A urolitíase é uma afecção comum em cães e gatos classificada com alta incidência na prática clinica. O estudo analisou um protocolo anestésico com maropitant, a fim de fornecer analgesia adjuvante. De acordo com a literatura, esse fármaco pode proporcionar qualidade na recuperação anestésica, analgesia visceral por ação no gânglio da raiz dorsal e corno dorsal da medula espinhal, e uma diminuição de anestésicos inalatórios. O presente relato trata-se de um cão, da raça Shitzu, macho, de seis anos de idade, submetido ao procedimento cirúrgico de cistostomia devido ao quadro de cistite acompanhada de múltiplas urolitíases de até 0,3 centímetros e uma presente em uretra peniana. Na avaliação pré-anestésica, o animal apresentou uma frequência cardíaca de 96 bpm, frequência respiratória de 76 rpm, pressão arterial 220 mmHg, tempo de preenchimento capilar 2 segundos, ausculta cardíaca e pulmonar normais, pulso cheio e rítmico e com nível de consciência plena. Como reflexo das observações, aplicou-se na medicação pré anestésica (MPA) acepran 0,2% (0,03mg/kg) e metadona (0,3mg/kg), intramuscular. Na indução anestésica, foi feito 2,5 ml de propofol, lidocaína (2,0 mg/kg) e fentanil (2,5mcg/kg), por via intravenosa. Logo após se deu início a anestesia geral inalatória com isoflurano. Em seguida, realizou-se anestesia locorregional com bloqueio epidural com lidocaína 2% (0,2ml/kg). Posteriormente, administrou-se um bolus intravenoso de magnésio 30mg/kg em 15 minutos. A fim de obter uma analgesia consistente no transoperatório, fez-se uma infusão contínua com fármacos adjuvantes contendo fentanil (2,5 mcg/kg/hr), lidocaína (2mg/kg/hr), magnésio (30 mg/kg/hr) e maropitant (1mg/kg/hr). O maropitant, associado aos demais fármacos, trouxe um ótimo conforto no trans e pós operatório, na qual o animal se manteve com os parâmetros estáveis durante o procedimento cirúrgico. A pressão arterial média se manteve em torno de 70 mmHg e frequência cardíaca em 75 bpm. Com isso, podemos concluir que o maropitant associado aos fármacos adjuvantes, reflete uma ótima analgesia, pois o animal finalizou a cirurgia com os parâmetros normais, sem precisar de resgate anestésico e com um pós cirúrgico imediato livre de dor.
A SEMAMBRA é organizada pelo Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho, de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), junto a alunos e professores voluntários do curso, e ocorre anualmente em nossa Faculdade de Veterinária UFF e Fazenda Escola Cachoeiras de Macacu. Em sua 43ª edição foi realizada a II Mostra de Trabalhos, com resumos de cunho acadêmico-científico e apresentação dos mesmos. Esta é a segunda edição da "Mostra de trabalhos" e primeira com Anais do evento.
A comissão organizadora e científica agradece a todos pela participação, dedicação e comprometimento em fazer deste evento cada vez maior.
1. A inscrição dos trabalhos deverá ser feita através da plataforma Doity no endereço eletrônico a ser disponibilizado a partir do dia 05/10/2020 em: http://semambra.sites.uff.br/ na aba Trabalhos. Não serão aceitos trabalhos enviados por qualquer outro meio.
2. O autor que submeter o trabalho deverá estar com a inscrição paga no momento da submissão e deverá colocar o número de inscrição gerado pela plataforma para validação do envio.
3. Só serão aceitos trabalhos escritos em língua portuguesa.
4. O prazo final para submissão dos trabalhos científicos será 16/10/2020.
5. O texto do trabalho deverá ser corrido, sem interrupções do seu conteúdo; não deve exceder 2.500 caracteres com espaços; limite de 250 caracteres para o título. Não serão permitidos gráficos e/ou tabelas no texto de submissão. O texto deverá conter:
5.1. Introdução
5.2. Objetivo
5.3. Metodologia
5.4. Resultados e Conclusão.
6. Serão aceitos trabalhos científicos, estudos prospectivos ou retrospectivos, relatos de caso com valor para a comunidade científica, revisões de literatura e projetos de ensino.
7. Cada autor pode submeter um máximo de 2 resumos por inscrição.
7.1. Será permitido um número máximo de 09 Co-autores, totalizando com o autor principal, o máximo de 10 participantes em cada trabalho.
8. O autor principal deverá optar sobre a ÁREA de submissão do resumo conforme abaixo:
8.1. Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
8.2. Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
8.3. Sanidade Avícola
8.4. Medicina Veterinária de Animais Selvagens
8.5. Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
8.6. Saúde Única
9. A apresentação será no formato remoto, através da plataforma Stream Yard, na modalidade SLIDE, e será transmitida ao vivo para o YouTube. Os links para ingresso na plataforma serão disponibilizados aos autores que tiverem seus trabalhos aceitos no dia 23/10/2020,
véspera da apresentação.
10. Julgamento: os trabalhos aceitos serão avaliados nos dias 24/10/2020 e 25/10/2020 (horário a ser informado no corpo do e-mail de aceite) pela Banca Avaliadora. A decisão final desta é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.
11. Resultado: os trabalhos aprovados serão divulgados no dia 19/10/2020. O autor receberá a informação de aprovação do trabalho pelo endereço eletrônico cadastrado no ato de submissão pela plataforma Doity.
Comissão Organizadora
SEMAMBRA
Comissão Científica
André Luís Rios Rodrigues
Claudia Emília Teixeira
Glenio Piran Dal Magro
Luciano Antunes Barros
Organização SEMAMBRA
organizacaosemambra@gmail.com
Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho (DAVBF)
vitalbrazilfilho.da@id.uff.br