Com o crescimento demográfico, marcado pela queda da natalidade e ampliação da longevidade, faz-se necessário pensar, articular e promover condições para que o segmento populacional da terceira idade tenha seus direitos sociais garantidos. Um exemplo dessa condição é a promoção e execução de políticas públicas que pensem a seguridade social da pessoa idosa, assim como o Estatuto do Idoso (2003) prevê, promovendo e incentivando a criação de espaços que garantam cada vez mais autonomia, direito e qualidade de vida. Dentro dessa configuração a promoção de atividades pedagógicas também são essenciais, pois segundo Souza Filho et al. (2014) a linguagem - envolvida em tais atividades - se apresenta como um recurso através do qual podemos nos relacionar conosco e com o mundo. Os mesmos, afirmam que a linguagem, o conto, a narrativa tornam-se mecanismos capazes de criar novos significados para as subjetividades, trazendo novos sentidos para o “envelhecer-se”. Partindo disso, este texto objetiva apresentar e discutir sobre a importância do desenvolvimento da Oficina de Alfabetização - um projeto extensionista, vinculado a Universidade Estadual de Feira de Santana e associado com a Universidade Aberta à Terceira Idade - a qual volta-se para a promoção de letramento, através do uso de redes sociais e de recursos tecnológicos que possibilitem em período pandêmico o envolvimento dos idosos no mundo da leitura e da escrita. Visa-se capacitá-los para o contexto social/ cultural, frisando sempre suas individualidades, potencialidades dentro do processo de aprendizagem. Logo, a Oficina de Alfabetização visa promover certo bem-estar psíquico, físico e emocional, ao elencar este idoso enquanto protagonista central em seu processo de letramento, mobilizando-o em período pandêmico. A Oficina de Alfabetização - viabilizada pelo uso de uma rede social específica: WhatsApp - vai constituindo-se como espaço onde as vivências dos idosos tornam-se o ponto de partida, bem como elemento central, tendo em vista, que é por meio da memória e da fala que o passado surge, ainda que determinados sujeitos não tenham o domínio da escrita e leitura. O conto faz parte deste processo mostrando-se essencial ao estar voltado para aspectos culturais, frisando a importância da oralidade e da narrativa na socialização de fatos vividos. Segundo Santos (2013) o conto é um mecanismo mais efetivo de transmissão cultural e interpessoal. Portanto, a ação pedagógica com os idosos se desenvolve de modo qualitativo, com o intuito de pensar o protagonismo do idoso e envolvê-lo em práticas de letramento, onde suas vivências e experiências tornam-se vias não só para uma formação que vá além da alfabetização, como também, trata-se de uma maneira de desconstruir discursos preconceituosos e estereotipados sobre o idoso. Portanto, este projeto tende a almejar resultados pedagógicos que levem o letramento como pauta e com ele a desconstrução de estereotipias erroneamente vinculadas à fase. Por fim, almeja-se também que as idosas inscritas saiam da oficina não só convivendo bem com a leitura e a escrita, mas consigo mesmas, na medida em que a oficina pretende mostrar-lhes que aprendizado não é algo restrito a juventude, e que suas vivências e experiências são importantes, sobretudo para pensar o conto e a narrativa enquanto metodologias que possibilitem trazer suas subjetividades para o centro do processo de aprendizagem.
A primeira edição do Seminário de Estudos Linguísticos e Literários do IFBA - I SELLIFBA aconteceu online no período de 23 a 26 de novembro de 2020, com o tema Línguas e literaturas na Bahia: pesquisa e ensino em foco. Essa foi uma ação do grupo de pesquisa ELiPor: Estudos de Língua Portuguesa: descrição e ensino, que homenageou seu saudoso membro, Sinval Medeiros Júnior, professor do Instituto Federal da Bahia, Campus Vitória da Conquista.
Nesse sentido, a programação contou com uma mesa-redonda de abertura constituída por seus ex-orientadores, a Profa. Dra. Cristiane Namiuti (UESB) e o Prof. Dr. Danniel Carvalho (UFBA). O evento foi uma homenagem e um espaço de compartilhamento de saberes em Linguística e Literatura, as grandes áreas do mundo das Letras.
Integraram à programação mais de vinte trabalhos apresentados, com temas diversos, tais como: Ensino de Jovens e Adultos, leitura, escrita, evasão, ensino de português, inglês e espanhol, representações sobre o sujeito indígena e suas narrativas, infância, alfabetização, letramento de idosos, multiletramentos, pronomes clíticos, socioconstrucionismo, letramentos digitais, novas tecnologias de informação e comunicação, letramento literário, ensino remoto, Educação Básica, Educação do Campo, Sociolinguística, processo tradutório de surdos gays efeminados, tratamento dos verbos monoargumentais, verbo no subjuntivo, Ensino Médio, livro didático e outros.
Luzia Matos Mota
Reitora
Philipe Murillo Carvalho
Pró-Reitor de Ensino
Jancarlos Menezes Lapa
Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
Nivea de Santana Cerqueira
Pró-Reitora de Extensão
Jenner Miranda de Carvalho
Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional
Prof. Me. Diego Fernandes Coelho Nunes (IFBA/Valença; PUC-Rio)
Prof. Dr. Fabrício da Silva Amorim (IFBA/Santo Antônio de Jesus)
Profa. Dra. Fernanda de Oliveira Cerqueira (UFBA)
Esp. Luís Carlos Santos Pedreira (IFBA/Simões Filho)
Me. Paulo Henrique da Silva Santos (IFBA/Valença)
Prof. Dr. Valter de Carvalho Dias (IFBA/Simões Filho)
Profa. Ma. Verônica de Souza Santos (IFBA/Porto Seguro)
Profa. Dra. Cíntia Paula Andrade de Carvalho (IFBA/Ilhéus)
Prof. Dr. Clézio Roberto Gonçalves (UFOP)
Profa. Dra. Dislene de Brito Cardoso (IFBaiano/Valença)
Prof. Dr. Fábio Ramos Barbosa Filho (UNICAMP)
Profa. Dra. Franciane Rocha (UFRB)
Prof. Dr. Gabriel Nascimento dos Santos (UFSB)
Profa. Dra. Isis Juliana Figueiredo de Barros (UFRB)
Prof. Dr. Ivo Falcão da Silva (IFBA/Simões Filho)
Prof. Dr. Marielson de Carvalho Bispo da Silva (UNEB)
Prof. Dr. Rogério Luid Modesto dos Santos (UESC)