Espaços vazios: Os intelectuais na marcha para o oeste e suas considerações sobre sertão.

  • Autor
  • Alesy Soares Oliveira
  • Resumo
  • O presente artigo tem o intuito de discutir como a marcha para o oeste relaciona-se com o campo intelectual e o político na reconfiguração espacial brasileira do início do século XX. Cassiano Ricardo apresenta uma discussão em seus escritos que influencia significativamente na construção da narrativa do movimento “Marcha para o oeste” empreendido por Getúlio Vargas, que se estabelece enquanto uma nova materialização do conceito de sertão, atribuindo a esses espaços um sentido de “vazio” ou mesmo de “terras bárbaras e inóspitas", essa discussão também estava presente em diálogo com outras figuras do campo intelectual como Rodrigo Octávio e Jaime Cortesão, sendo esse debate fonte importante para os entendimentos seguintes. Com isso, um projeto de recolonização dessas áreas foi empreendido com suporte político e intelectual. Uma parte das análises do presente trabalho será pautada no construto intelectual feito por Cassiano Ricardo, de formas geral em contato com outros intelectuais, e mais específico em seu livro “Marcha para o oeste” que parte da compreensão dos papel das bandeiras no seu conceito de harmonia racial e a influência na conjuntura política do Estado Novo, o que torna o livro uma importante obra que busca legitimar as ações do governo de Getúlio Vargas a partir da herança histórica das Bandeiras paulistas. O sertão, considerado pelo autor, é visto enquanto um “reduto da brasilidade”, dessa forma convoca os trabalhadores brasileiros à “marcha para oeste” de Vargas para ocupar esses “vazios demográficos” do país. O Sertão, na historiografia, designava não apenas os espaços interiores da Colônia, mas também aqueles espaços desconhecidos, inacessíveis, isolados, perigosos, dominados pela natureza bruta, e habitados por bárbaros, hereges, infiéis, onde não haviam chegado às benesses da religião, da civilização e da cultura. Uma segunda e última análise vai se debruçar nas identificações prévias de conflitos pelo cerceamento de fronteiras e reconstrução do espaço nacional, tendo em mente que povos nativos e até mesmo empresas de capital estrangeiro já estavam contidos nesses espaços em litígios, possibilitando análises fortuitas das relações diplomáticas do governo de Vargas, principalmente no que se refere ao Estado Novo. Os diversos apontamentos realizados a partir desse projeto político podem servir como ferramenta de percepção de algumas características que despontam ou corroboram com as discussões dos aspectos políticos e diplomáticos do Estado Novo. Quando aponta-se essas conexões aos trabalhos realizados no âmbito intelectual estabelece-se uma narrativa de destaque ao trabalho do intelectual da época sendo um dispositivo essencial para as fundamentações do projeto político varguista.

  • Palavras-chave
  • Marcha para o Oeste, Estado Novo, Intelectuais
  • Área Temática
  • Simpósio Temático 16 - Sertões e integração nacional nos séculos XX e XXI
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O II Seminário Nacional de História Social dos Sertões/IV Jornada de História dos Sertões – Caminhos e sertões: territórios e culturas, tem como objetivo geral proporcionar um compartilhamento de saberes acadêmicos sobre o domínio temático da História dos Sertões a partir do cruzamento de esforços institucionais que partem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O II evento, assim, aposta no fortalecimento desse campo, a partir da confluência de pesquisadores da História e das Humanidades para importantes discussões de temas a ele correlatos. 

Trata-se, aqui, de uma ação de continuidade, que dá prosseguimento ao I Seminário Nacional de História Social dos Sertões – O papel da História na compreensão do “Brasil profundo” realizado na Universidade Regional do Cariri (URCA – Crato-CE) em 2018, bem como, ao I Colóquio de História Social dos Sertões, realizado na Universidade Estadual do Ceará (UECE – Quixadá-CE) em 2016. Em sua segunda edição, o Seminário é promovido pelo Mestrado em História dos Sertões (MHIST-CERES-UFRN) e co-promovido pelo Mestrado em Geografia do CERES (GEOCERES-UFRN), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN-Caicó. Conta com apoio das Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD), de Pós-Graduação (PPg) e de Extensão Universitária (PROEx) da UFRN, bem como, do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) e dos Departamentos de História (DHC-CERES-UFRN) e de Geografia (DGC-CERES-UFRN).

