O tratamento dos verbos monoargumentais do PB na Gramática Tradicional e na Gramática Gerativa

  • Autor
  • Luiz Adriano Ramos Silva
  • Resumo
  •  

     

    O presente trabalho objetiva discutir alguns aspectos referentes à concepção e à classificação dos verbos monoargumentais do português brasileiro (PB) na Gramática Tradicional (GT) em comparação com a Gramática Gerativa (GG), configurando-se, desse modo, como uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório. A pesquisa se deu por meio da consulta dos principais estudos em ambas as perspectivas teóricas. Para tanto, utilizou-se como base as gramáticas de Cunha & Cintra (2013), Bechara (2004) e Rocha Lima (2000) para tratar da tradição gramatical e os estudos de Burzio (1986), Cançado (2007), Cançado e Ciríaco (2011) e Nascimento (2014) para explanar a discussão no quadro gerativista. Os verbos monoargumentais são assim denominados por selecionarem apenas um argumento, que se manifesta superficialmente como sujeito da sentença. Todavia, a classificação desses verbos se apresenta demasiadamente distinta ao compararmos os estudos tradicionais da gramática ao modelo teórico gerativista, os quais divergem desde as definições basilares de tais verbos até seus critérios de categorização. Enquanto na GT os monoargumentais são concebidos como membros de uma classe homogênea, a de intransitivos, na  GG há um consenso de que eles formam duas classes distintas: a de inergativos (ou intransitivos verdadeiros) e a de inacusativos. A primeira visão parece estar fundamentada em considerações pouco esclarecedoras advindas de observações rasas, ao passo que a última se utiliza de evidências morfossintáticas e semânticas que subjazem o comportamento sintático superficial desses verbos. Pretende-se, por fim, fazer uma reflexão crítica sobre o modelo tradicional, que apesar das significativas contribuições para o estudo dos verbos tidos como intransitivos, não acompanha os avanços da Linguística e finda por apresentar uma metodologia de análise inadequada.

  • Palavras-chave
  • Monoargumentais, Intransitivos, Gramática, Inacusatividade.
  • Área Temática
  • Estudos Linguísticos
Voltar

A primeira edição do Seminário de Estudos Linguísticos e Literários do IFBA - I SELLIFBA aconteceu online no período de 23 a 26 de novembro de 2020, com o tema Línguas e literaturas na Bahia: pesquisa e ensino em foco. Essa foi uma ação do grupo de pesquisa ELiPor: Estudos de Língua Portuguesa: descrição e ensino, que homenageou seu saudoso membro, Sinval Medeiros Júnior, professor do Instituto Federal da Bahia, Campus Vitória da Conquista.

Nesse sentido, a programação contou com uma mesa-redonda de abertura constituída por seus ex-orientadores, a Profa. Dra. Cristiane Namiuti (UESB) e o Prof. Dr. Danniel Carvalho (UFBA). O evento foi uma homenagem e um espaço de compartilhamento de saberes em Linguística e Literatura, as grandes áreas do mundo das Letras.

Integraram à programação mais de vinte trabalhos apresentados, com temas diversos, tais como: Ensino de Jovens e Adultos, leitura, escrita, evasão, ensino de português, inglês e espanhol, representações sobre o sujeito indígena e suas narrativas, infância, alfabetização, letramento de idosos, multiletramentos, pronomes clíticos, socioconstrucionismo, letramentos digitais, novas tecnologias de informação e comunicação, letramento literário, ensino remoto, Educação Básica, Educação do Campo, Sociolinguística, processo tradutório de surdos gays efeminados, tratamento dos verbos monoargumentais, verbo no subjuntivo, Ensino Médio, livro didático e outros.

Instituto Federal da Bahia

Luzia Matos Mota
Reitora

Philipe Murillo Carvalho
Pró-Reitor de Ensino

Jancarlos Menezes Lapa
Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Nivea de Santana Cerqueira
Pró-Reitora de Extensão

Jenner Miranda de Carvalho
Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional

 

Comissão Organizadora

Prof. Me. Diego Fernandes Coelho Nunes (IFBA/Valença; PUC-Rio)

Prof. Dr. Fabrício da Silva Amorim (IFBA/Santo Antônio de Jesus)

Profa. Dra. Fernanda de Oliveira Cerqueira (UFBA)

Esp. Luís Carlos Santos Pedreira (IFBA/Simões Filho)

Me. Paulo Henrique da Silva Santos (IFBA/Valença)

Prof. Dr. Valter de Carvalho Dias (IFBA/Simões Filho)

Profa. Ma. Verônica de Souza Santos (IFBA/Porto Seguro)

 

Comissão Científica

Profa. Dra. Cíntia Paula Andrade de Carvalho (IFBA/Ilhéus)

Prof. Dr. Clézio Roberto Gonçalves (UFOP)

Profa. Dra. Dislene de Brito Cardoso (IFBaiano/Valença)

Prof. Dr. Fábio Ramos Barbosa Filho (UNICAMP)

Profa. Dra. Franciane Rocha (UFRB)

Prof. Dr. Gabriel Nascimento dos Santos (UFSB)

Profa. Dra. Isis Juliana Figueiredo de Barros (UFRB)

Prof. Dr. Ivo Falcão da Silva (IFBA/Simões Filho)

Prof. Dr. Marielson de Carvalho Bispo da Silva (UNEB)

Prof. Dr. Rogério Luid Modesto dos Santos (UESC)