REFLEXÕES SOBRE A AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA EM TEMPOS DE PANDEMIA

  • Autor
  • Juliana Leal Facundes
  • Resumo
  • Este trabalho visa discutir a autonomia no processo de aprendizagem de Língua Inglesa em tempos de pandemia e defender a importância de uma postura autônoma por parte do aprendiz. Discutir sobre a autonomia na aprendizagem é importante, muito mais no contexto em que atualmente vivemos, pois além de envolver aspectos tais como o papel do professor e do aluno no processo de ensino-aprendizagem, bem como a metodologia empregada nas aulas, exige uma reflexão da concepção de língua, de aprender uma língua, bem como da abordagem de ensinar e de aprender dos envolvidos nesse processo, além de uma mudança na relação hierárquica da sala de aula, seja ela virtual ou presencial, de modo que o protagonista seja o aluno e não o professor. Outro fator relevante que motiva este estudo é a importância da autonomia não só no contexto educacional, mas também em outras esferas da vida do aluno. Quando o aprendiz reflete sobre suas experiências de aprendizagem, suas crenças e atitudes, seus objetivos e seu papel no processo de aprendizagem de uma língua estrangeira, ele se torna capaz de dar prosseguimento aos seus estudos adaptado ao contexto em que vive, e suas estratégias de aprendizagem de maneira eficiente, utilizando recursos e métodos que melhor se adequem às suas necessidades e interesses, sem o constante auxílio do professor. Logo, refletir sobre o processo de aprendizagem de língua inglesa com bases na autonomia trará benefícios tanto para o aluno, tornando – o mais comprometido com sua aprendizagem e consciente do seu papel nesse processo, quanto para o professor no desempenho de sua práxis docente. O estado da arte dessa pesquisa se baseia em autores  da Abordagem Comunicativa de ensino, cujos estudos trouxeram inúmeras contribuições para o contexto de ensino de línguas, além de propostas de mudança para a relação professor – aluno em sala de aula, em que o elemento chave do processo de ensino aprendizagem deixa de ser o professor e passa a ser o aluno, e também em relação à hierarquia em sala de aula, que passa a ser vista como um ambiente de colaboração em que o professor permite ao aluno estipular suas próprias metas em relação ao aprendizado de maneira tal que o aluno se sinta motivado a aprender e essa aprendizagem seja realmente significativa.

  • Palavras-chave
  • autonomia, língua inglesa, aprendizagem
  • Área Temática
  • Estudos Linguísticos
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A primeira edição do Seminário de Estudos Linguísticos e Literários do IFBA - I SELLIFBA aconteceu online no período de 23 a 26 de novembro de 2020, com o tema Línguas e literaturas na Bahia: pesquisa e ensino em foco. Essa foi uma ação do grupo de pesquisa ELiPor: Estudos de Língua Portuguesa: descrição e ensino, que homenageou seu saudoso membro, Sinval Medeiros Júnior, professor do Instituto Federal da Bahia, Campus Vitória da Conquista.

Nesse sentido, a programação contou com uma mesa-redonda de abertura constituída por seus ex-orientadores, a Profa. Dra. Cristiane Namiuti (UESB) e o Prof. Dr. Danniel Carvalho (UFBA). O evento foi uma homenagem e um espaço de compartilhamento de saberes em Linguística e Literatura, as grandes áreas do mundo das Letras.

Integraram à programação mais de vinte trabalhos apresentados, com temas diversos, tais como: Ensino de Jovens e Adultos, leitura, escrita, evasão, ensino de português, inglês e espanhol, representações sobre o sujeito indígena e suas narrativas, infância, alfabetização, letramento de idosos, multiletramentos, pronomes clíticos, socioconstrucionismo, letramentos digitais, novas tecnologias de informação e comunicação, letramento literário, ensino remoto, Educação Básica, Educação do Campo, Sociolinguística, processo tradutório de surdos gays efeminados, tratamento dos verbos monoargumentais, verbo no subjuntivo, Ensino Médio, livro didático e outros.

Instituto Federal da Bahia

Luzia Matos Mota
Reitora

Philipe Murillo Carvalho
Pró-Reitor de Ensino

Jancarlos Menezes Lapa
Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Nivea de Santana Cerqueira
Pró-Reitora de Extensão

Jenner Miranda de Carvalho
Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional

 

Comissão Organizadora

Prof. Me. Diego Fernandes Coelho Nunes (IFBA/Valença; PUC-Rio)

Prof. Dr. Fabrício da Silva Amorim (IFBA/Santo Antônio de Jesus)

Profa. Dra. Fernanda de Oliveira Cerqueira (UFBA)

Esp. Luís Carlos Santos Pedreira (IFBA/Simões Filho)

Me. Paulo Henrique da Silva Santos (IFBA/Valença)

Prof. Dr. Valter de Carvalho Dias (IFBA/Simões Filho)

Profa. Ma. Verônica de Souza Santos (IFBA/Porto Seguro)

 

Comissão Científica

Profa. Dra. Cíntia Paula Andrade de Carvalho (IFBA/Ilhéus)

Prof. Dr. Clézio Roberto Gonçalves (UFOP)

Profa. Dra. Dislene de Brito Cardoso (IFBaiano/Valença)

Prof. Dr. Fábio Ramos Barbosa Filho (UNICAMP)

Profa. Dra. Franciane Rocha (UFRB)

Prof. Dr. Gabriel Nascimento dos Santos (UFSB)

Profa. Dra. Isis Juliana Figueiredo de Barros (UFRB)

Prof. Dr. Ivo Falcão da Silva (IFBA/Simões Filho)

Prof. Dr. Marielson de Carvalho Bispo da Silva (UNEB)

Prof. Dr. Rogério Luid Modesto dos Santos (UESC)