Equinos atletas de salto podem sofrer lesões locomotoras pelas intensas cargas que seus ligamentos, tendões e ossos são submetidos. No entanto, métodos conservadores e cirúrgicos não reparam completamente as lesões ligamentares. A Kinesio Taping® é usada para acessar e tratar lesões de tendões e ligamentos. A eletroacupuntura é um método de estimulação de acupontos que passam uma corrente elétrica por agulhas em locais pré-definidos. As agulhas são eletro-estimuladas com uma potência ajustada de acordo com a tolerância do animal, para obter estimulação vigorosa e prolongada. Esse relato tem como objetivo avaliar a eficácia da associação da eletroacupuntura ao Kinesio Taping® na reabilitação de um equino em rotina de salto. O animal apresentou claudicação grau 3 (0 a 4), edema difuso e sensibilidade medial na articulação tíbio-tarso-metatársica direita. A radiografia nas posições plantaroproximal-plantaro distal (Skyline) e posição lateral observou fragmento no aspecto medial do Talus próximo ao sustentáculo e reação de proliferação óssea medial no Calcâneo, provavelmente causada por estresse na inserção do retináculo. Na ultrassonografia, foi observada área de líquido livre periarticular e alterações sugestivas de tenossinovite. Estabelecemos tratamento com eletroacupuntura e Kinesio Taping®, visando analgesia e regeneração tecidual. Os acupontos VB30, VB34, B23, B25 foram estimulados com agulhas de acupuntura 0,25x30mm associados ao método de “cercar o dragão”, inserindo agulhas ao redor da lesão visando analgesia. Foi utilizada a eletroacupuntura na frequência de 2Hz (baixa) e intensidade de corrente de 1mA, aparelho Sikuro (DS100CBM Ltda, Brasil), durante 15 minutos, uma vez por semana, por 4 semanas. A eletroacupuntura de baixa frequência estimula a liberação de ß-endorfinas, promovendo analgesia de longa duração. Ao término de cada sessão foi aplicado o Kinesio Taping®, que permaneceu aderido à pele entre dois a três dias. Após duas semanas, houve redução do edema local, melhora da marcha e alívio da dor. Ao final do tratamento, houve redução do líquido livre periarticular, diminuição da tenossinovite, ausência de claudicação ao passo e ao trote, e retorno do animal à atividade atlética. O presente relato demonstrou que o uso associado da eletroacupuntura de baixa frequência ao Kinesio Taping® foi eficaz na reabilitação do equino. Essas técnicas correlacionadas não apresentaram efeitos colaterais, sendo seguras para o tratamento desse tipo de lesão.
A SEMAMBRA é organizada pelo Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho, de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), junto a alunos e professores voluntários do curso, e ocorre anualmente em nossa Faculdade de Veterinária UFF e Fazenda Escola Cachoeiras de Macacu. Em sua 43ª edição foi realizada a II Mostra de Trabalhos, com resumos de cunho acadêmico-científico e apresentação dos mesmos. Esta é a segunda edição da "Mostra de trabalhos" e primeira com Anais do evento.
A comissão organizadora e científica agradece a todos pela participação, dedicação e comprometimento em fazer deste evento cada vez maior.
1. A inscrição dos trabalhos deverá ser feita através da plataforma Doity no endereço eletrônico a ser disponibilizado a partir do dia 05/10/2020 em: http://semambra.sites.uff.br/ na aba Trabalhos. Não serão aceitos trabalhos enviados por qualquer outro meio.
2. O autor que submeter o trabalho deverá estar com a inscrição paga no momento da submissão e deverá colocar o número de inscrição gerado pela plataforma para validação do envio.
3. Só serão aceitos trabalhos escritos em língua portuguesa.
4. O prazo final para submissão dos trabalhos científicos será 16/10/2020.
5. O texto do trabalho deverá ser corrido, sem interrupções do seu conteúdo; não deve exceder 2.500 caracteres com espaços; limite de 250 caracteres para o título. Não serão permitidos gráficos e/ou tabelas no texto de submissão. O texto deverá conter:
5.1. Introdução
5.2. Objetivo
5.3. Metodologia
5.4. Resultados e Conclusão.
6. Serão aceitos trabalhos científicos, estudos prospectivos ou retrospectivos, relatos de caso com valor para a comunidade científica, revisões de literatura e projetos de ensino.
7. Cada autor pode submeter um máximo de 2 resumos por inscrição.
7.1. Será permitido um número máximo de 09 Co-autores, totalizando com o autor principal, o máximo de 10 participantes em cada trabalho.
8. O autor principal deverá optar sobre a ÁREA de submissão do resumo conforme abaixo:
8.1. Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
8.2. Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
8.3. Sanidade Avícola
8.4. Medicina Veterinária de Animais Selvagens
8.5. Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
8.6. Saúde Única
9. A apresentação será no formato remoto, através da plataforma Stream Yard, na modalidade SLIDE, e será transmitida ao vivo para o YouTube. Os links para ingresso na plataforma serão disponibilizados aos autores que tiverem seus trabalhos aceitos no dia 23/10/2020,
véspera da apresentação.
10. Julgamento: os trabalhos aceitos serão avaliados nos dias 24/10/2020 e 25/10/2020 (horário a ser informado no corpo do e-mail de aceite) pela Banca Avaliadora. A decisão final desta é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.
11. Resultado: os trabalhos aprovados serão divulgados no dia 19/10/2020. O autor receberá a informação de aprovação do trabalho pelo endereço eletrônico cadastrado no ato de submissão pela plataforma Doity.
Comissão Organizadora
SEMAMBRA
Comissão Científica
André Luís Rios Rodrigues
Claudia Emília Teixeira
Glenio Piran Dal Magro
Luciano Antunes Barros
Organização SEMAMBRA
organizacaosemambra@gmail.com
Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho (DAVBF)
vitalbrazilfilho.da@id.uff.br