OZONIOTERAPIA NA OTIMIZAÇÃO DA CONSOLIDAÇÃO DE FRATURA EM CÔNDILO LATERAL E FISE TIBIAL PROXIMAL DE EQUINO: RELATO DE CASO

  • Autor
  • Julia Araujo Huguet da Silva
  • Co-autores
  • Domethila Mariano de Souza Aguiar dos Santos , Fernanda Calmon Blanc , Marcos Vinicius Dias Rosa , Camila Silva Costa Ferreira , Suelen Adriani Marques , Aline Emerim Pinna
  • Resumo
  •  

    Potros apresentam alta vulnerabilidade a lesões por colisão, impacto com outros cavalos e quedas. A avaliação ortopédica é crítica e inclui observação de processos inflamatórios. A lesão pode ser localizada por radiografia e ultrassonografia. O tratamento pode ser conservador, com imobilização e anti-inflamatórios, e, em casos severos, é recomendada a estabilização cirúrgica. A Ozonioterapia é uma opção de baixo custo e sem efeitos colaterais quando usada corretamente. Essa terapia possui efeito cicatrizante, antimicrobiano e analgésico, melhora a perfusão sanguínea, a oxigenação, a produção de enzimas antioxidantes, ativa e modula o sistema imune, e cria um ambiente ideal para o reparo tecidual. Esse relato tem como objetivo avaliar a eficácia da Ozonioterapia na otimização da consolidação óssea de um muar. O muar, macho, de 4 meses, da Fazenda do Instituto Vital Brazil – Cachoeiras de Macacu/RJ, apresentou claudicação grau 3 (0 a 4), dificuldade de apoiar o membro, edema e aumento de temperatura na região da articulação fêmuro-tíbio-patelar, dor e crepitação. Foi realizado exame radiográfico, com equipamento Cuattro Slate 2, na posição antero-posterior da articulação fêmuro-tíbio-patelar, com resultado sugestivo de fratura simples oblíqua de côndilo proximal lateral da tíbia, fratura simples transversa da fise proximal tibial com deslocamento dorsal e intensa reação de tecido mole no membro posterior direito. Foi estipulada Ozonioterapia, por estimular o reparo tecidual por induzir a produção de enzimas antioxidantes e cicatrização pela produção de citocinas. O tratamento foi realizado duas vezes na semana, por seis semanas, pela via intra-retal na dose de 21mcg de O3/mL de O2 em um volume de 500mL e via subcutânea 15mcg de O3/mL de O2 em um volume de 20mL na região perilesional. A mistura dos gases foi obtida a partir do gerador de ozônio da marca Ozone & Life modelo O&L 1.5RM (Brasil). Duas semanas após o início da terapia, o muar apresentou melhora do quadro, ausência de claudicação, diminuição do edema, calor e crepitação local. Uma nova radiografia, ao final do tratamento, demonstrou consolidação da fratura e remodelação óssea com preservação de linha metafisária, regressão da reação de tecido mole e ausência de calo ósseo exacerbado. É necessário elucidar a atuação exata do ozônio no reparo ósseo. Porém, esse relato mostra que a Ozonioterapia é uma opção benéfica, sem efeitos deletérios e de baixo custo no tratamento de fraturas.

  • Palavras-chave
  • ortopedia, fratura, muar, ozonioterapia
  • Área Temática
  • Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
Voltar Download

A SEMAMBRA é organizada pelo Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho, de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), junto a alunos e professores voluntários do curso, e ocorre anualmente em nossa Faculdade de Veterinária UFF e Fazenda Escola Cachoeiras de Macacu. Em sua 43ª edição foi realizada a II Mostra de Trabalhos, com resumos de cunho acadêmico-científico e apresentação dos mesmos. Esta é a segunda edição da "Mostra de trabalhos" e primeira com Anais do evento. 

 

A comissão organizadora e científica agradece a todos pela participação, dedicação e comprometimento em fazer deste evento cada vez maior. 

1. A inscrição dos trabalhos deverá ser feita através da plataforma Doity no endereço eletrônico a ser disponibilizado a partir do dia 05/10/2020 em: http://semambra.sites.uff.br/ na aba Trabalhos. Não serão aceitos trabalhos enviados por qualquer outro meio.


2. O autor que submeter o trabalho deverá estar com a inscrição paga no momento da submissão e deverá colocar o número de inscrição gerado pela plataforma para validação do envio.


3. Só serão aceitos trabalhos escritos em língua portuguesa.


4. O prazo final para submissão dos trabalhos científicos será 16/10/2020.


5. O texto do trabalho deverá ser corrido, sem interrupções do seu conteúdo; não deve exceder 2.500 caracteres com espaços; limite de 250 caracteres para o título. Não serão permitidos gráficos e/ou tabelas no texto de submissão. O texto deverá conter:
5.1. Introdução
5.2. Objetivo
5.3. Metodologia
5.4. Resultados e Conclusão.


6. Serão aceitos trabalhos científicos, estudos prospectivos ou retrospectivos, relatos de caso com valor para a comunidade científica, revisões de literatura e projetos de ensino.


7. Cada autor pode submeter um máximo de 2 resumos por inscrição.
7.1. Será permitido um número máximo de 09 Co-autores, totalizando com o autor principal, o máximo de 10 participantes em cada trabalho.


8. O autor principal deverá optar sobre a ÁREA de submissão do resumo conforme abaixo:
8.1. Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
8.2. Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
8.3. Sanidade Avícola
8.4. Medicina Veterinária de Animais Selvagens
8.5. Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
8.6. Saúde Única


9. A apresentação será no formato remoto, através da plataforma Stream Yard, na modalidade SLIDE, e será transmitida ao vivo para o YouTube. Os links para ingresso na plataforma serão disponibilizados aos autores que tiverem seus trabalhos aceitos no dia 23/10/2020,
véspera da apresentação.


10. Julgamento: os trabalhos aceitos serão avaliados nos dias 24/10/2020 e 25/10/2020 (horário a ser informado no corpo do e-mail de aceite) pela Banca Avaliadora. A decisão final desta é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.


11. Resultado: os trabalhos aprovados serão divulgados no dia 19/10/2020. O autor receberá a informação de aprovação do trabalho pelo endereço eletrônico cadastrado no ato de submissão pela plataforma Doity.

  • Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
  • Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
  • Sanidade Avícola
  • Medicina Veterinária de Animais Selvagens
  • Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
  • Saúde Única

Comissão Organizadora

SEMAMBRA

Comissão Científica

André Luís Rios Rodrigues
Claudia Emília Teixeira
Glenio Piran Dal Magro
Luciano Antunes Barros

 

Organização SEMAMBRA

organizacaosemambra@gmail.com

 

Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho (DAVBF)

vitalbrazilfilho.da@id.uff.br