O catolicismo popular é uma expressão de devoção, fé e conexão humana com o sagrado, sua extensão alcança diversos povos e culturas, no nordeste brasileiro é visível tais manifestações que envolvem processos de santificação popular entorno da crença e do imaginário nordestino. Suas representações mais comuns são as procissões de santos padroeiros, romarias, novenas, renovação do sagrado coração de jesus, autoflagelação, pagamentos de promessas, entre outros. Nesse contexto, buscamos apresentar o alcance do catolicismo popular expresso no interior do Ceará e manifestado em sua forma mais comum, a romaria. Descrevemos então um evento significativo dessa expressividade religiosa que acontece a mais de cem anos, uma romaria em homenagem a cruz vaqueiro na cidade de Crato, conhecida como a romaria à Santa Cruz da Baixa Rasa. Realizada todo dia 25 de janeiro, com celebração de missa no local, festejos com Banda Cabaçal e a tradicional romaria com vaqueiros de várias localidades próximas. A versão mais conhecida sobre a origem dessa romaria relata que um vaqueiro morreu de fome e sede ao se perder em trilhas na Floresta Nacional do Araripe (FLONA), nas proximidades da cidade de Crato – Ceará. Existem diferentes narrativas sobre a origem da romaria, a que prevalece é que um vaqueiro encontrado morto próximo a seu cavalo na Chapada do Araripe (também conhecida como serra do Araripe), foi enterrado e no local foi construída uma cruz de madeira sinalizando seu túmulo, muitos moradores de comunidades próximas, vaqueiros e caçadores de pequi, que se perdiam em trilhas na serra, faziam orações, pedidos e até promessas para que a cruz do vaqueiro lhes desse a graça de encontrar o caminho de volta, outros pediam curas de doenças e que a mesma afastasse pragas e epidemias. Quando alcançavam a graça desejada, atribuíam a Santa Cruz da Baixa Rasa a sua conquista e passaram a cumprir promessa e fazer romarias até o local onde estava a cruz, chegando a se formar um pequeno cemitério em sua volta. Em virtude da cruz está localizada em área de proteção ambiental a prática de sepultar pessoas foi imediatamente proibida. O que não impediu que as visitas para orações, ascender velas, pagamento de promessas, envio de ex-votos e festejos acontecessem. A romaria dos vaqueiros é a sua maior expressão simbólica e adquiriu maiores proporções ao longo do tempo. Diante das narrativas, simbolismos e crenças populares a Santa Cruz da Baixa Rasa se consolida como objeto de pesquisa importante para compreender expressões da religiosidade nordestina, e as manifestações da crença e rituais que fazem parte do catolicismo popular de pessoas flageladas pelo sofrimento com doenças no corpo e na alma e que encontram na religião o conforto almejado.
O II Seminário Nacional de História Social dos Sertões/IV Jornada de História dos Sertões – Caminhos e sertões: territórios e culturas, tem como objetivo geral proporcionar um compartilhamento de saberes acadêmicos sobre o domínio temático da História dos Sertões a partir do cruzamento de esforços institucionais que partem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O II evento, assim, aposta no fortalecimento desse campo, a partir da confluência de pesquisadores da História e das Humanidades para importantes discussões de temas a ele correlatos.
Trata-se, aqui, de uma ação de continuidade, que dá prosseguimento ao I Seminário Nacional de História Social dos Sertões – O papel da História na compreensão do “Brasil profundo” realizado na Universidade Regional do Cariri (URCA – Crato-CE) em 2018, bem como, ao I Colóquio de História Social dos Sertões, realizado na Universidade Estadual do Ceará (UECE – Quixadá-CE) em 2016. Em sua segunda edição, o Seminário é promovido pelo Mestrado em História dos Sertões (MHIST-CERES-UFRN) e co-promovido pelo Mestrado em Geografia do CERES (GEOCERES-UFRN), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN-Caicó. Conta com apoio das Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD), de Pós-Graduação (PPg) e de Extensão Universitária (PROEx) da UFRN, bem como, do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) e dos Departamentos de História (DHC-CERES-UFRN) e de Geografia (DGC-CERES-UFRN).
