ASPECTOS DO TRATAMENTO DO TUMOR VENÉREO TRANSMISSÍVEL (TVT) EM CÃES COM ÊNFASE NO USO DO QUIMIOTERÁPICO SULFATO DE VINCRISTINA - REVISÃO DE LITERATURA

  • Autor
  • Erica Rodrigues de Matos Silva
  • Co-autores
  • Maicon de Freitas Lopes , Ana Paula Lopes Marques
  • Resumo
  •  

    O Tumor venéreo transmissível (TVT), também chamado de Tumor de Sticker, consiste numa neoplasia maligna, altamente contagiosa, com baixo poder metastático, cuja transmissão ocorre, principalmente, por contato sexual através da implantação de células tumorais, no momento do coito. Exclusivo da espécie canina, possui alta prevalência em áreas urbanas. Caracterizado por apresentar um tecido nodular friável e irregular, em sua maioria apresentam-se com aspecto semelhante à “couve-flor”, entretanto casos de TVT extragenital foram descritos. Nos machos encontra-se geralmente na base do pênis ou prepúcio, e nas fêmeas, na vagina e vulva. Podem apresentar secreção serosanguinolenta, odor desagradável e dor intensa no local. Afeta igualmente machos e fêmeas, preferencialmente animais jovens e sexualmente ativos, de vida livre e eventualmente aqueles domiciliados que tenham livre acesso à rua. O objetivo desse trabalho foi descrever as diferentes opções de tratamentos disponíveis, bem como as mais utilizadas pelos veterinários, avaliar as mais indicadas, levando em consideração a situação de cada paciente, além de esclarecer as doses mais efetivas. Fez-se uma revisão de literatura sobre as possibilidades de tratamento descritas, onde foram selecionados alguns dos trabalhos publicados nos últimos cinco anos. A revisão reuniu os principais tratamentos, tais como: cirurgia, radioterapia e quimioterapia, a conduta terapêutica utilizada pelos autores, assim como os quimioterápicos, as doses e resultados obtidos. A cirurgia não costumou ser indicada, por conta da ocorrência de recidivas e pela dificuldade de se obter uma excisão cirúrgica completa do tumor, sendo indicada em casos onde a lesão é isolada ou metastática. A radioterapia, apesar de ser eficiente, mostrou alto custo e, muitas clínicas veterinárias ainda não dispõem dos equipamentos de radiação e de profissionais especializados, sendo indicada em situações onde o tumor é resistente a quimioterápicos. A quimioterapia mostrou-se mais eficiente, nesse contexto, o principal quimioterápico utilizado foi o Sulfato de Vincristina, administrado na dose de 0,025 mg/ kg a 0,75 mg/m², por via endovenosa, a cada sete dias, de quatro a seis sessões. Em todos os trabalhos, o seu uso isolado ou associado, foi capaz de promover a cura completa do tumor, sem que ocorresse recidiva, além de ter sido eficaz e seguro, pois apresentou poucos efeitos adversos em relação aos demais antineoplásicos.

     

     

  • Palavras-chave
  • Cães, Neoplasia, Tratamento, Tumor Venéreo Transmissível, Sulfato de Vincristina
  • Área Temática
  • Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
Voltar Download

A SEMAMBRA é organizada pelo Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho, de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), junto a alunos e professores voluntários do curso, e ocorre anualmente em nossa Faculdade de Veterinária UFF e Fazenda Escola Cachoeiras de Macacu. Em sua 43ª edição foi realizada a II Mostra de Trabalhos, com resumos de cunho acadêmico-científico e apresentação dos mesmos. Esta é a segunda edição da "Mostra de trabalhos" e primeira com Anais do evento. 

 

A comissão organizadora e científica agradece a todos pela participação, dedicação e comprometimento em fazer deste evento cada vez maior. 

1. A inscrição dos trabalhos deverá ser feita através da plataforma Doity no endereço eletrônico a ser disponibilizado a partir do dia 05/10/2020 em: http://semambra.sites.uff.br/ na aba Trabalhos. Não serão aceitos trabalhos enviados por qualquer outro meio.


2. O autor que submeter o trabalho deverá estar com a inscrição paga no momento da submissão e deverá colocar o número de inscrição gerado pela plataforma para validação do envio.


3. Só serão aceitos trabalhos escritos em língua portuguesa.


4. O prazo final para submissão dos trabalhos científicos será 16/10/2020.


5. O texto do trabalho deverá ser corrido, sem interrupções do seu conteúdo; não deve exceder 2.500 caracteres com espaços; limite de 250 caracteres para o título. Não serão permitidos gráficos e/ou tabelas no texto de submissão. O texto deverá conter:
5.1. Introdução
5.2. Objetivo
5.3. Metodologia
5.4. Resultados e Conclusão.


6. Serão aceitos trabalhos científicos, estudos prospectivos ou retrospectivos, relatos de caso com valor para a comunidade científica, revisões de literatura e projetos de ensino.


7. Cada autor pode submeter um máximo de 2 resumos por inscrição.
7.1. Será permitido um número máximo de 09 Co-autores, totalizando com o autor principal, o máximo de 10 participantes em cada trabalho.


8. O autor principal deverá optar sobre a ÁREA de submissão do resumo conforme abaixo:
8.1. Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
8.2. Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
8.3. Sanidade Avícola
8.4. Medicina Veterinária de Animais Selvagens
8.5. Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
8.6. Saúde Única


9. A apresentação será no formato remoto, através da plataforma Stream Yard, na modalidade SLIDE, e será transmitida ao vivo para o YouTube. Os links para ingresso na plataforma serão disponibilizados aos autores que tiverem seus trabalhos aceitos no dia 23/10/2020,
véspera da apresentação.


10. Julgamento: os trabalhos aceitos serão avaliados nos dias 24/10/2020 e 25/10/2020 (horário a ser informado no corpo do e-mail de aceite) pela Banca Avaliadora. A decisão final desta é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.


11. Resultado: os trabalhos aprovados serão divulgados no dia 19/10/2020. O autor receberá a informação de aprovação do trabalho pelo endereço eletrônico cadastrado no ato de submissão pela plataforma Doity.

  • Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
  • Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
  • Sanidade Avícola
  • Medicina Veterinária de Animais Selvagens
  • Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
  • Saúde Única

Comissão Organizadora

SEMAMBRA

Comissão Científica

André Luís Rios Rodrigues
Claudia Emília Teixeira
Glenio Piran Dal Magro
Luciano Antunes Barros

 

Organização SEMAMBRA

organizacaosemambra@gmail.com

 

Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho (DAVBF)

vitalbrazilfilho.da@id.uff.br