UM OLHAR PARA AS NARRATIVAS DE MEMÓRIA DE UMA COMUNIDADE INDÍGENA

  • Autor
  • Lílian Miranda Bastos Pacheco
  • Co-autores
  • Gabriela Barbosa Souza
  • Resumo
  • Esse texto tem como objetivo apresentar e discutir o conteúdo temático de narrativas sobre a caipora coletadas em uma comunidade indígena, localizada no sul do Estado baiano. As discussões aqui apresentadas são resultantes da pesquisa de Souza (2016), na qual são analisadas as funções das narrativas para uma comunidade indígena.  A realização desta pesquisa ocorreu mediante um diálogo intercultural de uma pesquisadora não índia com uma realidade social indígena. A partir da imersão em campo, foram entrevistados adultos e anciãos considerados por membros da comunidade como narradores e guardiões da memória local. Dentre as histórias coletadas, registrou-se a presença de narrativas voltadas para a organização histórica da comunidade, além de narrativas de experiência com seres sobrenaturais. O foco desse trabalho concentra-se nas narrativas dos membros da comunidade acerca de vivências com o elemento sobrenatural - caipora. Inicialmente, são apresentadas as funções das narrativas de memória indígena a partir de estudos que discutem a temática; posteriormente, apresenta-se o conteúdo temático das narrativas sobre a caipora, contadas e vivenciadas por narradores da comunidade local. A interpretação da própria realidade social é manifestada nas narrativas de memória indígena (LIMA e CARIE, 2013). Destaca-se que cada episódio narrado é considerado como um fato vivido pelo próprio personagem ou por outros membros da comunidade, vinculado a própria história do povo local. Afirma-se que as narrativas fazem parte da memória individual dos narradores e ao mesmo tempo, constituem o patrimônio coletivo da comunidade enquanto grupo social que compartilha valores históricos e culturais (HALBWACHS, 2003).  A figura da caipora apresentada nas narrativas está intimamente ligada à vida na floresta, tendo como função a proteção da natureza e a punição daqueles que a agridem ou desrespeitam (MUNDURUKU, 2004). O conteúdo temático das narrativas apresenta o ensinamento de valores e cosmologias culturais da comunidade local. Em se tratando das narrativas sobre a caipora, diferentes nomes são atribuídos ao ser sobrenatural pelos membros da comunidade – visão do mato, vovó, comadre, protetora dos animais, dona da mata – e é possível evidenciar a transmissão de um valor cultural no que diz respeito à preservação e ao cuidado com a natureza. Os personagens que desrespeitam esse valor cultural acabam por receber punições através do encantamento e da perda de sentido.  Ao evidenciar o ato de narrar como uma forma de convivência social e de socialização de concepções de vida e transmissão da cultura considera-se que as narrativas funcionam enquanto mecanismo de organização social para a comunidade pesquisada. Por outro lado, afirma-se a importância do conhecimento e socialização das narrativas indígenas nos diversos espaços educativos e sociais que buscam o trabalho com a leitura, o que pode contribuir para o reconhecimento dos valores e concepções do “outro” em suas diferenças culturais, bem como para potencializar o estímulo da capacidade simbólica dos ouvintes/leitores por apresentarem em seus enredos episódios que mobilizam emoções, afetos, subjetividades e conflitos humanos.

  • Palavras-chave
  • Narrativas indígenas; memória; leitura
  • Área Temática
  • Estudos Literários
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A primeira edição do Seminário de Estudos Linguísticos e Literários do IFBA - I SELLIFBA aconteceu online no período de 23 a 26 de novembro de 2020, com o tema Línguas e literaturas na Bahia: pesquisa e ensino em foco. Essa foi uma ação do grupo de pesquisa ELiPor: Estudos de Língua Portuguesa: descrição e ensino, que homenageou seu saudoso membro, Sinval Medeiros Júnior, professor do Instituto Federal da Bahia, Campus Vitória da Conquista.

Nesse sentido, a programação contou com uma mesa-redonda de abertura constituída por seus ex-orientadores, a Profa. Dra. Cristiane Namiuti (UESB) e o Prof. Dr. Danniel Carvalho (UFBA). O evento foi uma homenagem e um espaço de compartilhamento de saberes em Linguística e Literatura, as grandes áreas do mundo das Letras.

Integraram à programação mais de vinte trabalhos apresentados, com temas diversos, tais como: Ensino de Jovens e Adultos, leitura, escrita, evasão, ensino de português, inglês e espanhol, representações sobre o sujeito indígena e suas narrativas, infância, alfabetização, letramento de idosos, multiletramentos, pronomes clíticos, socioconstrucionismo, letramentos digitais, novas tecnologias de informação e comunicação, letramento literário, ensino remoto, Educação Básica, Educação do Campo, Sociolinguística, processo tradutório de surdos gays efeminados, tratamento dos verbos monoargumentais, verbo no subjuntivo, Ensino Médio, livro didático e outros.

Instituto Federal da Bahia

Luzia Matos Mota
Reitora

Philipe Murillo Carvalho
Pró-Reitor de Ensino

Jancarlos Menezes Lapa
Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Nivea de Santana Cerqueira
Pró-Reitora de Extensão

Jenner Miranda de Carvalho
Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional

 

Comissão Organizadora

Prof. Me. Diego Fernandes Coelho Nunes (IFBA/Valença; PUC-Rio)

Prof. Dr. Fabrício da Silva Amorim (IFBA/Santo Antônio de Jesus)

Profa. Dra. Fernanda de Oliveira Cerqueira (UFBA)

Esp. Luís Carlos Santos Pedreira (IFBA/Simões Filho)

Me. Paulo Henrique da Silva Santos (IFBA/Valença)

Prof. Dr. Valter de Carvalho Dias (IFBA/Simões Filho)

Profa. Ma. Verônica de Souza Santos (IFBA/Porto Seguro)

 

Comissão Científica

Profa. Dra. Cíntia Paula Andrade de Carvalho (IFBA/Ilhéus)

Prof. Dr. Clézio Roberto Gonçalves (UFOP)

Profa. Dra. Dislene de Brito Cardoso (IFBaiano/Valença)

Prof. Dr. Fábio Ramos Barbosa Filho (UNICAMP)

Profa. Dra. Franciane Rocha (UFRB)

Prof. Dr. Gabriel Nascimento dos Santos (UFSB)

Profa. Dra. Isis Juliana Figueiredo de Barros (UFRB)

Prof. Dr. Ivo Falcão da Silva (IFBA/Simões Filho)

Prof. Dr. Marielson de Carvalho Bispo da Silva (UNEB)

Prof. Dr. Rogério Luid Modesto dos Santos (UESC)