Os caminhos, aqui, são entendidos a partir de um duplo significado: nos referimos tanto aos percursos vividos por homens e mulheres, na construção de suas vivências empíricas nos espaços, quanto àqueles de natureza intelectual, responsáveis pela constituição de um saber sobre os sertões. O ponto de partida para se pensar em caminhos é a enunciação da palavra sertão – e seu plural, sertões – no processo histórico da ocidentalização, no contexto das navegações marítimas e suas conquistas em terras afastadas da Península Ibérica, empreendidas a partir do século XV por portugueses.
Antes desse período, a palavra sertão era utilizada, no âmbito de Portugal, para designar lugares afastados da costa. Viajando junto com os exploradores portugueses, ela foi utilizada em diferentes partes das Índias Orientais (Península Arábica, Índia, China) e Ocidentais (Ceuta, Angola, Brasil) para designar espacialidades com os sentidos de mata, vegetação contínua, floresta, oposto ao mar, interior, afastado, coração da terra, travessia, verde, árido, vazio. Diferentes caminhos, assim, foram sendo traçados pelos homens e mulheres que se lançaram ao mar e depararam-se, inclusive, com uma nova natureza, proporcionada pelo impacto com o desconhecido.
A transformação da natureza, pelo homem, culminou em processos de territorialização que geraram formas institucionais e não institucionais de controle do espaço, como as feitorias, fortalezas e, a partir da colonização, sítios, fazendas, ribeiras, currais, povoados, vilas, cidades, termos, e freguesias. Os sertões foram sendo construídos, dessa maneira, a partir da confluência de muitos caminhos, que podemos enxergar na experiência histórica de pessoas saídas da Ibéria e que, ao cruzarem os oceanos, construíram novos modos de vida em espaços afastados de seu lugar de origem, vivências essas intercruzadas com os nativos encontrados nas novas terras e com as populações que vieram da Costa da África.
Ao longo do tempo, no âmbito da história traçada no que hoje chamamos de Brasil, sertão, enquanto conceito, foi apropriado de diferentes maneiras, pelas pessoas que dominaram o saber burocrático (padres, escrivães, tabeliães) e/ou geográfico (cosmógrafos, pilotos, agrimensores), por cronistas e viajantes – nativos ou não da América –, mas, também, por homens e mulheres sem conhecimento técnico e que tiveram a experiência do viver nos sertões. Esse conceito foi retomado e reapropriado, a partir do século XIX, pelos saberes acadêmicos em construção no Brasil, sobretudo no Instituto Histórico e Geográfico e Brasileiro, e, posteriormente, no pensamento social brasileiro e nas universidades, constituindo, pouco a pouco, um domínio temático, a História dos Sertões, campo de estudos sem o qual é praticamente impossível compreender a História do Brasil.
Os Anais aqui apresentados, pois, registram a memória dos trabalhos apresentados durante esse importante encontro de todas as gentes que pesquisam os sertões no Brasil e fora dele.
