Este artigo consiste em uma revisão bibliográfica acerca da relação entre representação e a ação de desenhar no contexto da infância. A problemática norteadora desta pesquisa foi: Em que medida o imaginário se manifesta no desenho da crinaça na infância? Desse modo é relevante discutir a relação entre o desenho e a infância, contextualizando conceitos como desenho, infância e criança. A conceituação de infância é pensada a partir de Müller e Hassen (2009) como fenômeno híbrido e condição social do ser criança, e Freud (1980) que entende a infância dentro de uma perspectiva atemporal. O desenho, por sua vez se desdobra como resultado da interação da criança com o meio e está arraigado ao imaginário do sujeito que desenha. Os termos imaginário e representação são postos na perspectiva de Pesavento (1995) e Gombrich (1986). Elucidar as possíveis relações entre o ato de desenhar na infância e o imaginário da criança é um dos caminhos pensados com o intuito de responder a problemática inicial. O desenho, sobretudo na infância, se mostra como representação gráfica emaranhada ao imaginário da criança. As considerações finais apontam que o desenho carrega consigo traços do imaginário, conexos a um fluxo de acontecimentos no qual a criança está inserida. O desenho se constitui entrelaçado a acontecimentos, não é pura representação gráfica.
A primeira edição do Seminário de Estudos Linguísticos e Literários do IFBA - I SELLIFBA aconteceu online no período de 23 a 26 de novembro de 2020, com o tema Línguas e literaturas na Bahia: pesquisa e ensino em foco. Essa foi uma ação do grupo de pesquisa ELiPor: Estudos de Língua Portuguesa: descrição e ensino, que homenageou seu saudoso membro, Sinval Medeiros Júnior, professor do Instituto Federal da Bahia, Campus Vitória da Conquista.
Nesse sentido, a programação contou com uma mesa-redonda de abertura constituída por seus ex-orientadores, a Profa. Dra. Cristiane Namiuti (UESB) e o Prof. Dr. Danniel Carvalho (UFBA). O evento foi uma homenagem e um espaço de compartilhamento de saberes em Linguística e Literatura, as grandes áreas do mundo das Letras.
Integraram à programação mais de vinte trabalhos apresentados, com temas diversos, tais como: Ensino de Jovens e Adultos, leitura, escrita, evasão, ensino de português, inglês e espanhol, representações sobre o sujeito indígena e suas narrativas, infância, alfabetização, letramento de idosos, multiletramentos, pronomes clíticos, socioconstrucionismo, letramentos digitais, novas tecnologias de informação e comunicação, letramento literário, ensino remoto, Educação Básica, Educação do Campo, Sociolinguística, processo tradutório de surdos gays efeminados, tratamento dos verbos monoargumentais, verbo no subjuntivo, Ensino Médio, livro didático e outros.
Luzia Matos Mota
Reitora
Philipe Murillo Carvalho
Pró-Reitor de Ensino
Jancarlos Menezes Lapa
Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
Nivea de Santana Cerqueira
Pró-Reitora de Extensão
Jenner Miranda de Carvalho
Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional
Prof. Me. Diego Fernandes Coelho Nunes (IFBA/Valença; PUC-Rio)
Prof. Dr. Fabrício da Silva Amorim (IFBA/Santo Antônio de Jesus)
Profa. Dra. Fernanda de Oliveira Cerqueira (UFBA)
Esp. Luís Carlos Santos Pedreira (IFBA/Simões Filho)
Me. Paulo Henrique da Silva Santos (IFBA/Valença)
Prof. Dr. Valter de Carvalho Dias (IFBA/Simões Filho)
Profa. Ma. Verônica de Souza Santos (IFBA/Porto Seguro)
Profa. Dra. Cíntia Paula Andrade de Carvalho (IFBA/Ilhéus)
Prof. Dr. Clézio Roberto Gonçalves (UFOP)
Profa. Dra. Dislene de Brito Cardoso (IFBaiano/Valença)
Prof. Dr. Fábio Ramos Barbosa Filho (UNICAMP)
Profa. Dra. Franciane Rocha (UFRB)
Prof. Dr. Gabriel Nascimento dos Santos (UFSB)
Profa. Dra. Isis Juliana Figueiredo de Barros (UFRB)
Prof. Dr. Ivo Falcão da Silva (IFBA/Simões Filho)
Prof. Dr. Marielson de Carvalho Bispo da Silva (UNEB)
Prof. Dr. Rogério Luid Modesto dos Santos (UESC)