Construindo inteligibilidades sobre evasão e resistência de professores de inglês: histórias de vida e de existência

  • Autor
  • Thaís Pereira da Silva
  • Resumo
  •  

    Em um momento em que a educação no Brasil sofre o impacto de vários discursos educacionais neoconservadores e em que as injustiças sociais em determinados contextos impactam a qualidade de vida dentro e fora de ambientes educacionais, afetando emocionalmente professores e alunos, o presente estudo refere-se a uma questão gerada nesse cenário de vivências. Diz respeito à dicotomia resistência e evasão no magistério. Nesse movimento de busca por entendimentos, em uma pesquisa hibrida inspirada pela abordagem inclusiva da Prática Exploratória (MILLER, 2010; MORAES BEZERRA, 2011) que se insere no campo da Linguística Aplicada, partimos de uma perspectiva que inclui o próprio processo formativo inicial, ao analisar algumas narrativas de licenciandos e de professores de inglês. Por isso, entendendo o percurso formativo universitário no curso de Letras como um existir dos sujeitos e olhando mais especificamente para o contexto onde existimos como aluna e como professora, i.e., o campus de uma universidade pública, localizado em São Gonçalo, RJ, algumas questões se colocam: Por que os gritos de existência (WALSH, 2017) dos licenciandos precisam ser ouvidos na universidade? De qual lado da linha abissal (BOAVENTURA, 2007) eles estão na universidade? Quem está “deste lado da linha” enxerga os “do outro lado da linha” ou só os vê? Estas são algumas perguntas que pretendemos dar foco, problematizando os dispositivos que regulam os corpos e, de algum modo, as histórias de vida (LINDE, 1993) desses sujeitos, na universidade. Partiremos do princípio que entender a evasão docente é um processo atravessado pela formação docente. Buscaremos entender as fronteiras abissais não como ultrapassáveis para promover opressão, mas como espaços para estabelecer possíveis diálogos entre os corpos que vivem na academia.

  • Palavras-chave
  • Evasão Docente, Resistência no magistério, Histórias de vida, Justiças Sociais, Linhas Abissais na universidade.
  • Área Temática
  • Estudos Linguísticos
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A primeira edição do Seminário de Estudos Linguísticos e Literários do IFBA - I SELLIFBA aconteceu online no período de 23 a 26 de novembro de 2020, com o tema Línguas e literaturas na Bahia: pesquisa e ensino em foco. Essa foi uma ação do grupo de pesquisa ELiPor: Estudos de Língua Portuguesa: descrição e ensino, que homenageou seu saudoso membro, Sinval Medeiros Júnior, professor do Instituto Federal da Bahia, Campus Vitória da Conquista.

Nesse sentido, a programação contou com uma mesa-redonda de abertura constituída por seus ex-orientadores, a Profa. Dra. Cristiane Namiuti (UESB) e o Prof. Dr. Danniel Carvalho (UFBA). O evento foi uma homenagem e um espaço de compartilhamento de saberes em Linguística e Literatura, as grandes áreas do mundo das Letras.

Integraram à programação mais de vinte trabalhos apresentados, com temas diversos, tais como: Ensino de Jovens e Adultos, leitura, escrita, evasão, ensino de português, inglês e espanhol, representações sobre o sujeito indígena e suas narrativas, infância, alfabetização, letramento de idosos, multiletramentos, pronomes clíticos, socioconstrucionismo, letramentos digitais, novas tecnologias de informação e comunicação, letramento literário, ensino remoto, Educação Básica, Educação do Campo, Sociolinguística, processo tradutório de surdos gays efeminados, tratamento dos verbos monoargumentais, verbo no subjuntivo, Ensino Médio, livro didático e outros.

Instituto Federal da Bahia

Luzia Matos Mota
Reitora

Philipe Murillo Carvalho
Pró-Reitor de Ensino

Jancarlos Menezes Lapa
Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Nivea de Santana Cerqueira
Pró-Reitora de Extensão

Jenner Miranda de Carvalho
Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional

 

Comissão Organizadora

Prof. Me. Diego Fernandes Coelho Nunes (IFBA/Valença; PUC-Rio)

Prof. Dr. Fabrício da Silva Amorim (IFBA/Santo Antônio de Jesus)

Profa. Dra. Fernanda de Oliveira Cerqueira (UFBA)

Esp. Luís Carlos Santos Pedreira (IFBA/Simões Filho)

Me. Paulo Henrique da Silva Santos (IFBA/Valença)

Prof. Dr. Valter de Carvalho Dias (IFBA/Simões Filho)

Profa. Ma. Verônica de Souza Santos (IFBA/Porto Seguro)

 

Comissão Científica

Profa. Dra. Cíntia Paula Andrade de Carvalho (IFBA/Ilhéus)

Prof. Dr. Clézio Roberto Gonçalves (UFOP)

Profa. Dra. Dislene de Brito Cardoso (IFBaiano/Valença)

Prof. Dr. Fábio Ramos Barbosa Filho (UNICAMP)

Profa. Dra. Franciane Rocha (UFRB)

Prof. Dr. Gabriel Nascimento dos Santos (UFSB)

Profa. Dra. Isis Juliana Figueiredo de Barros (UFRB)

Prof. Dr. Ivo Falcão da Silva (IFBA/Simões Filho)

Prof. Dr. Marielson de Carvalho Bispo da Silva (UNEB)

Prof. Dr. Rogério Luid Modesto dos Santos (UESC)