Ane Mecenas
Helder Macedo
Juciene Andrade
Alda Dantas
Matheus Barbosa
Organizadores do II SEHIS
Ms. Abimael Esdras Carvalho de Moura Lira – Doutorando – UFRN
Dr. Abrahão Sanderson N. F. da Silva – UFRN
Ms. Adson Rodrigo Silva Pinheiro – Doutorando – Universidade Federal Fluminense - UFF
Dr. André Ricardo Heráclio do Rêgo – Ministério das Relações Exteriores - MRE
Dr. Antonio José de Oliveira – UFRN
Dr. Antônio Zilmar da Silva – Universidade Estadual do Ceará – UECE
Ms. Artur Vitor de Araújo Santana – Doutorando – Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
Ma. Avohanne Isabelle Costa de Araújo – Doutoranda – Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
Dr. Bruno Kawai Souto Maior de Melo – Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
Dr. Cassio Expedito Galdino Pereira – URCA
Dr. Darlan de Oliveira Reis Júnior – URCA
Dr.ª Débora Strieder Kreuz – Universidade Estadual do Piauí – UESPI
Ms. Elson de Assis Rabelo – Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF
Dr. Eurípedes Antônio Funes – Universidade Federal do Ceará – UFC
Dr.ª Fabíola Cristina Alves – UFRN
Dr. Fernando Bagiotto Botton – UESPI
Dr. Francisco Ramon de Matos Maciel - Doutor – UFC
Dr. Francisco Ruy Gondim Pereira – Secretaria de Educação do Ceará
Dr. Gabriel Pereira de Oliveira – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN
Dr.ª Gabriela Berthou de Almeida – UESPI
Ms. Israel da Silva Aquino - Doutorando – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
Dr.ª Janaína Freire dos Santos – Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco – IAUPE
Ma. Janille Campos Maia – Doutoranda – FIOCRUZ
Dr. João Fernando Barreto de Brito - Doutor – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Dr. João Paulo Peixoto Costa – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI
Dr. Joaquim dos Santos – URCA
Ms. Johnnys Jorge Gomes Alencar – Doutorando – Universidade Federal da Bahia – UFBA
Dr. José Ferreira Júnior – Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada – FAFOPST
Dr. José Leonardo do Nascimento – Universidade Estadual Paulista – UNESP
Dr. José Vieira da Cruz – Universidade Federal de Sergipe – UFS
Dr.ª Juciene Batista Félix Andrade – UFRN
Dr. Kamillo Karol Ribeiro e Silva – Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ
Dr. Kleiton Souza de Moraes – UFC
Ma. Laila Pedrosa da Silva – Doutoranda – FIOCRUZ
Ma. Layra de Sousa Cruz Sarmento - Doutoranda – Universidade de Brasília (UnB)
Dr.ª Leda Agnes Simões – Doutora – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
Ms. Lucas Gomes de Medeiros – Doutorando – Universidade Federal Rural de Pernambuco –UFRPE
Dr. Mairton Celestino da Silva – Universidade Federal do Piauí – UFPI
Dr. Marcio Antônio Both da Silva – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
Ms. Márcio dos Santos Rodrigues – Doutorando – Universidade Federal do Pará - UFPA
Dr. Marcos Antonio de Menezes – Universidade Federal de Jataí – UFJ
Dr. Marcos Luã Almeida de Freitas – Doutor – Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Dr.ª Marina Monteiro Machado – UERJ
Dr.ª Michelle Ferreira Maia – Centro Universitário UNINTA
Ms. Milton Stanczyk Filho – UNIOESTE
Dr. Pedro Abelardo de Santana – Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Dr. Rafael Ricarte da Silva – UFPI
Dr. Raimundo Moreira das Neves Neto – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA
Dr. Raimundo Nonato Rodrigues de Souza – Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
Dr.ª Renata Felipe Monteiro – Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza – CE
Ms. Roberto Viana de Oliveira Filho – Doutorando – UFC
Dr. Robson William Potier – Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Norte – SEEC-RN
Dr.ª Sônia Maria de Magalhães – Universidade Federal de Goiás – UFG
Dr.ª Tatiana Gonçalves de Oliveira – UESPI
Dr. Thiago Reisdorfer – UESPI
Dr. Tiago Bonato – Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA
Dr. Tyrone Apollo Pontes Cândido – UECE
Dr. Valério Rosa de Negreiros – UESPI
Dr. Valter Gomes Santos de Oliveira – Universidade do Estado da Bahia – UNEB
Dr.ª Wania Alexandrino Viana – Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA