Experiência pedagógica com livro ilustrado a partir da metodologia “Unidade de leitura"

  • Autor
  • Gabriela Barbosa Souza
  • Co-autores
  • Paula Crepaldi Campião
  • Resumo
  • Esse trabalho tem o objetivo de apresentar a metodologia proposta na obra Unidades de Leitura (2003), de Ezequiel Theodoro da Silva, como uma forma de se trabalhar com leitura na sala de aula, de modo conciliar o mundo da leitura e mundo do leitor. Para tanto, pretende-se compartilhar e analisar uma experiência pedagógica com a leitura do livro ilustrado Vozes no Parque (2014), de Anthony Browne, e organizada a partir da metodologia supracitada. Essa ação foi desenvolvida durante um minicurso ministrado em um evento da área educacional da Universidade Estadual de Campinas (2020), em que entre seus participantes estavam graduandos, pós-graduandos, professores e pesquisadores interessados pela temática da mediação de leitura em sala de aula, motivados pelo questionamento: como planejar um trajeto significativo de leitura para os alunos? O evento foi realizado via plataforma de interação e comunicação virtual. Com o propósito de orientar a prática pedagógica integrando a leitura da palavra ao mundo, ou seja, com as experiências e vivências do aluno, Silva (2003) aponta para a necessidade do professor/mediador de leitura questionar-se sobre o quê, para quem, como, o porquê e como avaliar seu ensino de leitura. Assim, em consonância às concepções teóricas do educador sobre educação e seus objetivos com a aprendizagem, o método propõe estratégias para que o aluno leitor produza sentido, sentidoS e MAIS sentidoS aos objetos do mundo, na medida em que a criação, imaginação, experimentação e reflexão são exploradas durante a leitura (SILVA, 2003, p. 20), como também o entendimento da sala de aula como um espaço intersubjetivo onde leitor e texto se relacionam de diferentes formas e intensidades (ROUXEL, 201). Para tal, se fazem centrais três movimentos: constatar, cotejar e transformar (SILVA, 2003), que foram observadas na experiência pedagógica através de atividades que privilegiaram: 1- a constatação das diferentes formas de representação da linguagem no livro Vozes no Parque; 2- a construção de uma diversidade de interpretações e inferências sobre o texto, principalmente, a partir do cotejamento com outras leituras textuais e imagéticas; e 3- a transformação do texto a partir da construção de novos sentidos para além do enredo, possibilitando um estreitamento entre a leitura do texto e a leitura do mundo. Nesse cenário, todo o processo de leitura e construção de sentidos aconteceu conectado às discussões teóricas e metodológicas acerca do ato de ler (FREIRE, 1984; SILVA, 2003) e ao trabalho pedagógico com o livro ilustrado (DALCIN, 2018), além do conceito e planejamento da metodologia unidade de leitura (SILVA, 2003). A partir do entrelaçamento entre o texto escrito e as imagens, a leitura do livro ilustrado possibilitou a construção de pontes entre ficção e realidade, de modo a criar laços por identificação, uma vez que uma leitura subjetiva do texto literário traz reações afetivas, emocionais e psicológicas aos leitores (ROUXEL, 2013). Ainda, os sentidos produzidos a partir da leitura ganharam aspectos intertextuais ao serem cruzados com o repertório leitor dos participantes e se desdobraram em reflexões críticas.

  • Palavras-chave
  • leitura, unidade de leitura, livro ilustrado, formação de leitores
  • Área Temática
  • Estudos Literários
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A primeira edição do Seminário de Estudos Linguísticos e Literários do IFBA - I SELLIFBA aconteceu online no período de 23 a 26 de novembro de 2020, com o tema Línguas e literaturas na Bahia: pesquisa e ensino em foco. Essa foi uma ação do grupo de pesquisa ELiPor: Estudos de Língua Portuguesa: descrição e ensino, que homenageou seu saudoso membro, Sinval Medeiros Júnior, professor do Instituto Federal da Bahia, Campus Vitória da Conquista.

Nesse sentido, a programação contou com uma mesa-redonda de abertura constituída por seus ex-orientadores, a Profa. Dra. Cristiane Namiuti (UESB) e o Prof. Dr. Danniel Carvalho (UFBA). O evento foi uma homenagem e um espaço de compartilhamento de saberes em Linguística e Literatura, as grandes áreas do mundo das Letras.

Integraram à programação mais de vinte trabalhos apresentados, com temas diversos, tais como: Ensino de Jovens e Adultos, leitura, escrita, evasão, ensino de português, inglês e espanhol, representações sobre o sujeito indígena e suas narrativas, infância, alfabetização, letramento de idosos, multiletramentos, pronomes clíticos, socioconstrucionismo, letramentos digitais, novas tecnologias de informação e comunicação, letramento literário, ensino remoto, Educação Básica, Educação do Campo, Sociolinguística, processo tradutório de surdos gays efeminados, tratamento dos verbos monoargumentais, verbo no subjuntivo, Ensino Médio, livro didático e outros.

Instituto Federal da Bahia

Luzia Matos Mota
Reitora

Philipe Murillo Carvalho
Pró-Reitor de Ensino

Jancarlos Menezes Lapa
Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Nivea de Santana Cerqueira
Pró-Reitora de Extensão

Jenner Miranda de Carvalho
Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional

 

Comissão Organizadora

Prof. Me. Diego Fernandes Coelho Nunes (IFBA/Valença; PUC-Rio)

Prof. Dr. Fabrício da Silva Amorim (IFBA/Santo Antônio de Jesus)

Profa. Dra. Fernanda de Oliveira Cerqueira (UFBA)

Esp. Luís Carlos Santos Pedreira (IFBA/Simões Filho)

Me. Paulo Henrique da Silva Santos (IFBA/Valença)

Prof. Dr. Valter de Carvalho Dias (IFBA/Simões Filho)

Profa. Ma. Verônica de Souza Santos (IFBA/Porto Seguro)

 

Comissão Científica

Profa. Dra. Cíntia Paula Andrade de Carvalho (IFBA/Ilhéus)

Prof. Dr. Clézio Roberto Gonçalves (UFOP)

Profa. Dra. Dislene de Brito Cardoso (IFBaiano/Valença)

Prof. Dr. Fábio Ramos Barbosa Filho (UNICAMP)

Profa. Dra. Franciane Rocha (UFRB)

Prof. Dr. Gabriel Nascimento dos Santos (UFSB)

Profa. Dra. Isis Juliana Figueiredo de Barros (UFRB)

Prof. Dr. Ivo Falcão da Silva (IFBA/Simões Filho)

Prof. Dr. Marielson de Carvalho Bispo da Silva (UNEB)

Prof. Dr. Rogério Luid Modesto dos Santos (UESC)