ELETROACUPUNTURA E KINESIO TAPING® NA REABILITAÇÃO DO CAVALO ATLETA: RELATO DE CASO

  • Autor
  • Domethila Mariano de Souza Aguiar dos Santos
  • Co-autores
  • Julia Araújo Huguet da Silva , Fernanda Calmon Blanc , Camila Silva Costa Ferreira , Suelen Adriani Marques , Aline Emerim Pinna
  • Resumo
  •  

    Equinos atletas de salto podem sofrer lesões locomotoras pelas intensas cargas que seus ligamentos, tendões e ossos são submetidos. No entanto, métodos conservadores e cirúrgicos não reparam completamente as lesões ligamentares. A Kinesio Taping® é usada para acessar e tratar lesões de tendões e ligamentos. A eletroacupuntura é um método de estimulação de acupontos que passam uma corrente elétrica por agulhas em locais pré-definidos. As agulhas são eletro-estimuladas com uma potência ajustada de acordo com a tolerância do animal, para obter estimulação vigorosa e prolongada. Esse relato tem como objetivo avaliar a eficácia da associação da eletroacupuntura ao Kinesio Taping® na reabilitação de um equino em rotina de salto. O animal apresentou claudicação grau 3 (0 a 4), edema difuso e sensibilidade medial na articulação tíbio-tarso-metatársica direita. A radiografia nas posições plantaroproximal-plantaro distal (Skyline) e posição lateral observou fragmento no aspecto medial do Talus próximo ao sustentáculo e reação de proliferação óssea medial no Calcâneo, provavelmente causada por estresse na inserção do retináculo. Na ultrassonografia, foi observada área de líquido livre periarticular e alterações sugestivas de tenossinovite. Estabelecemos tratamento com eletroacupuntura e Kinesio Taping®, visando analgesia e regeneração tecidual. Os acupontos VB30, VB34, B23, B25 foram estimulados com agulhas de acupuntura 0,25x30mm associados ao método de “cercar o dragão”, inserindo agulhas ao redor da lesão visando analgesia. Foi utilizada a eletroacupuntura na frequência de 2Hz (baixa) e intensidade de corrente de 1mA, aparelho Sikuro (DS100CBM Ltda, Brasil), durante 15 minutos, uma vez por semana, por 4 semanas. A eletroacupuntura de baixa frequência estimula a liberação de ß-endorfinas, promovendo analgesia de longa duração. Ao término de cada sessão foi aplicado o Kinesio Taping®, que permaneceu aderido à pele entre dois a três dias. Após duas semanas, houve redução do edema local, melhora da marcha e alívio da dor. Ao final do tratamento, houve redução do líquido livre periarticular, diminuição da tenossinovite, ausência de claudicação ao passo e ao trote, e retorno do animal à atividade atlética. O presente relato demonstrou que o uso associado da eletroacupuntura de baixa frequência ao Kinesio Taping® foi eficaz na reabilitação do equino. Essas técnicas correlacionadas não apresentaram efeitos colaterais, sendo seguras para o tratamento desse tipo de lesão.

  • Palavras-chave
  • acupuntura, bandagem, equino, salto
  • Área Temática
  • Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
Voltar Download

A SEMAMBRA é organizada pelo Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho, de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), junto a alunos e professores voluntários do curso, e ocorre anualmente em nossa Faculdade de Veterinária UFF e Fazenda Escola Cachoeiras de Macacu. Em sua 43ª edição foi realizada a II Mostra de Trabalhos, com resumos de cunho acadêmico-científico e apresentação dos mesmos. Esta é a segunda edição da "Mostra de trabalhos" e primeira com Anais do evento. 

 

A comissão organizadora e científica agradece a todos pela participação, dedicação e comprometimento em fazer deste evento cada vez maior. 

1. A inscrição dos trabalhos deverá ser feita através da plataforma Doity no endereço eletrônico a ser disponibilizado a partir do dia 05/10/2020 em: http://semambra.sites.uff.br/ na aba Trabalhos. Não serão aceitos trabalhos enviados por qualquer outro meio.


2. O autor que submeter o trabalho deverá estar com a inscrição paga no momento da submissão e deverá colocar o número de inscrição gerado pela plataforma para validação do envio.


3. Só serão aceitos trabalhos escritos em língua portuguesa.


4. O prazo final para submissão dos trabalhos científicos será 16/10/2020.


5. O texto do trabalho deverá ser corrido, sem interrupções do seu conteúdo; não deve exceder 2.500 caracteres com espaços; limite de 250 caracteres para o título. Não serão permitidos gráficos e/ou tabelas no texto de submissão. O texto deverá conter:
5.1. Introdução
5.2. Objetivo
5.3. Metodologia
5.4. Resultados e Conclusão.


6. Serão aceitos trabalhos científicos, estudos prospectivos ou retrospectivos, relatos de caso com valor para a comunidade científica, revisões de literatura e projetos de ensino.


7. Cada autor pode submeter um máximo de 2 resumos por inscrição.
7.1. Será permitido um número máximo de 09 Co-autores, totalizando com o autor principal, o máximo de 10 participantes em cada trabalho.


8. O autor principal deverá optar sobre a ÁREA de submissão do resumo conforme abaixo:
8.1. Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
8.2. Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
8.3. Sanidade Avícola
8.4. Medicina Veterinária de Animais Selvagens
8.5. Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
8.6. Saúde Única


9. A apresentação será no formato remoto, através da plataforma Stream Yard, na modalidade SLIDE, e será transmitida ao vivo para o YouTube. Os links para ingresso na plataforma serão disponibilizados aos autores que tiverem seus trabalhos aceitos no dia 23/10/2020,
véspera da apresentação.


10. Julgamento: os trabalhos aceitos serão avaliados nos dias 24/10/2020 e 25/10/2020 (horário a ser informado no corpo do e-mail de aceite) pela Banca Avaliadora. A decisão final desta é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.


11. Resultado: os trabalhos aprovados serão divulgados no dia 19/10/2020. O autor receberá a informação de aprovação do trabalho pelo endereço eletrônico cadastrado no ato de submissão pela plataforma Doity.

  • Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
  • Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
  • Sanidade Avícola
  • Medicina Veterinária de Animais Selvagens
  • Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
  • Saúde Única

Comissão Organizadora

SEMAMBRA

Comissão Científica

André Luís Rios Rodrigues
Claudia Emília Teixeira
Glenio Piran Dal Magro
Luciano Antunes Barros

 

Organização SEMAMBRA

organizacaosemambra@gmail.com

 

Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho (DAVBF)

vitalbrazilfilho.da@id.uff.br