A maior parte das cirurgias ortopédicas é considerada moderada a intensamente dolorosa (JOHNSON; HULSE, 2005). Uma abordagem anestésica multimodal, que implica no uso concomitante de diversas categorias de fármacos, é preferível ao uso de um único fármaco. O presente trabalho tem como objetivo relatar um caso de um paciente politraumatizado submetido à cirurgia ortopédica sugerindo um protocolo e técnica anestésica, bem como discorrer sobre o controle da dor perioperatória. Um felino, fêmea, pelo curto brasileiro, 3,4 kg, de aproximadamente 11 meses de idade, ASA 3 foi submetido ao procedimento cirúrgico ortopédico de osteossíntese de tíbia bilateral.Após a estabilização primária do felino foi realizado o procedimento cirúrgico. Para a medicação pré anestésica optou-se pela dexmedetomidina (8 mcg/kg), cetamina (5mg/kg) e metadona na dose de 0,2 mg/kg. Na indução foi utilizado propofol (1 mg/kg). Após a indução foi realizado bloqueio periglótico com lidocaína (0,2ml). Com intuito de promover analgesia e relaxamento muscular foi efetuado o bloqueio peridural lombossacro com bupivacaína 0,5% (0,2ml/kg) e morfina (0,1mg/kg). Para proporcionar uma analgesia complementar no transoperatório foi realizado uma infusão contínua de adjuvantes analgésicos com a dexmedetomidina (1 mcg/kg/h), cetamina (1 mg/kg/h) e fentanil (2,5 mcg/kg/h), até uma hora e dez minutos de procedimento cirúrgico. A manutenção anestésica foi feita por via inalatória com isoflurano, entretanto só foi necessário utilizar o gás após uma hora e cinquenta minutos de procedimento, uma vez que o paciente foi dissociado pela medicação pré-anestésica. O procedimento anestésico foi realizado em aproximadamente 2 horas. Os parâmetros avaliados, como frequência cardíaca, frequência respiratória, pressão arterial (mensurada por método não invasivo) e saturação parcial de oxigênio, não tiveram alterações significativas. O paciente se manteve estável e sem a necessidade de resgate analgésico. A recuperação anestésica ocorreu de forma tranquila e em 15 minutos o animal estava acordado, consciente e sem apresentar sinais de dor. A anestesia parcial intravenosa associada ao bloqueio locorregional, utilizados neste caso, demonstra ser protocolo com uma grande gama de indicações e uma técnica alternativa, com altos índices de sucesso e uma analgesia transoperatória em animais submetidos à cirurgia ortopédica.
A SEMAMBRA é organizada pelo Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho, de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), junto a alunos e professores voluntários do curso, e ocorre anualmente em nossa Faculdade de Veterinária UFF e Fazenda Escola Cachoeiras de Macacu. Em sua 43ª edição foi realizada a II Mostra de Trabalhos, com resumos de cunho acadêmico-científico e apresentação dos mesmos. Esta é a segunda edição da "Mostra de trabalhos" e primeira com Anais do evento.
A comissão organizadora e científica agradece a todos pela participação, dedicação e comprometimento em fazer deste evento cada vez maior.
1. A inscrição dos trabalhos deverá ser feita através da plataforma Doity no endereço eletrônico a ser disponibilizado a partir do dia 05/10/2020 em: http://semambra.sites.uff.br/ na aba Trabalhos. Não serão aceitos trabalhos enviados por qualquer outro meio.
2. O autor que submeter o trabalho deverá estar com a inscrição paga no momento da submissão e deverá colocar o número de inscrição gerado pela plataforma para validação do envio.
3. Só serão aceitos trabalhos escritos em língua portuguesa.
4. O prazo final para submissão dos trabalhos científicos será 16/10/2020.
5. O texto do trabalho deverá ser corrido, sem interrupções do seu conteúdo; não deve exceder 2.500 caracteres com espaços; limite de 250 caracteres para o título. Não serão permitidos gráficos e/ou tabelas no texto de submissão. O texto deverá conter:
5.1. Introdução
5.2. Objetivo
5.3. Metodologia
5.4. Resultados e Conclusão.
6. Serão aceitos trabalhos científicos, estudos prospectivos ou retrospectivos, relatos de caso com valor para a comunidade científica, revisões de literatura e projetos de ensino.
7. Cada autor pode submeter um máximo de 2 resumos por inscrição.
7.1. Será permitido um número máximo de 09 Co-autores, totalizando com o autor principal, o máximo de 10 participantes em cada trabalho.
8. O autor principal deverá optar sobre a ÁREA de submissão do resumo conforme abaixo:
8.1. Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
8.2. Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
8.3. Sanidade Avícola
8.4. Medicina Veterinária de Animais Selvagens
8.5. Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
8.6. Saúde Única
9. A apresentação será no formato remoto, através da plataforma Stream Yard, na modalidade SLIDE, e será transmitida ao vivo para o YouTube. Os links para ingresso na plataforma serão disponibilizados aos autores que tiverem seus trabalhos aceitos no dia 23/10/2020,
véspera da apresentação.
10. Julgamento: os trabalhos aceitos serão avaliados nos dias 24/10/2020 e 25/10/2020 (horário a ser informado no corpo do e-mail de aceite) pela Banca Avaliadora. A decisão final desta é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.
11. Resultado: os trabalhos aprovados serão divulgados no dia 19/10/2020. O autor receberá a informação de aprovação do trabalho pelo endereço eletrônico cadastrado no ato de submissão pela plataforma Doity.
Comissão Organizadora
SEMAMBRA
Comissão Científica
André Luís Rios Rodrigues
Claudia Emília Teixeira
Glenio Piran Dal Magro
Luciano Antunes Barros
Organização SEMAMBRA
organizacaosemambra@gmail.com
Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho (DAVBF)
vitalbrazilfilho.da@id.uff.br