Educação do Campo e ensino sociolinguístico de português: trilhas pedagógicas decoloniais

  • Autor
  • Telma Maria Pereira dos Santos
  • Co-autores
  • Bárbara Elaine Correia de Santana , Fabricio da Silva Amorim
  • Resumo
  •  

    A Educação do Campo constitui uma modalidade de ensino que se assenta no comprometimento com os conhecimentos produzidos pelos sujeitos do campo a partir da legitimação pedagógica de suas práticas socioculturais, de modo que a Escola reconheça e valorize as suas identidades. O ensino sociolinguístico de língua portuguesa, por sua vez, pauta-se pela Pedagogia da Variação Linguística para promover uma educação linguística plural e democrática, pela qual, entre outras ações, se combate o preconceito em relação às variedades não padrão, como, por exemplo, os dialetos rurais. O presente trabalho discute essa perspectiva de ensino de português no âmbito da Educação do Campo, objetivando circunscrevê-la em um conjunto de práticas político-pedagógicas de natureza decolonial.  Nesse sentido, com base em Freire (1997), Quijano (2005), Coan e Freitag (2010) e Amorim (2014), aborda-se o ensino sociolinguístico como uma diretriz pedagógica que, sobretudo na Educação do Campo, contribui para coibir a Colonialidade do Saber, isto é, processo – resultante do colonialismo – responsável, entre outros efeitos, por levar a Escola a endossar, no processo de ensino-aprendizagem, uma cosmovisão eurocêntrica em detrimento de identidades linguístico-culturais locais, como as dos sujeitos do campo.  Para ilustrar a discussão, apresenta-se uma breve apreciação de um Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma escola do campo, localizada na região do Baixo-Sul da Bahia, a fim de: i) identificar as concepções (de)coloniais que subjazem ao documento; ii) analisar como as suas diretrizes refletem essas concepções e iii) apresentar proposições teórico-pedagógicas para uma convergência entre a Educação do Campo, o ensino sociolinguístico de português e a Pedagogia Decolonial.

     

     

  • Palavras-chave
  • Educação do Campo. Variação Linguística. Colonialidade do Saber. PPP.
  • Área Temática
  • Estudos Linguísticos
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A primeira edição do Seminário de Estudos Linguísticos e Literários do IFBA - I SELLIFBA aconteceu online no período de 23 a 26 de novembro de 2020, com o tema Línguas e literaturas na Bahia: pesquisa e ensino em foco. Essa foi uma ação do grupo de pesquisa ELiPor: Estudos de Língua Portuguesa: descrição e ensino, que homenageou seu saudoso membro, Sinval Medeiros Júnior, professor do Instituto Federal da Bahia, Campus Vitória da Conquista.

Nesse sentido, a programação contou com uma mesa-redonda de abertura constituída por seus ex-orientadores, a Profa. Dra. Cristiane Namiuti (UESB) e o Prof. Dr. Danniel Carvalho (UFBA). O evento foi uma homenagem e um espaço de compartilhamento de saberes em Linguística e Literatura, as grandes áreas do mundo das Letras.

Integraram à programação mais de vinte trabalhos apresentados, com temas diversos, tais como: Ensino de Jovens e Adultos, leitura, escrita, evasão, ensino de português, inglês e espanhol, representações sobre o sujeito indígena e suas narrativas, infância, alfabetização, letramento de idosos, multiletramentos, pronomes clíticos, socioconstrucionismo, letramentos digitais, novas tecnologias de informação e comunicação, letramento literário, ensino remoto, Educação Básica, Educação do Campo, Sociolinguística, processo tradutório de surdos gays efeminados, tratamento dos verbos monoargumentais, verbo no subjuntivo, Ensino Médio, livro didático e outros.

Instituto Federal da Bahia

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Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional

 

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Prof. Dr. Valter de Carvalho Dias (IFBA/Simões Filho)

Profa. Ma. Verônica de Souza Santos (IFBA/Porto Seguro)

 

Comissão Científica

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Prof. Dr. Fábio Ramos Barbosa Filho (UNICAMP)

Profa. Dra. Franciane Rocha (UFRB)

Prof. Dr. Gabriel Nascimento dos Santos (UFSB)

Profa. Dra. Isis Juliana Figueiredo de Barros (UFRB)

Prof. Dr. Ivo Falcão da Silva (IFBA/Simões Filho)

Prof. Dr. Marielson de Carvalho Bispo da Silva (UNEB)

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