Os caminhos, aqui, são entendidos a partir de um duplo significado: nos referimos tanto aos percursos vividos por homens e mulheres, na construção de suas vivências empíricas nos espaços, quanto àqueles de natureza intelectual, responsáveis pela constituição de um saber sobre os sertões. O ponto de partida para se pensar em caminhos é a enunciação da palavra sertão – e seu plural, sertões – no processo histórico da ocidentalização, no contexto das navegações marítimas e suas conquistas em terras afastadas da Península Ibérica, empreendidas a partir do século XV por portugueses. 

Antes desse período, a palavra sertão era utilizada, no âmbito de Portugal, para designar lugares afastados da costa. Viajando junto com os exploradores portugueses, ela foi utilizada em diferentes partes das Índias Orientais (Península Arábica, Índia, China) e Ocidentais (Ceuta, Angola, Brasil) para designar espacialidades com os sentidos de mata, vegetação contínua, floresta, oposto ao mar, interior, afastado, coração da terra, travessia, verde, árido, vazio. Diferentes caminhos, assim, foram sendo traçados pelos homens e mulheres que se lançaram ao mar e depararam-se, inclusive, com uma nova natureza, proporcionada pelo impacto com o desconhecido.

A transformação da natureza, pelo homem, culminou em processos de territorialização que geraram formas institucionais e não institucionais de controle do espaço, como as feitorias, fortalezas e, a partir da colonização, sítios, fazendas, ribeiras, currais, povoados, vilas, cidades, termos, e freguesias. Os sertões foram sendo construídos, dessa maneira, a partir da confluência de muitos caminhos, que podemos enxergar na experiência histórica de pessoas saídas da Ibéria e que, ao cruzarem os oceanos, construíram novos modos de vida em espaços afastados de seu lugar de origem, vivências essas intercruzadas com os nativos encontrados nas novas terras e com as populações que vieram da Costa da África. 

Ao longo do tempo, no âmbito da história traçada no que hoje chamamos de Brasil, sertão, enquanto conceito, foi apropriado de diferentes maneiras, pelas pessoas que dominaram o saber burocrático (padres, escrivães, tabeliães) e/ou geográfico (cosmógrafos, pilotos, agrimensores), por cronistas e viajantes – nativos ou não da América –, mas, também, por homens e mulheres sem conhecimento técnico e que tiveram a experiência do viver nos sertões. Esse conceito foi retomado e reapropriado, a partir do século XIX, pelos saberes acadêmicos em construção no Brasil, sobretudo no Instituto Histórico e Geográfico e Brasileiro, e, posteriormente, no pensamento social brasileiro e nas universidades, constituindo, pouco a pouco, um domínio temático, a História dos Sertões, campo de estudos sem o qual é praticamente impossível compreender a História do Brasil.

Os Anais aqui apresentados, pois, registram a memória dos trabalhos apresentados durante esse importante encontro de todas as gentes que pesquisam os sertões no Brasil e fora dele.

 

Ane Mecenas
Helder Macedo
Juciene Andrade
Alda Dantas
Matheus Barbosa
Organizadores do II SEHIS

  • Simpósio Temático 1 - Uma História dos Sertões em perspectivas institucionais
  • Simpósio Temático 2 - História, Subjetividades e Narrativas Sertanejas
  • Simpósio Temático 3 - História, natureza e ciência nos sertões
  • Simpósio Temático 4 - Fronteiras, conexões e impérios: dinâmicas de conquista e ocupação nos diferentes sertões das Américas ibéricas (séculos XVI-XVIII)
  • Simpósio Temático 5 - Territorialidades indígenas nos sertões
  • Simpósio Temático 6 - Agentes, agências e ofícios administrativos nos sertões do Império luso (sécs. XVII-XIX)
  • Simpósio Temático 7 - Cultura material, patrimônios e territórios
  • Simpósio Temático 8 - Catolicismo em perspectiva: poderes, culturas e sociabilidades nos sertões (sécs. XVI -XVIII)
  • Simpósio Temático 9 - Grande sertão d’aquém e e’além mar: caminhos e veredas no Brasil e na África portuguesa
  • Simpósio Temático 10 - Sertões coloniais: dinâmicas e redes de sociabilidades
  • Simpósio Temático 11 - Intelectuais, intelectualidade e cultura popular dos sertões
  • Simpósio Temático 12 - História, sertões e narrativas: diálogos e distanciamentos
  • Simpósio Temático 13 - História das Ciências e da Saúde nos sertões brasileiros
  • Simpósio Temático 14 - Representações, espaço e região no “Brasil profundo”
  • Simpósio Temático 15 - História Econômica e Social dos sertões: caminhos e perspectivas
  • Simpósio Temático 16 - Sertões e integração nacional nos séculos XX e XXI
  • Simpósio Temático 17 - Seca, trabalho e migração
  • Simpósio Temático 18 - Experiências de pesquisa sobre cultura visual nos sertões brasileiros
  • Simpósio Temático 19 - História Ambiental: sociedade e natureza nos sertões
  • Simpósio Temático 20 - Percorrendo a trilha dos conceitos: pensar o sertão como categoria social
  • Simpósio Temático 32 - Sertões da (des)ordem: crimes, revoltas e outras agências
  • Simpósio Temático 22 - A morte, o morrer e os mortos nos sertões
  • Simpósio Temático 23 - O sertão do rio São Francisco: sujeitos, diversidade e temporalidades
  • Simpósio Temático 24 - O sertão na História da Arte e as artes do sertão
  • Simpósio Temático 25 - História da água no sertão: entre chuvas, rios e reservatórios
  • Simpósio Temático 26 - História do cangaço: sociedade, cultura sertaneja e herança histórica
  • Simpósio Temático 27 - História Ambiental dos Sertões
  • Simpósio Temático 28 - Imagens do sertão na História
  • Simpósio Temático 29 - Territórios e culturas: o sertão de Goiás entre os séculos XVIII ao XX
  • Simpósio Temático 30 - O Brasil, o agrário, a civilização e o sertão
  • Simpósio Temático 31 - Devoções sertanejas: os espaços sagrados e práticas devocionais construídos nos sertões
  • Simpósio Temático 32 - Fora da lei: crimes, revoltas e outras faces dos sertões da (des)ordem
  • Simpósio Temático 33 - O sertão Amazônico colonial: práticas políticas e dinâmicas socioeconômicas
  • Simpósio Temático 34 - Coronelismo, messianismo e cangaços: elementos constitutivos dos sertões nordestinos, dos meados do século XIX a meados do século XX
  • Simpósio Temático 35 - Trabalho, conflito e sociabilidades nos sertões da Amazônia Oitocentista
  • Simpósio Temático 21 - Crimes, revoltas e outras faces dos sertões da (des)ordem
  • Simpósio Temático 21 - Lutas populares no sertão do Norte: política e resistência no alvorecer do longo século XIX

