Introdução: Diabetes Mellitus (DM) corresponde a um conjunto de doenças ou distúrbios
metabólicos caracterizados por condições hiperglicêmicas que estão associadas às diversas
complicações, disfunções e insuficiência orgânica. O diabetes pode resultar de deficiências de
secreção, ação e resistência insulínica e a categorização do distúrbio baseia-se na etiologia.
Dessa forma, a doença pode ser classificada principalmente em diabetes tipo 1 e tipo 2, sendo
a primeira relacionada à autoimunidade e poligênica, e a segunda, que corresponde a maioria
dos diagnósticos de DM, possui etiologia complexa e multifatorial. Objetivo: Revisar na
literatura sobre a educação em diabetes como ferramenta de autocuidado. Metodologia: A
pesquisa compreende uma revisão integrativa de literatura, com caráter qualitativo, realizada
em fevereiro de 2023. O estudo foi conduzido por meio de busca em bases de dados da
Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Literatura
Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), com adoção do uso de
Descritores em Ciência da Saúde (DeCS) Diabetes Mellitus, Educação em saúde e
Autocuidado, que foram cruzados pelo operador booleano AND. Nisso, foram selecionados 20
artigos científicos escritos em português, disponíveis na íntegra e de forma gratuita, publicados
no período de 2012 a 2022. Resultados e Discussão: O autocuidado em diabetes é um
componente essencial para o estilo de vida correspondente à adoção de padrões de
comportamentos para promoção do bem-estar físico, mental e social. A adoção desse
autocuidado pode ocorrer por meio de adesão ao uso de medicação, seguimento de dietas e
práticas de atividades físicas. Ainda, a educação é uma estratégia de autocuidado que tem
fundamentos na concepção do ser humano como um ser capaz de refletir sobre si mesmo e o
seu ambiente de modo que tal autocuidado no DM é considerado como um dos principais
componentes do complexo de tratamento de uma pessoa diabética. Considerações Finais:
Nesse sentido, o autocuidado em DM parte do pressuposto de que a educação e o
autoconhecimento sobre os cuidados à doença crônica se estabelecem como uma ferramenta
imprescindível diante à manutenção terapêutica e controle dos níveis glicêmicos. Assim, torna-
se de responsabilidade da equipe multidisciplinar a prática da educação em saúde como
processo educativo de construção de conhecimentos que visam a capacitação da população para
o autocuidado em diabetes.
ISBN registrado: 978-65-998917-8-6 . Título: II Conahus: Segundo Congresso Nacional de Humanização na Saúde / Subtítulo: Conahus .
Formato: Livro Digital . Veiculação: Digital https://doity.com.br/anais/segundo-conahus
Anais do Evento: II Congresso Nacional de Humanização na Saúde doi.org/10.55664/conahus2023
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