O presente trabalho aborda a ocorrência da flutuação de uso do modo subjuntivo em redações de estudantes do ensino médio. O termo Flutuação está sendo empregado para indicar o desvio de uso do verbo no modo indicativo em sentenças que deveriam ser expressas no modo subjuntivo, por exemplo. Numa sentença do tipo “as provas estão chegando, embora eu estou estudando, tenho medo de tirar notas ruins”, a expressão “embora” exige que o verbo da oração destacada seja flexionado no modo subjuntivo e não no indicativo, como o aluno a empregou. O trabalho tem o objetivo descrever situações de flutuação do modo subjuntivo em produções escritas de estudantes do ensino médio. Os autores que dão suporte teórico ao trabalho são: Givón (1995,2013), Bybee (2012; 2013), Martelotta (2011,2015), Neves (2000, 2004, 2006, 2018), dentre outros que discutem a gramática da língua em situações concretas de uso. Os procedimentos metodológicos são de base qualitativa, tendo como princípio de coleta de dados a construção de um corpus, a partir dos textos produzidos por estudantes do Ensino Médio. Do corpus construído, selecionamos apenas 2 (dois) textos para análise, a qual se baseou nos teóricos que estão fundamentando o referido trabalho. Os resultados colocam em questionamento as regras de uso do modo subjuntivo ensinadas nas escolas, as quais poderiam ser trabalhadas a partir dos próprios textos dos alunos.
A primeira edição do Seminário de Estudos Linguísticos e Literários do IFBA - I SELLIFBA aconteceu online no período de 23 a 26 de novembro de 2020, com o tema Línguas e literaturas na Bahia: pesquisa e ensino em foco. Essa foi uma ação do grupo de pesquisa ELiPor: Estudos de Língua Portuguesa: descrição e ensino, que homenageou seu saudoso membro, Sinval Medeiros Júnior, professor do Instituto Federal da Bahia, Campus Vitória da Conquista.
Nesse sentido, a programação contou com uma mesa-redonda de abertura constituída por seus ex-orientadores, a Profa. Dra. Cristiane Namiuti (UESB) e o Prof. Dr. Danniel Carvalho (UFBA). O evento foi uma homenagem e um espaço de compartilhamento de saberes em Linguística e Literatura, as grandes áreas do mundo das Letras.
Integraram à programação mais de vinte trabalhos apresentados, com temas diversos, tais como: Ensino de Jovens e Adultos, leitura, escrita, evasão, ensino de português, inglês e espanhol, representações sobre o sujeito indígena e suas narrativas, infância, alfabetização, letramento de idosos, multiletramentos, pronomes clíticos, socioconstrucionismo, letramentos digitais, novas tecnologias de informação e comunicação, letramento literário, ensino remoto, Educação Básica, Educação do Campo, Sociolinguística, processo tradutório de surdos gays efeminados, tratamento dos verbos monoargumentais, verbo no subjuntivo, Ensino Médio, livro didático e outros.
Luzia Matos Mota
Reitora
Philipe Murillo Carvalho
Pró-Reitor de Ensino
Jancarlos Menezes Lapa
Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
Nivea de Santana Cerqueira
Pró-Reitora de Extensão
Jenner Miranda de Carvalho
Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional
Prof. Me. Diego Fernandes Coelho Nunes (IFBA/Valença; PUC-Rio)
Prof. Dr. Fabrício da Silva Amorim (IFBA/Santo Antônio de Jesus)
Profa. Dra. Fernanda de Oliveira Cerqueira (UFBA)
Esp. Luís Carlos Santos Pedreira (IFBA/Simões Filho)
Me. Paulo Henrique da Silva Santos (IFBA/Valença)
Prof. Dr. Valter de Carvalho Dias (IFBA/Simões Filho)
Profa. Ma. Verônica de Souza Santos (IFBA/Porto Seguro)
Profa. Dra. Cíntia Paula Andrade de Carvalho (IFBA/Ilhéus)
Prof. Dr. Clézio Roberto Gonçalves (UFOP)
Profa. Dra. Dislene de Brito Cardoso (IFBaiano/Valença)
Prof. Dr. Fábio Ramos Barbosa Filho (UNICAMP)
Profa. Dra. Franciane Rocha (UFRB)
Prof. Dr. Gabriel Nascimento dos Santos (UFSB)
Profa. Dra. Isis Juliana Figueiredo de Barros (UFRB)
Prof. Dr. Ivo Falcão da Silva (IFBA/Simões Filho)
Prof. Dr. Marielson de Carvalho Bispo da Silva (UNEB)
Prof. Dr. Rogério Luid Modesto dos Santos (UESC)