“Ei, desliga esse celular!”: vilania e heroísmo da utilização de tecnologias móveis na sala de aula [de língua inglesa]

  • Autor
  • Diego Fernandes Coelho Nunes
  • Co-autores
  • Milena Rezende Queiroz Alves , Anna Carolina do Amparo de Souza
  • Resumo
  •  

     

    A rapidez na transmissão de informações gerada pela interconexão em rede de diferentes países devido ao processo de globalização inaugurou uma nova era (GIDDENS, 2008). A internet, como centro da revolução das comunicações, tem proporcionado a difusão quase que instantânea e em larga escala de conteúdos, os quais estão presentes, indubitavelmente, nas salas de aula das escolas brasileiras. Este novo modo de agir e de viver em sociedade tem trazido questões que temos presenciado ao longo de nosso processo de ensino-aprendizagem, seja como alunos ou como professores. Esse novo modo de viver, como nos alertou Bauman (1999), produz consequências para a humanidade como um todo. Assim, inspirados/as pelas discussões propostas pelo tema Tecnologia e Ensino [de língua inglesa] (PRENSKY, 2010; MORAN, 2013; PAIVA, 2015) e guiados pela pergunta instigante “Por que [não] usar o celular em sala de aula?” (MILLER et al., 2008; ALLWRIGHT; HANKS, 2009; HANKS, 2017), apresentamos, neste trabalho, reflexões sobre uma busca por mais entendimentos a respeito da utilização de tecnologias móveis na sala de aula de língua inglesa. Com a ajuda de estudantes do 3º ano do ensino médio integrado dos cursos de Aquicultura, Informática e Guia de Turismo de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia localizado no baixo sul da Bahia, geramos dados que foram transformados em infográficos que mostram aquilo que estudantes e professores/as entendem pelo uso positivo/negativo de celulares na escola. Nosso objetivo, desta forma, é refletir sobre o que estudantes e professores/as pensam sobre o uso de celulares em sala de aula, seus benefícios e malefícios.

     

  • Palavras-chave
  • Ensino-aprendizagem de língua inglesa, Tecnologia, Ensino Médio Integrado
  • Área Temática
  • Estudos Linguísticos
Voltar

A primeira edição do Seminário de Estudos Linguísticos e Literários do IFBA - I SELLIFBA aconteceu online no período de 23 a 26 de novembro de 2020, com o tema Línguas e literaturas na Bahia: pesquisa e ensino em foco. Essa foi uma ação do grupo de pesquisa ELiPor: Estudos de Língua Portuguesa: descrição e ensino, que homenageou seu saudoso membro, Sinval Medeiros Júnior, professor do Instituto Federal da Bahia, Campus Vitória da Conquista.

Nesse sentido, a programação contou com uma mesa-redonda de abertura constituída por seus ex-orientadores, a Profa. Dra. Cristiane Namiuti (UESB) e o Prof. Dr. Danniel Carvalho (UFBA). O evento foi uma homenagem e um espaço de compartilhamento de saberes em Linguística e Literatura, as grandes áreas do mundo das Letras.

Integraram à programação mais de vinte trabalhos apresentados, com temas diversos, tais como: Ensino de Jovens e Adultos, leitura, escrita, evasão, ensino de português, inglês e espanhol, representações sobre o sujeito indígena e suas narrativas, infância, alfabetização, letramento de idosos, multiletramentos, pronomes clíticos, socioconstrucionismo, letramentos digitais, novas tecnologias de informação e comunicação, letramento literário, ensino remoto, Educação Básica, Educação do Campo, Sociolinguística, processo tradutório de surdos gays efeminados, tratamento dos verbos monoargumentais, verbo no subjuntivo, Ensino Médio, livro didático e outros.

Instituto Federal da Bahia

Luzia Matos Mota
Reitora

Philipe Murillo Carvalho
Pró-Reitor de Ensino

Jancarlos Menezes Lapa
Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Nivea de Santana Cerqueira
Pró-Reitora de Extensão

Jenner Miranda de Carvalho
Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional

 

Comissão Organizadora

Prof. Me. Diego Fernandes Coelho Nunes (IFBA/Valença; PUC-Rio)

Prof. Dr. Fabrício da Silva Amorim (IFBA/Santo Antônio de Jesus)

Profa. Dra. Fernanda de Oliveira Cerqueira (UFBA)

Esp. Luís Carlos Santos Pedreira (IFBA/Simões Filho)

Me. Paulo Henrique da Silva Santos (IFBA/Valença)

Prof. Dr. Valter de Carvalho Dias (IFBA/Simões Filho)

Profa. Ma. Verônica de Souza Santos (IFBA/Porto Seguro)

 

Comissão Científica

Profa. Dra. Cíntia Paula Andrade de Carvalho (IFBA/Ilhéus)

Prof. Dr. Clézio Roberto Gonçalves (UFOP)

Profa. Dra. Dislene de Brito Cardoso (IFBaiano/Valença)

Prof. Dr. Fábio Ramos Barbosa Filho (UNICAMP)

Profa. Dra. Franciane Rocha (UFRB)

Prof. Dr. Gabriel Nascimento dos Santos (UFSB)

Profa. Dra. Isis Juliana Figueiredo de Barros (UFRB)

Prof. Dr. Ivo Falcão da Silva (IFBA/Simões Filho)

Prof. Dr. Marielson de Carvalho Bispo da Silva (UNEB)

Prof. Dr. Rogério Luid Modesto dos Santos (UESC)