilidades de tomada de decisões e possibilitando o aprendizado prazeroso. Há também liberação de neurotransmissores como epinefrina, norepinefrina e dopamina que aprimoram a neuroplasticidade cerebral. Através de experiências lúdicas formam-se conexões sinápticas, proporcionando aprendizados efetivos e desenvolvimento da afetividade, percepção, expressão, raciocínio, criatividade e socialização. Assim, experiências que estimulam o aprendizado prazeroso, como as brincadeiras, associadas às janelas de oportunidade; fases ideais para desenvolvimento de determinadas habilidades, são potencializadoras do desenvolvimento infantil. Conclusão: Através do brincar, ocorre ativação cerebral nas crianças, com consequente desenvolvimento ótimo da cognição, socialização e funções executivas.

     

  • Palavras-chave
  • desenvolvimento, neurociência, lúdico, brincadeira, aprendizado.
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