LEITURA CRÍTICA EM LI: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM BASE NO GÊNERO ‘ARTIGO DE OPINIÃO’

  • Autor
  • Elaine de Castro
  • Resumo
  •  

    Com enfoque no ensino e aprendizagem de Língua Inglesa (LI) na Educação Básica, mais especificamente nas séries finais do Ensino Fundamental II, este trabalho consiste num recorte de atividade didática de leitura proposta como material de análise e coleta de dados de dissertação de mestrado e trata do desenvolvimento da habilidade leitora visando à formação crítica dos aprendizes envolvendo gênero discursivo. Com base no conceito de Leitura Crítica (LC), este estudo dialoga com as propostas para o ensino-aprendizagem de línguas apresentadas em dois documentos oficiais, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e as Orientações Curriculares do Ensino Médio (OCEM), no que tangem aspectos teóricos e metodológicos a serem adotados em contexto escolar. Para fins de transposição dos referenciais adotados, é apresentada uma atividade de leitura elaborada sob o viés crítico embasada no gênero ‘artigo de opinião’, a qual envolve as três etapas de leitura (pré-leitura, leitura e pós-leitura) propostas nos PCN e ainda, o modelo de questionamento direcionado à criticidade e ao letramento dos aprendizes referido nas OCEM. Partindo da ativação de conhecimento de mundo e seguindo pela mobilização de conhecimentos linguísticos e discursivos, a atividade objetiva a atuação efetiva dos aprendizes em seus posicionamentos mediante a temática ‘obesidade infantil’ levantada via gênero discursivo. Desta maneira, ao compartilhar uma proposta didática para a Educação Básica, pretende-se contribuir tanto com a formação crítica de aprendizes inseridos neste contexto, quanto com a discussão sobre esta perspectiva de leitura como componente efetivo na educação linguística.

     

  • Palavras-chave
  • Ensino e Aprendizagem, Leitura Crítica, Língua Estrangeira, Educação Básica.
  • Área Temática
  • Estudos Linguísticos
Voltar

A primeira edição do Seminário de Estudos Linguísticos e Literários do IFBA - I SELLIFBA aconteceu online no período de 23 a 26 de novembro de 2020, com o tema Línguas e literaturas na Bahia: pesquisa e ensino em foco. Essa foi uma ação do grupo de pesquisa ELiPor: Estudos de Língua Portuguesa: descrição e ensino, que homenageou seu saudoso membro, Sinval Medeiros Júnior, professor do Instituto Federal da Bahia, Campus Vitória da Conquista.

Nesse sentido, a programação contou com uma mesa-redonda de abertura constituída por seus ex-orientadores, a Profa. Dra. Cristiane Namiuti (UESB) e o Prof. Dr. Danniel Carvalho (UFBA). O evento foi uma homenagem e um espaço de compartilhamento de saberes em Linguística e Literatura, as grandes áreas do mundo das Letras.

Integraram à programação mais de vinte trabalhos apresentados, com temas diversos, tais como: Ensino de Jovens e Adultos, leitura, escrita, evasão, ensino de português, inglês e espanhol, representações sobre o sujeito indígena e suas narrativas, infância, alfabetização, letramento de idosos, multiletramentos, pronomes clíticos, socioconstrucionismo, letramentos digitais, novas tecnologias de informação e comunicação, letramento literário, ensino remoto, Educação Básica, Educação do Campo, Sociolinguística, processo tradutório de surdos gays efeminados, tratamento dos verbos monoargumentais, verbo no subjuntivo, Ensino Médio, livro didático e outros.

Instituto Federal da Bahia

Luzia Matos Mota
Reitora

Philipe Murillo Carvalho
Pró-Reitor de Ensino

Jancarlos Menezes Lapa
Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Nivea de Santana Cerqueira
Pró-Reitora de Extensão

Jenner Miranda de Carvalho
Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional

 

Comissão Organizadora

Prof. Me. Diego Fernandes Coelho Nunes (IFBA/Valença; PUC-Rio)

Prof. Dr. Fabrício da Silva Amorim (IFBA/Santo Antônio de Jesus)

Profa. Dra. Fernanda de Oliveira Cerqueira (UFBA)

Esp. Luís Carlos Santos Pedreira (IFBA/Simões Filho)

Me. Paulo Henrique da Silva Santos (IFBA/Valença)

Prof. Dr. Valter de Carvalho Dias (IFBA/Simões Filho)

Profa. Ma. Verônica de Souza Santos (IFBA/Porto Seguro)

 

Comissão Científica

Profa. Dra. Cíntia Paula Andrade de Carvalho (IFBA/Ilhéus)

Prof. Dr. Clézio Roberto Gonçalves (UFOP)

Profa. Dra. Dislene de Brito Cardoso (IFBaiano/Valença)

Prof. Dr. Fábio Ramos Barbosa Filho (UNICAMP)

Profa. Dra. Franciane Rocha (UFRB)

Prof. Dr. Gabriel Nascimento dos Santos (UFSB)

Profa. Dra. Isis Juliana Figueiredo de Barros (UFRB)

Prof. Dr. Ivo Falcão da Silva (IFBA/Simões Filho)

Prof. Dr. Marielson de Carvalho Bispo da Silva (UNEB)

Prof. Dr. Rogério Luid Modesto dos Santos (UESC)