Este trabalho tem por objetivo mostrar como, na emersão de uma narrativa não canônica, durante uma conversa informal entre quatro amigos, através de nosso(s) discurso(s), realizamos nossa(s) (co)construção(ões) identitária(s) por meio de avaliações, demonstrando nosso alinhamento como um grupo (de professores), com o qual ocorrem os sentimentos de identificação e pertencimento, ou os sentimentos de não-identificação/rejeição e não-pertencimento – os quais são expressos quando falamos sobre nossa preferência por lecionar português e/ou sobre nossos medos e dúvidas em relação ao ensino da língua inglesa. Para tal, recorro às definições canônicas de Labov (1972) sobre narrativa – apenas com a finalidade de entender por que a narrativa que emerge durante a interação não se encaixa na classificação laboviana –, contrastando-as com as perspectivas contemporâneas de Riessman (1993; 2008), Mishler (1999) e Bastos (2005) – com as quais me alinho – e com os conceitos de “nós” e “outros” e de “ingroupness” X “outgroupness”, de Duszak (2002). Analiso três excertos transcritos, segundo as convenções de transcrição da Análise da Conversação (SACKS, SCHEGLOFF, JEFFERSON, 1974; ATKINSON & HERITAGE, 1984; SCHIFFRIN, 1987; TANNEN, 1989), de uma conversa informal (como já mencionado) gravada no primeiro semestre de 2019 que tive com três amigos que são estudantes do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da PUC-Rio (tanto de mestrado quanto de doutorado), a fim de me ajudarem a começar a pensar nos caminhos para minha tese, no pilotis da mesma universidade. Após realizada a análise dos dados, é possível dizer que os participantes da conversa gravada realizaram avaliações predominantemente negativas em relação ao ensino da língua inglesa, o que pode levar à conclusão de que os participantes, de fato, realizaram a (co)construção de sua(s) identidade(s) através das avaliações que fizeram de suas percepções acerca deste ensino, ao demonstrarem um posicionamento de alinhamento em relação aos medos, inseguranças e vivências não positivas ao lecionar inglês expressos por uma das participantes e corroborados pelos demais, o que resultou no estabelecimento de uma identidade de grupo (“ingroupness”; “nós”).
A primeira edição do Seminário de Estudos Linguísticos e Literários do IFBA - I SELLIFBA aconteceu online no período de 23 a 26 de novembro de 2020, com o tema Línguas e literaturas na Bahia: pesquisa e ensino em foco. Essa foi uma ação do grupo de pesquisa ELiPor: Estudos de Língua Portuguesa: descrição e ensino, que homenageou seu saudoso membro, Sinval Medeiros Júnior, professor do Instituto Federal da Bahia, Campus Vitória da Conquista.
Nesse sentido, a programação contou com uma mesa-redonda de abertura constituída por seus ex-orientadores, a Profa. Dra. Cristiane Namiuti (UESB) e o Prof. Dr. Danniel Carvalho (UFBA). O evento foi uma homenagem e um espaço de compartilhamento de saberes em Linguística e Literatura, as grandes áreas do mundo das Letras.
Integraram à programação mais de vinte trabalhos apresentados, com temas diversos, tais como: Ensino de Jovens e Adultos, leitura, escrita, evasão, ensino de português, inglês e espanhol, representações sobre o sujeito indígena e suas narrativas, infância, alfabetização, letramento de idosos, multiletramentos, pronomes clíticos, socioconstrucionismo, letramentos digitais, novas tecnologias de informação e comunicação, letramento literário, ensino remoto, Educação Básica, Educação do Campo, Sociolinguística, processo tradutório de surdos gays efeminados, tratamento dos verbos monoargumentais, verbo no subjuntivo, Ensino Médio, livro didático e outros.
Luzia Matos Mota
Reitora
Philipe Murillo Carvalho
Pró-Reitor de Ensino
Jancarlos Menezes Lapa
Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
Nivea de Santana Cerqueira
Pró-Reitora de Extensão
Jenner Miranda de Carvalho
Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional
Prof. Me. Diego Fernandes Coelho Nunes (IFBA/Valença; PUC-Rio)
Prof. Dr. Fabrício da Silva Amorim (IFBA/Santo Antônio de Jesus)
Profa. Dra. Fernanda de Oliveira Cerqueira (UFBA)
Esp. Luís Carlos Santos Pedreira (IFBA/Simões Filho)
Me. Paulo Henrique da Silva Santos (IFBA/Valença)
Prof. Dr. Valter de Carvalho Dias (IFBA/Simões Filho)
Profa. Ma. Verônica de Souza Santos (IFBA/Porto Seguro)
Profa. Dra. Cíntia Paula Andrade de Carvalho (IFBA/Ilhéus)
Prof. Dr. Clézio Roberto Gonçalves (UFOP)
Profa. Dra. Dislene de Brito Cardoso (IFBaiano/Valença)
Prof. Dr. Fábio Ramos Barbosa Filho (UNICAMP)
Profa. Dra. Franciane Rocha (UFRB)
Prof. Dr. Gabriel Nascimento dos Santos (UFSB)
Profa. Dra. Isis Juliana Figueiredo de Barros (UFRB)
Prof. Dr. Ivo Falcão da Silva (IFBA/Simões Filho)
Prof. Dr. Marielson de Carvalho Bispo da Silva (UNEB)
Prof. Dr. Rogério Luid Modesto dos Santos (UESC)