Ms. Abimael Esdras Carvalho de Moura Lira – Doutorando – UFRN
Dr. Abrahão Sanderson N. F. da Silva – UFRN 
Ms. Adson Rodrigo Silva Pinheiro – Doutorando – Universidade Federal Fluminense - UFF
Dr. André Ricardo Heráclio do Rêgo – Ministério das Relações Exteriores - MRE 
Dr. Antonio José de Oliveira – UFRN 
Dr. Antônio Zilmar da Silva – Universidade Estadual do Ceará – UECE  
Ms. Artur Vitor de Araújo Santana – Doutorando – Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP 
Ma. Avohanne Isabelle Costa de Araújo – Doutoranda – Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
Dr. Bruno Kawai Souto Maior de Melo – Universidade Federal de Pernambuco – UFPE 
Dr. Cassio Expedito Galdino Pereira – URCA 
Dr. Darlan de Oliveira Reis Júnior – URCA 
Dr.ª Débora Strieder Kreuz – Universidade Estadual do Piauí – UESPI 
Ms. Elson de Assis Rabelo – Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF 
Dr. Eurípedes Antônio Funes – Universidade Federal do Ceará – UFC 
Dr.ª Fabíola Cristina Alves – UFRN 
Dr. Fernando Bagiotto Botton – UESPI 
Dr. Francisco Ramon de Matos Maciel - Doutor – UFC 
Dr. Francisco Ruy Gondim Pereira – Secretaria de Educação do Ceará 
Dr. Gabriel Pereira de Oliveira – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN 
Dr.ª Gabriela Berthou de Almeida – UESPI 
Ms. Israel da Silva Aquino - Doutorando – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS 
Dr.ª Janaína Freire dos Santos – Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco – IAUPE 
Ma. Janille Campos Maia – Doutoranda – FIOCRUZ 
Dr. João Fernando Barreto de Brito - Doutor – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ 
Dr. João Paulo Peixoto Costa – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI 
Dr. Joaquim dos Santos – URCA 
Ms. Johnnys Jorge Gomes Alencar – Doutorando – Universidade Federal da Bahia – UFBA 
Dr. José Ferreira Júnior – Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada – FAFOPST 
Dr. José Leonardo do Nascimento – Universidade Estadual Paulista – UNESP  
Dr. José Vieira da Cruz – Universidade Federal de Sergipe – UFS 
Dr.ª Juciene Batista Félix Andrade – UFRN 
Dr. Kamillo Karol Ribeiro e Silva – Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ 
Dr. Kleiton Souza de Moraes – UFC 
Ma. Laila Pedrosa da Silva – Doutoranda – FIOCRUZ 
Ma. Layra de Sousa Cruz Sarmento - Doutoranda – Universidade de Brasília (UnB)
Dr.ª Leda Agnes Simões – Doutora – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ 
Ms. Lucas Gomes de Medeiros – Doutorando – Universidade Federal Rural de Pernambuco –UFRPE 
Dr. Mairton Celestino da Silva – Universidade Federal do Piauí – UFPI 
Dr. Marcio Antônio Both da Silva – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE 
Ms. Márcio dos Santos Rodrigues – Doutorando – Universidade Federal do Pará - UFPA
Dr. Marcos Antonio de Menezes – Universidade Federal de Jataí – UFJ 
Dr. Marcos Luã Almeida de Freitas – Doutor – Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC  
Dr.ª Marina Monteiro Machado – UERJ 
Dr.ª Michelle Ferreira Maia – Centro Universitário UNINTA 
Ms. Milton Stanczyk Filho – UNIOESTE 
Dr. Pedro Abelardo de Santana – Universidade Federal de Alagoas – UFAL 
Dr. Rafael Ricarte da Silva – UFPI 
Dr. Raimundo Moreira das Neves Neto – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA
Dr. Raimundo Nonato Rodrigues de Souza – Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA 
Dr.ª Renata Felipe Monteiro – Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza – CE 
Ms. Roberto Viana de Oliveira Filho – Doutorando – UFC 
Dr. Robson William Potier – Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Norte – SEEC-RN 
Dr.ª Sônia Maria de Magalhães – Universidade Federal de Goiás – UFG 
Dr.ª Tatiana Gonçalves de Oliveira – UESPI  
Dr. Thiago Reisdorfer – UESPI 
Dr. Tiago Bonato – Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA
Dr. Tyrone Apollo Pontes Cândido – UECE  
Dr. Valério Rosa de Negreiros – UESPI 
Dr. Valter Gomes Santos de Oliveira – Universidade do Estado da Bahia – UNEB 
Dr.ª Wania Alexandrino Viana – Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA 

 

Anais do II Seminário Nacional de História Social dos Sertões – SEHIS
IV Jornada de História dos Sertões
Caminhos e sertões: territórios e culturas
Caicó, 2021
 
Realização
Programa de Pós-Graduação em História - Mestrado em História dos Sertões
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Campus de Caicó
Prédio das Pós-Graduações – Rua Joaquim Gregório, sn, Penedo
Caicó-RN – CEP 59374-000
E-mail: sertoes@ceres.ufrn.br 
 
Organizadores
Dr.ª Ane Luíse Silva Mecenas Santos – UFRN
Dr. Helder Alexandre Medeiros de Macedo – UFRN
Dr.ª Juciene Batista Félix Andrade – UFRN
Maria Alda Jana Dantas de Medeiros - Mestranda em História dos Sertões - UFRN
Matheus Barbosa Santos - Mestrando em História dos Sertões - UFRN
 
Projeto gráfico
Maria da Conceição da Silva da Costa - Licencianda em História - UFRN
Mara Gabrielly Batista de Macêdo - Licencianda em História - UFRN
 
Revisão
Flávia Bezerra de Almeida - Licencianda em História - UFRN
Inês Denize Dantas - Licencianda em História - UFRN
Prentice Geovanni da Silva Costa - Licencianda em História - UFRN