INTRODUÇÃO: Notificou-se, em dezembro de 2019, um surto de pneumonia em Wuhan, China, cujo agente etiológico foi identificado como um novo coronavírus, SARS-CoV-2. Em 2020, a doença foi denominada COVID-19, espalhando-se pelos continentes, sendo confirmado, em fevereiro do mesmo ano, o primeiro caso no Brasil. Em março, a Organização Mundial da Saúde declarou estado de pandemia(1-2). No intuito de conter a disseminação da doença, medidas de isolamento social foram estabelecidas, como a suspensão das aulas presenciais no âmbito das universidades. Foi necessário adotar o ensino remoto e, assim, implantar/reavaliar novas estratégias pedagógicas que possibilitassem o relacionamento interpessoal e a efetividade do processo ensino-aprendizagem, por meio das tecnologias da informação e comunicação(2). Nesse contexto, precisou-se adaptar as atividades práticas de disciplinas como Microbiologia, componente da matriz curricular básica do Curso de Graduação em Enfermagem, à nova realidade. Tal área do conhecimento foca-se no estudo de microrganismos, ressaltando seus aspectos morfofisiológicos, clínicos, diagnósticos, terapêuticos, profiláticos e epidemiológicos, para correlacionar o processo saúde-doença com a atuação acadêmica/profissional(3-4). Isso contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades, solidificando a formação nos domínios técnico-científico e crítico-reflexivo. OBJETIVO: Relatar vivência acadêmica na aprendizagem prática de Microbiologia, por intermédio do ensino remoto, em um Curso de Graduação em Enfermagem na Amazônia. METODOLOGIA: Estudo descritivo, modalidade relato de experiência, desenvolvido no contexto das atividades curriculares de uma universidade pública no estado do Pará. A experiência ocorreu nos meses de março e abril de 2021, a partir das aulas práticas de Microbiologia, componente do eixo temático “Determinantes Epidemiológicos do Processo Saúde-Doença”, na 1ª série/bloco II, segundo semestre do Curso, perfazendo carga horária de 40 horas. As atividades semanais, com aulas síncronas e assíncronas, foram conduzidas por docente, ministrando os conteúdos na plataforma Google Meet. Em sala virtual da plataforma Google Classroom, foram disponibilizados materiais didáticos e complementares, como apresentações em slides e videoaulas, bem como orientações para a realização de atividades extraclasse. O ensino remoto figurou como estratégia condutora da aprendizagem, com a qual os estudantes foram avaliados continuamente, por atividades individuais (estudo prévio dos conteúdos; participação/contribuição dos estudantes em aulas síncronas; e produção de resumo) e atividades grupais (produção de desenhos e guia de exposição referentes à morfologia bacteriana, viral e fúngica; provas orais; pesquisas bibliográficas; e confecção de material para apresentação do diagnóstico microbiológico de doenças infecciosas, objetivando a resolução de problemas e a aplicação clínica do conhecimento). Com base em ementa, foram trabalhados, respectivamente, os conteúdos: morfologia bacteriana, viral e fúngica; biossegurança em laboratório de ensino; vidrarias, medidas de volume e equipamentos de laboratório; materiais e técnicas básicas em Microbiologia; ubiquidade dos microrganismos; microbiota humana; antissepsia das mãos; coleta de material e semeadura em meio de cultura; técnicas de cultivo; preparação de esfregaço; método de coloração de Gram; microscopia virtual; e baciloscopia. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Apesar dos obstáculos, percebeu-se que o ensino remoto contribuiu para a busca ativa do conhecimento pelo estudante, proporcionando a interação em classe, o compartilhamento de saberes e o desenvolvimento da autonomia intelectual. Isso pode conduzi-lo ao senso de responsabilidade e discernimento de que a formação depende, em grande parte, de seus esforços pessoais(2,5). Como referido na literatura(2), as atividades grupais também desempenharam importante papel na aprendizagem colaborativa, pois permitiram a aquisição e o fortalecimento de competências na busca por resultados coletivos, oportunizando o encurtamento de laços e o desenvolvimento de habilidades comunicacionais. Nesse contexto, o docente foi fundamental no processo ensino-aprendizagem, pois guiou a investigação dos conteúdos, correlacionando-os com o cotidiano, e avaliou criticamente o desempenho dos estudantes. Observou-se que a abordagem dos aspectos práticos favoreceu o esclarecimento e a associação desses conteúdos, viabilizando a compreensão de conceitos basilares à formação do enfermeiro, tendo em vista que a Microbiologia contribui para a prática de enfermagem, diante dos determinantes do processo saúde-doença(3-4). CONSIDERAÇÕES FINAIS/CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Em tempos de COVID-19, muitos são os desafios que se apresentam na educação superior, especialmente na graduação em enfermagem, frente à necessidade de garantir a formação generalista. Não obstante, à luz da experiência relatada, o ensino remoto mobilizou a cooperação entre docente e estudantes para o enfretamento desse cenário, propiciando a aprendizagem do conhecimento microbiológico.
