O AUDIOVISUAL COMO OBJETO DE LEITURA: POR UM ENSINO DE LÍNGUAS MULTIMODAL

  • Autor
  • Ana Paula Domingos Baladeli
  • Resumo
  • A Teoria dos Multiletramentos (COPE e KALANTZIS, 2009; 2015) representa uma alternativa formativa para o ensino de línguas, visto que se coaduna à prática da leitura em diferentes mídias e suportes. No ensino de línguas, o uso de músicas e videoclipes musicais pode ampliar as oportunidades de aprendizagem do idioma, favorecendo a leitura de imagens, o estudo de vocabulário, de pronúncia e a ampliação de repertório linguístico e cultural. Na formação de professores, a diversidade de textos e de suportes tem evidenciado a hibridização de linguagens e desafiado a formação de leitores capazes e interpretar criticamente textos verbo-visuais (BRASIL, 2017). Esse relato de experiência apresenta os resultados de um projeto de extensão sobre os multiletramentos, realizado na região Centro-Oeste do país com professores de Língua Inglesa. Por meio de encontros teórico-práticos quinzenais, discutiu-se o uso pedagógico do videoclipe musical a partir do qual se propôs uma sequência de atividades para o ensino de Língua Inglesa na Educação Básica. Os resultados indicaram a necessidade de o professor definir critérios para a seleção de videoclipe musical, revisar os objetivos, a metodologia e as estratégias de ensino para o uso crítico do audiovisual como recurso pedagógico. Concluímos ainda que, mesmo diante de dificuldades técnicas e estruturais da escola pública, o videoclipe musical pode ser usado como objeto de leitura em uma sequência de aulas, com propósitos diferentes, pois favorece o trabalho pedagógico interdisciplinar dos conteúdos. Além disso, amplia as oportunidades de desenvolvimento dos eixos; oralidade, leitura, escrita, compreensão auditiva e competência intercultural e contribui para a articulação entre os letramentos escolares e os letramentos praticados pelos alunos em suas práticas sociais.

  • Palavras-chave
  • Multiletramentos, multimodalidade, ensino de línguas.
  • Área Temática
  • Estudos Linguísticos
Voltar

A primeira edição do Seminário de Estudos Linguísticos e Literários do IFBA - I SELLIFBA aconteceu online no período de 23 a 26 de novembro de 2020, com o tema Línguas e literaturas na Bahia: pesquisa e ensino em foco. Essa foi uma ação do grupo de pesquisa ELiPor: Estudos de Língua Portuguesa: descrição e ensino, que homenageou seu saudoso membro, Sinval Medeiros Júnior, professor do Instituto Federal da Bahia, Campus Vitória da Conquista.

Nesse sentido, a programação contou com uma mesa-redonda de abertura constituída por seus ex-orientadores, a Profa. Dra. Cristiane Namiuti (UESB) e o Prof. Dr. Danniel Carvalho (UFBA). O evento foi uma homenagem e um espaço de compartilhamento de saberes em Linguística e Literatura, as grandes áreas do mundo das Letras.

Integraram à programação mais de vinte trabalhos apresentados, com temas diversos, tais como: Ensino de Jovens e Adultos, leitura, escrita, evasão, ensino de português, inglês e espanhol, representações sobre o sujeito indígena e suas narrativas, infância, alfabetização, letramento de idosos, multiletramentos, pronomes clíticos, socioconstrucionismo, letramentos digitais, novas tecnologias de informação e comunicação, letramento literário, ensino remoto, Educação Básica, Educação do Campo, Sociolinguística, processo tradutório de surdos gays efeminados, tratamento dos verbos monoargumentais, verbo no subjuntivo, Ensino Médio, livro didático e outros.

Instituto Federal da Bahia

Luzia Matos Mota
Reitora

Philipe Murillo Carvalho
Pró-Reitor de Ensino

Jancarlos Menezes Lapa
Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Nivea de Santana Cerqueira
Pró-Reitora de Extensão

Jenner Miranda de Carvalho
Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional

 

Comissão Organizadora

Prof. Me. Diego Fernandes Coelho Nunes (IFBA/Valença; PUC-Rio)

Prof. Dr. Fabrício da Silva Amorim (IFBA/Santo Antônio de Jesus)

Profa. Dra. Fernanda de Oliveira Cerqueira (UFBA)

Esp. Luís Carlos Santos Pedreira (IFBA/Simões Filho)

Me. Paulo Henrique da Silva Santos (IFBA/Valença)

Prof. Dr. Valter de Carvalho Dias (IFBA/Simões Filho)

Profa. Ma. Verônica de Souza Santos (IFBA/Porto Seguro)

 

Comissão Científica

Profa. Dra. Cíntia Paula Andrade de Carvalho (IFBA/Ilhéus)

Prof. Dr. Clézio Roberto Gonçalves (UFOP)

Profa. Dra. Dislene de Brito Cardoso (IFBaiano/Valença)

Prof. Dr. Fábio Ramos Barbosa Filho (UNICAMP)

Profa. Dra. Franciane Rocha (UFRB)

Prof. Dr. Gabriel Nascimento dos Santos (UFSB)

Profa. Dra. Isis Juliana Figueiredo de Barros (UFRB)

Prof. Dr. Ivo Falcão da Silva (IFBA/Simões Filho)

Prof. Dr. Marielson de Carvalho Bispo da Silva (UNEB)

Prof. Dr. Rogério Luid Modesto dos Santos (UESC)