Ausência Endógena de Interleucina-10 Promove a Conversão do Tecido Adiposo Perivascular e o Remodelamento Vascular

  • Autor
  • Raiany Alves de Freitas
  • Resumo
  •  

    Autores: Raiany Alves de Freitas 1, Rinaldo Rodrigues dos Passos Junior 1, Fernanda Cristina Alcantara dos Santos 1, Alecsander Fabricio Moreira Bressan 2, Fernando Silva Carneiro 2, Victor Vitorino Lima 3, Fernanda Regina Casagrande Giachini 1,3

    1 Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia (GO) Brasil. 2 Departamento de Farmacologia, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto (SP) Brasil. 3 Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças (RS) Brasil.

     

    Resumo

     

    Introdução: O tecido adiposo perivascular (PVAT) é uma camada adiposa que envolve os vasos sanguíneos com um papel modulador local. A interleucina-10 (IL-10), uma citocina anti-inflamatória, já demonstrou modular positivamente o tecido vascular. Este estudo teve como objetivo caracterizar o papel endógeno da IL-10 no remodelamento vascular e na fenotipagem do PVAT. Métodos: Foram utilizados segmentos aórticos torácicos de camundongos machos controle (C57BL/6J) e nocautes para IL-10 (IL-10-/-). Foram realizadas análises da morfometria da aorta/PVAT e a avaliação da deposição de elastina, colágeno e reticulina. A expressão tecidual da proteína desacopladora 1 (UCP1) foi realizada por Western blotting. Todos os procedimentos foram aprovados previamente pelo Comitê de Ética no uso de animais (CEUA FMRP/USP - 014/2019). Resultados: A ausência endógena de IL-10 reduziu a área total do PVAT (p = 0.0310) e a relação parede/lúmen (p = 0.0024), enquanto aumentou a área e a espessura vascular (p < 0.0001). A deposição de colágeno total foi aumentada em IL-10-/-, mas sob luz polarizada, foi observada a redução do colágeno-I (p = 0.0075) e aumento do colágeno-III (p = 0.0055), simultaneamente com a redução da deposição de fibras elásticas (p = 0.0282) e maior deposição de fibras reticulares (p < 0.0001). A área dos adipócitos aumentou na ausência de IL-10 (p = 0.0225) e a expressão de UCP1 foi reduzida (p = 0.0420). Além disso, a frequência relativa de células adiposas brancas e tecido conjuntivo foi aumentada em IL-10-/- (p < 0.0001), somada a uma redução de células adiposas marrons (p < 0.0001). Conclusão: Esses dados caracterizam o PVAT da aorta torácica de animais IL-10-/- como um fenótipo semelhante ao branco. Dessa forma, a IL-10 endógena demonstra prevenir o remodelamento vascular e favorecer um fenótipo adiposo marrom, sugerindo um papel modulador da IL-10 na plasticidade do PVAT.

  • Palavras-chave
  • PVAT, citocinas, morfologia, matriz extracelular
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Trabalhos originais
Voltar
  • Trabalhos originais
  • Projetos Científicos

Comissão Organizadora

Gustavo Carvalho
Luiza Malacco
Eliana Hiromi Akamine
Profª Drª Luciana Venturini Rossoni
Ana Paula Couto Davel
José Wilson do Nascimento Corrêa
GIULIA ALESSANDRA WIGGERS
Alice Valença Araújo

Comissão Científica