Saudamos à Enfermagem aguerrida, que vem se dedicando e se impactando diante da crise sanitária que estamos enfrentando,
A edição 82ª da Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) teve como tema central “A Enfermagem no contexto de crise”.
O evento foi transmitido totalmente de forma virtual e os trabalhos aprovados comporam a presente publicação. O evento contou com conferências e mesas de debate que refletiram sobre o tema.
Os temas passaram pela reflexão desta crise no contexto internacional, nacional e amazônico, reforçou a ciência, a alteridade, vulnerabilidades e refutou o negacionismo e falta de solidariedade entre pessoas e à negligência estatal pelo governo central de nosso país que repercute em um enfrentamento ineficiente e desumano. Isto tem repercutido diretamente no trabalho da enfermagem e na própria vida destes profissionais. As questões das lutas de Enfermagem pela aprovação Projeto de Lei 2564/20 que regulamentará o Piso Salarial com Jornada de 30 Horas, assim como a Defesa da Formação em Enfermagem com uma coerente e não simplesmente mercadológica Diretriz Curricular Nacional foram discutidas.
Estas discussões contou com 80 inscritos e foram 66 trabalhos submetidos e 55 aprovados. Os trabalhos forma divididos nos seguintes Eixos Temáticos:
Área temática |
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Eixo 1: Novos elementos do contexto do trabalho em enfermagem no enfrentamento da crise sanitária atual e desafios históricos a serem superados. |
Eixo 2: Papel da enfermagem brasileira e mundial na sustentação dos sistemas de saúde, que foram fragilizados pelo contexto da crise multifacetada em curso. |
Eixo 3: Respostas do SUS às demandas surgidas pela crise sanitária acentuada pela Covid-19 e o protagonismo da enfermagem. |
Eixo 4: Negacionismo da ciência e os impactos na produção de ciência, formação e prática da enfermagem. |
Eixo 5: Experiências de enfrentamento à COVID-19 na atenção aos povos, populações tradicionais e em situação de vulnerabilidade. |
Destes, de acordo com as normas dos trabalhos, nove receberam Menção Honrosa e um recebeu a premiação Wanda de Aguiar Horta.
De modo geral, a 82ª SBEn ABEn PA acresceu em consciência profissional e avanço científico com as reflexões e evidências compartilhadas.
Desta feita, agradecemos a nobre participação/ colaboração das pessoas que se inscreveram, assim como de toda equipe organizadora envolvida.
Assim, desejamos que tenhamos muito em breve um melhor normal para todos!
Fraternalmente,
William Dias Borges
Coordenador Científico da 82ª SBEn
Diretor de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem da ABEn PA
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM
SEÇÃO PARÁ – ABEn PA
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
82ª SEMANA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM (82º SBEn)
Tema Central:
“O Trabalho da Enfermagem no contexto de crise”
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
SUBMISSÃO ATÉ O DIA 04/05/2020 ÀS 23: 59 MIN
Poderão submeter trabalhos científicos pessoas devidamente inscritas no evento. É obrigatório que cada trabalho submetido tenha pelo menos um enfermeiro orientador.
Os Trabalhos aprovados serão organizados em cinco eixos temáticos que são desdobramentos das oito questões disparadoras contidas do Caderno de Diretrizes da 82ª SBEn ABEn Nacional (http://www.abennacional.org.br/site/wp-content/uploads/2021/03/E6_82SEMANA.pdf) abaixo relacionados:
Eixos Temáticos |
Eixo 1: Novos elementos do contexto do trabalho em enfermagem no enfrentamento da crise sanitária atual e desafios históricos a serem superados. |
Eixo 2: Papel da enfermagem brasileira e mundial na sustentação dos sistemas de saúde, que foram fragilizados pelo contexto da crise multifacetada em curso. |
Eixo 3: Respostas do SUS às demandas surgidas pela crise sanitária acentuada pela Covid-19 e o protagonismo da enfermagem. |
Eixo 4: Negacionismo da ciência e os impactos na produção de ciência, formação e prática da enfermagem. |
Eixo 5: Experiências de enfrentamento à COVID-19 na atenção aos povos, populações tradicionais e em situação de vulnerabilidade. |
O número máximo de apresentação por relator será de dois (2) trabalhos.
As inscrições deverão ser realizadas pelo site https://doity.com.br/82sbenabenpa2021.
No cadastro de autores deverão constar os nomes completos dos autores com: categoria profissional, titulação, cargo ou função, instituição de origem e um endereço eletrônico válido do relator.
FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS
1. RESUMO EXPANDIDO:
– Deverá ser enviado pelo site https://doity.com.br/82sbenabenpa2021, digitados em Word for Windows.
– Fonte times new Roman, 12, sem parágrafos, espaço simples, margens 1,5, contendo de 500 a 700 palavras (corpo do texto/ resumo propriamente dito). A totalidade de palavras do resumo incluirá o título, introdução, objetivos, método, resultados, conclusão, contribuições e implicações para a Enfermagem.
– Número máximo de referências é cinco e estas devem estar nas normas Vancouver.
– Número máximo de autores por trabalho: até 7 (sete) autores, incluindo o enfermeiro orientador;
– Inclusão de até três descritores e respectivo número identificador (ID do descritor), obrigatoriamente dos Descritores em Ciências da Saúde – DeCS/ MeSH (ver link: http://decs.bvs.br). Exemplo:
Descritores (DeCS – ID): Processo de Enfermagem – M0015104; COVID-19 – D018352; Saúde de Povos Indígenas – DDCS050240.
Observação: Entre os co-autores, ao lado do nome do enfermeiro orientador colocar ORIENTADOR entre parênteses. Ex.: William Dias Borges (ORIENTADOR).
2. RESUMO SIMPLES
– Deverá ser enviado pelo site https://doity.com.br/82sbenabenpa2021, digitados em Word for Windows
– Fonte times new Roman, 12, sem parágrafos, espaço simples, margens 1,5, contendo de 150 a 300 palavras (corpo do texto/ resumo propriamente dito). A totalidade de palavras do resumo incluirá o título, introdução, objetivos, método, resultados, conclusão, contribuições e implicações para a Enfermagem.
– Número máximo de autores por trabalho: até 7 (sete) autores, incluindo o enfermeiro orientador;
– Inclusão de até três descritores e respectivo número identificador (ID do descritor), obrigatoriamente dos Descritores em Ciências da Saúde – DeCS/ MeSH (ver link: http://decs.bvs.br). Exemplo:
Descritores (DeCS – ID): Processo de Enfermagem – M0015104; COVID-19 – D018352; Saúde de Povos Indígenas – DDCS050240.
- Número máximo de referências é três e estas devem estar nas normas Vancouver.
Observação: Entre os co-autores, ao lado do nome do enfermeiro orientador colocar ORIENTADOR entre parênteses. Ex.: William Dias Borges (ORIENTADOR).
DO ACEITE
Os trabalhos serão analisados pela Comissão de Temas e o resultado bem como data e horário de apresentação serão disponibilizados no site até 02 dias antes do evento.
Observação:
- NÃO TERÁ DEFESA DE TRABALHOS, OS TRABALHOS APROVADOS SERÃO PUBLICADOS EM ANAIS.
- PARA OS TRABALHOS PREMIADOS HAVERÁ CERIMÔNIA DE ENTREGA DE CERTIFICADOS NO DIA 15/05/2021 DE 10H ÀS 12H.
DA PUBLICAÇÃO
Após o aceite, durante o evento ocorrerá o lançamento dos Anais da 82ª SBEn da ABEn PA “O Trabalho da Enfermagem no contexto de crise”.
PRÊMIOS E MENÇÃO HONROSA
Concorrerão a Prêmios ou receberão Menção Honrosa os trabalhos de pesquisa, TCCs, Monografias, Relatos de Experiências, Dissertações e Teses. Deve selecionar a opção de estudo original. Se Dissertações ou Teses, deverão ser anexados comprovantes de defesa nos últimos 3 (três) anos.
Prêmio Wanda de Aguiar Horta – destinado aos trabalhos que abordem aspectos do Processo de enfermagem (concorrerão trabalhos submetidos que sejam resultantes de estudos originais).
Somente concorrerão a prêmio os trabalhos cujo relator seja associado à ABEn (anexar comprovante de pagamento da anuidade 2021 do relator).
Prêmios serão emitidos até o 3º lugar.
Trabalhos de participantes não-associados à ABEn serão avaliados e poderão receber menção honrosa (até 5 trabalhos com pontuações máximas pelo sistema de avaliação da submissão). Em caso de empate mais trabalhos poderão receber menção honrosa.
COMISSÃO CIENTÍFICA
Coordenador: William Dias Borges
MODELO de Resumo Simples/ Resumo Expandido
TÍTULO DO TRABALHO (até 15 palavras)
SOBRENOME, Nome (AUTOR)1
SOBRENOME, Nome (AUTOR)2
SOBRENOME, Nome (AUTOR)3
SOBRENOME, Nome (AUTOR, ORIENTADOR)7
INTRODUÇÃO:Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.OBJETIVO:Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.METODOLOGIA:Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. RESULTADOS E DISCUSSÃO:Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. CONSIDERAÇÕES FINAIS/CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.
Descritores (DeCS – ID): xxxxxxxxxxxxx; xxxxxxxxxxxxx; xxxxxxxxxxxxx.
Referências:
As referências devem estar de acordo com as normas da Vancouver.
___________________________________________________
1 Maior Titulação. Categoria profissional, cargo ou função. Instituição de origem. e-mail do relator.
2 Maior Titulação. Categoria profissional, cargo ou função. Instituição de origem.
3 Maior Titulação. Categoria profissional, cargo ou função. Instituição de origem.
7 Maior Titulação. Categoria profissional, cargo ou função. Instituição de origem.
Comissão Organizadora
ABEn Pará
Ilma Pastana Ferreira
Regina Coeli Nascimento de Souza
Nádile Juliane Costa de Castro
Elyade Nelly Pires Camacho
Maria de Belém Rodrigues Maues
William DIas Borges
Julia Santos Lisbôa
Beatriz Rodrigues Silva
Monique Teresa Amoras
Comissão Científica
Coordenação: William Dias Borges
Monitoria: Monique Teresa Amoras
Adalberto Fabrício Teixeira Rezende
Alzinei Simor
Anderson Reis de Sousa
Clarissa Porfírio Mendes
Dayanne de Nazaré dos Santos
Elyade Nelly Pires Rocha Camacho
Gracilene Wanzeler Moia
Heloisa Helena Santos Vital
Ilma Pastana Ferreira
Ingrid Magali de Souza Pímentel
Juliana Conceição Dias Garcez
Juliana Pereira Pinto Cordeiro
Karytta Sousa Naka
Madalena Castro Santos
Maria de Belém Ramos Sozinho
Maria de Nazaré Gomes Botelho
Regina Coeli Nascimento de Souza
Regina Ribeiro Cunha
Rosivalda Ferreira C. Oliveira
Selma Nazaré Pelerano Pantoja
Thamyris Abreu Marinho
Victoria Karolina Santos Santana
William Dias Borges
e-mail: abensecaopara@gmail.com
Facebook: ABEn Pará @abenpa
Instagram: @abenpa
A ABEn é uma associação de caráter cultural, científico e político, com personalidade jurídica própria, de direito privado e que congrega pessoas Enfermeiras; Técnicas de Enfermagem; Auxiliares de Enfermagem; estudantes de cursos de Graduação em Enfermagem e de Educação Profissional de Nível Técnico em Enfermagem; Escolas, Cursos ou Faculdades de Enfermagem; Associações ou Sociedades de Especialistas que a ela se associam, individual e livremente.
Link para associar-se à ABEn Pará:
Sede da ABEn PA
Tv. Humaitá, 2205
Belem Do Pará, Para, Brazil
Telefone: (91) 3226-3836
Link dos Anais da Edição anterior:
I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS) - ABEn PA ==> https://doity.com.br/anais/icopenfabenpa