INVESTIGAÇÕES SOBRE REDE HÚNGARO-POLONESA (NEO)NAZISTA: SIGNOS DE ÓDIO, TERROR E CRUELDADE

  • Autor
  • Marcos Alexandre Fernandes Rodrigues
  • Co-autores
  • Kelli Machado da Rosa
  • Resumo
  • Esta pesquisa inscreve-se em investigações de rastreamento de rede húngaro-polonesa (neo)nazista. Evidentemente, o banco de dados (in)concluso da pesquisa demonstra ligações entre diversos países do globo e, nesse contexto virtual, restringir-se-á à Hungria e à Polônia. Nesse entendimento, a rede húngaro-polonesa, aparentemente firmada entre dois grupos terroristas e (neo)nazistas Combat 18 e Blood & Honour, exerce função de divulgar ideologia extremada de odiosidade contra imigração, judeus, comunismo, marxismo, feminismo, populações LGBTQQICAPF2K+, educação sexual, governos – exceto dos EUA, Donald Trump. Nesse contexto, estatuem-se estes objetivos: i) compreender a dialogicidade presente no discurso dessa rede; ii) entender reflexos e refrações semânticas dos signos ideológicos de ódio, terror e crueldade mobilizados em articulação com sentidos de vozes socioideológicas das facções C18 e B&H. A fundamentação teórica é calcada em referencial bibliográfico e interpretativo que põe em interlocução pesquisas de organizações internacionais Counter Extremism Project e Fighting Hate For Good e estudos da língua(gem) de Bakhtin (2011) e Volóchinov (2010). Como procedimento metodológico, selecionam-se blog do C18 da Hungria e, dentro deste, o link para site do B&H da Polônia. A partir de extensa análise, os resultados da pesquisa permitem concluir que nos discursos da rede húngaro-polonesa existe uma provável estratégia de recrutamento de novos membros que, em seus horizontes sócio-histórico-ideológicos, concordem com as defesas do supremacismo branco, nacional socialismo, arianismo, uso de armas cortantes e de fogo. Com novas simbologias que atrelam seus sentidos aos da suástica nazista, defende-se por parte dos unificados grupos terroristas uma brutesca cultura violenta, baseada nas leis da natureza do patriarcado branco e, não se pode esquecer disto, dos laços de sangue e honra em parentesco obrigatoriamente cis(hetero)normativo. Perante as bandeiras da Hungria e da Polônia, a negação do holocausto em campos de concentração. Com possíveis envolvimentos em assassinatos, estupros e falsificação de documentação, endereços eletrônicos estão disponíveis em suas redes sociais para se entrar em contato com essas células. Para esta pesquisa, é capital na linguagem, pela linguagem e para a defesa da democracia análise e denúncia dessa colaboração internacional de terror (neo)nazista.

     

  • Palavras-chave
  • Combat 18, Blood & Honour, Neonazismo, Counter Extremism Project, Fighting Hate For Good.
  • Área Temática
  • Estudos Linguísticos
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A primeira edição do Seminário de Estudos Linguísticos e Literários do IFBA - I SELLIFBA aconteceu online no período de 23 a 26 de novembro de 2020, com o tema Línguas e literaturas na Bahia: pesquisa e ensino em foco. Essa foi uma ação do grupo de pesquisa ELiPor: Estudos de Língua Portuguesa: descrição e ensino, que homenageou seu saudoso membro, Sinval Medeiros Júnior, professor do Instituto Federal da Bahia, Campus Vitória da Conquista.

Nesse sentido, a programação contou com uma mesa-redonda de abertura constituída por seus ex-orientadores, a Profa. Dra. Cristiane Namiuti (UESB) e o Prof. Dr. Danniel Carvalho (UFBA). O evento foi uma homenagem e um espaço de compartilhamento de saberes em Linguística e Literatura, as grandes áreas do mundo das Letras.

Integraram à programação mais de vinte trabalhos apresentados, com temas diversos, tais como: Ensino de Jovens e Adultos, leitura, escrita, evasão, ensino de português, inglês e espanhol, representações sobre o sujeito indígena e suas narrativas, infância, alfabetização, letramento de idosos, multiletramentos, pronomes clíticos, socioconstrucionismo, letramentos digitais, novas tecnologias de informação e comunicação, letramento literário, ensino remoto, Educação Básica, Educação do Campo, Sociolinguística, processo tradutório de surdos gays efeminados, tratamento dos verbos monoargumentais, verbo no subjuntivo, Ensino Médio, livro didático e outros.

Instituto Federal da Bahia

Luzia Matos Mota
Reitora

Philipe Murillo Carvalho
Pró-Reitor de Ensino

Jancarlos Menezes Lapa
Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Nivea de Santana Cerqueira
Pró-Reitora de Extensão

Jenner Miranda de Carvalho
Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional

 

Comissão Organizadora

Prof. Me. Diego Fernandes Coelho Nunes (IFBA/Valença; PUC-Rio)

Prof. Dr. Fabrício da Silva Amorim (IFBA/Santo Antônio de Jesus)

Profa. Dra. Fernanda de Oliveira Cerqueira (UFBA)

Esp. Luís Carlos Santos Pedreira (IFBA/Simões Filho)

Me. Paulo Henrique da Silva Santos (IFBA/Valença)

Prof. Dr. Valter de Carvalho Dias (IFBA/Simões Filho)

Profa. Ma. Verônica de Souza Santos (IFBA/Porto Seguro)

 

Comissão Científica

Profa. Dra. Cíntia Paula Andrade de Carvalho (IFBA/Ilhéus)

Prof. Dr. Clézio Roberto Gonçalves (UFOP)

Profa. Dra. Dislene de Brito Cardoso (IFBaiano/Valença)

Prof. Dr. Fábio Ramos Barbosa Filho (UNICAMP)

Profa. Dra. Franciane Rocha (UFRB)

Prof. Dr. Gabriel Nascimento dos Santos (UFSB)

Profa. Dra. Isis Juliana Figueiredo de Barros (UFRB)

Prof. Dr. Ivo Falcão da Silva (IFBA/Simões Filho)

Prof. Dr. Marielson de Carvalho Bispo da Silva (UNEB)

Prof. Dr. Rogério Luid Modesto dos Santos (UESC)