LETRAMENTO (S) DIGITAL (IS) E BNCC: DÍALOGOS FULCRAIS PARA O ENSINO DO SÉCULO XXI

  • Autor
  • Natanael Vieira
  • Resumo
  •  

    Desde muitos anos diferentes contextos sociais sofrem influências de fatores tecnológicos, e que de alguma forma modificam e ampliam as visões das pessoas que estão culturalmente inseridas nesses aspectos de transformações. E com isso, o contexto educacional aparece com discursividades e dificuldades em torno do ensino que repassa aos alunos da atualidade, onde eles estão super conectados de diferentes formas. Deste modo, o (s) Letramento (s) Digital (is) surgem como materiais fulcrais para melhorar o ensino, deixando-os como protagonistas e construtores de seus próprios conhecimentos. Dessa maneira, esse tipo de Letramento faz jus a competência geral 5 da Base Nacional Comum Curricular (2018), onde relata a importância de compreender, utilizar e criar as tecnologias digitais de informação e comunicação para deixar os alunos cientes do seu papel na sociedade, mas para isso o docente deve entender as melhores formas de como fazer e usar essas novas metodologias de letramentos. Por esse ideal foi possível chegar a alguns resultados pertinentes: A priori, os professores devem buscar novas formações continuadas para assim saber as melhores formas de entender e aplicar os diversos meios do Letramento Digital; esse aspecto de ensino já está inserido no contexto de vida da maioria dos alunos, o que facilita essa inserção, além de deixá-los como seus próprios moderadores de assimilação do conhecimento. Nesse caso, esta pesquisa surgiu como forma de refletir em torno das diversas formas de Letramentos Digitais, e como a BNCC propõe que seja esse ensino do século XXI. E com isso, foi necessário fazer uso da pesquisa bibliográfica, que no qual foi feito análises nos pensamentos de algumas bases teóricas: BNCC (2018); ROJO (2007); CHARTIER (1997) e outros.

     

  • Palavras-chave
  • Letramentos Digitais. Ensino. BNNC. Metodologias.
  • Área Temática
  • Estudos Linguísticos
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A primeira edição do Seminário de Estudos Linguísticos e Literários do IFBA - I SELLIFBA aconteceu online no período de 23 a 26 de novembro de 2020, com o tema Línguas e literaturas na Bahia: pesquisa e ensino em foco. Essa foi uma ação do grupo de pesquisa ELiPor: Estudos de Língua Portuguesa: descrição e ensino, que homenageou seu saudoso membro, Sinval Medeiros Júnior, professor do Instituto Federal da Bahia, Campus Vitória da Conquista.

Nesse sentido, a programação contou com uma mesa-redonda de abertura constituída por seus ex-orientadores, a Profa. Dra. Cristiane Namiuti (UESB) e o Prof. Dr. Danniel Carvalho (UFBA). O evento foi uma homenagem e um espaço de compartilhamento de saberes em Linguística e Literatura, as grandes áreas do mundo das Letras.

Integraram à programação mais de vinte trabalhos apresentados, com temas diversos, tais como: Ensino de Jovens e Adultos, leitura, escrita, evasão, ensino de português, inglês e espanhol, representações sobre o sujeito indígena e suas narrativas, infância, alfabetização, letramento de idosos, multiletramentos, pronomes clíticos, socioconstrucionismo, letramentos digitais, novas tecnologias de informação e comunicação, letramento literário, ensino remoto, Educação Básica, Educação do Campo, Sociolinguística, processo tradutório de surdos gays efeminados, tratamento dos verbos monoargumentais, verbo no subjuntivo, Ensino Médio, livro didático e outros.

Instituto Federal da Bahia

Luzia Matos Mota
Reitora

Philipe Murillo Carvalho
Pró-Reitor de Ensino

Jancarlos Menezes Lapa
Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Nivea de Santana Cerqueira
Pró-Reitora de Extensão

Jenner Miranda de Carvalho
Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional

 

Comissão Organizadora

Prof. Me. Diego Fernandes Coelho Nunes (IFBA/Valença; PUC-Rio)

Prof. Dr. Fabrício da Silva Amorim (IFBA/Santo Antônio de Jesus)

Profa. Dra. Fernanda de Oliveira Cerqueira (UFBA)

Esp. Luís Carlos Santos Pedreira (IFBA/Simões Filho)

Me. Paulo Henrique da Silva Santos (IFBA/Valença)

Prof. Dr. Valter de Carvalho Dias (IFBA/Simões Filho)

Profa. Ma. Verônica de Souza Santos (IFBA/Porto Seguro)

 

Comissão Científica

Profa. Dra. Cíntia Paula Andrade de Carvalho (IFBA/Ilhéus)

Prof. Dr. Clézio Roberto Gonçalves (UFOP)

Profa. Dra. Dislene de Brito Cardoso (IFBaiano/Valença)

Prof. Dr. Fábio Ramos Barbosa Filho (UNICAMP)

Profa. Dra. Franciane Rocha (UFRB)

Prof. Dr. Gabriel Nascimento dos Santos (UFSB)

Profa. Dra. Isis Juliana Figueiredo de Barros (UFRB)

Prof. Dr. Ivo Falcão da Silva (IFBA/Simões Filho)

Prof. Dr. Marielson de Carvalho Bispo da Silva (UNEB)

Prof. Dr. Rogério Luid Modesto dos Santos (UESC)