PROTOCOLO ANESTÉSICO COM MAROPITANT EM CISTOSTOMIA : RELATO DE CASO

  • Autor
  • Karen Pinheiro dos Santos Martins
  • Co-autores
  • Sâmella de Paula Augusto Barreto Pereira Ramos , Gustavo Nunes de Santana Castro
  • Resumo
  • A urolitíase é uma afecção comum em cães e gatos classificada com alta incidência na prática clinica. O estudo analisou um protocolo anestésico com maropitant, a fim de fornecer analgesia adjuvante. De acordo com a literatura, esse fármaco pode proporcionar qualidade na recuperação anestésica, analgesia visceral por ação no gânglio da raiz dorsal e corno dorsal da medula espinhal, e uma diminuição de anestésicos inalatórios. O presente relato trata-se de um cão, da raça Shitzu, macho, de seis anos de idade, submetido ao procedimento cirúrgico de cistostomia devido ao quadro de cistite acompanhada de múltiplas urolitíases de até 0,3 centímetros e uma presente em uretra peniana. Na avaliação pré-anestésica, o animal apresentou uma frequência cardíaca de 96 bpm, frequência respiratória de 76 rpm, pressão arterial 220 mmHg, tempo de preenchimento capilar 2 segundos, ausculta cardíaca e pulmonar normais, pulso cheio e rítmico e com nível de consciência plena. Como reflexo das observações, aplicou-se na medicação pré anestésica (MPA) acepran 0,2% (0,03mg/kg) e metadona (0,3mg/kg), intramuscular. Na indução anestésica, foi feito 2,5 ml de propofol, lidocaína (2,0 mg/kg) e fentanil (2,5mcg/kg), por via intravenosa. Logo após se deu início a anestesia geral inalatória com isoflurano. Em seguida, realizou-se anestesia locorregional com bloqueio epidural com lidocaína 2% (0,2ml/kg). Posteriormente, administrou-se um bolus intravenoso de magnésio 30mg/kg em 15 minutos. A fim de obter uma analgesia consistente no transoperatório, fez-se uma infusão contínua com fármacos adjuvantes contendo fentanil (2,5 mcg/kg/hr), lidocaína (2mg/kg/hr), magnésio (30 mg/kg/hr) e maropitant (1mg/kg/hr). O maropitant, associado aos demais fármacos, trouxe um ótimo conforto no trans e pós operatório, na qual o animal se manteve com os parâmetros estáveis durante o procedimento cirúrgico. A pressão arterial média se manteve em torno de 70 mmHg e frequência cardíaca em 75 bpm. Com isso, podemos concluir que o maropitant associado aos fármacos adjuvantes, reflete uma ótima analgesia, pois o animal finalizou a cirurgia com os parâmetros normais, sem precisar de resgate anestésico e com um pós cirúrgico imediato livre de dor.

     

  • Palavras-chave
  • Analgesia transoperatoria; nocicepção; fármacos adjuvantes
  • Área Temática
  • Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
Voltar Download

A SEMAMBRA é organizada pelo Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho, de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), junto a alunos e professores voluntários do curso, e ocorre anualmente em nossa Faculdade de Veterinária UFF e Fazenda Escola Cachoeiras de Macacu. Em sua 43ª edição foi realizada a II Mostra de Trabalhos, com resumos de cunho acadêmico-científico e apresentação dos mesmos. Esta é a segunda edição da "Mostra de trabalhos" e primeira com Anais do evento. 

 

A comissão organizadora e científica agradece a todos pela participação, dedicação e comprometimento em fazer deste evento cada vez maior. 

1. A inscrição dos trabalhos deverá ser feita através da plataforma Doity no endereço eletrônico a ser disponibilizado a partir do dia 05/10/2020 em: http://semambra.sites.uff.br/ na aba Trabalhos. Não serão aceitos trabalhos enviados por qualquer outro meio.


2. O autor que submeter o trabalho deverá estar com a inscrição paga no momento da submissão e deverá colocar o número de inscrição gerado pela plataforma para validação do envio.


3. Só serão aceitos trabalhos escritos em língua portuguesa.


4. O prazo final para submissão dos trabalhos científicos será 16/10/2020.


5. O texto do trabalho deverá ser corrido, sem interrupções do seu conteúdo; não deve exceder 2.500 caracteres com espaços; limite de 250 caracteres para o título. Não serão permitidos gráficos e/ou tabelas no texto de submissão. O texto deverá conter:
5.1. Introdução
5.2. Objetivo
5.3. Metodologia
5.4. Resultados e Conclusão.


6. Serão aceitos trabalhos científicos, estudos prospectivos ou retrospectivos, relatos de caso com valor para a comunidade científica, revisões de literatura e projetos de ensino.


7. Cada autor pode submeter um máximo de 2 resumos por inscrição.
7.1. Será permitido um número máximo de 09 Co-autores, totalizando com o autor principal, o máximo de 10 participantes em cada trabalho.


8. O autor principal deverá optar sobre a ÁREA de submissão do resumo conforme abaixo:
8.1. Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
8.2. Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
8.3. Sanidade Avícola
8.4. Medicina Veterinária de Animais Selvagens
8.5. Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
8.6. Saúde Única


9. A apresentação será no formato remoto, através da plataforma Stream Yard, na modalidade SLIDE, e será transmitida ao vivo para o YouTube. Os links para ingresso na plataforma serão disponibilizados aos autores que tiverem seus trabalhos aceitos no dia 23/10/2020,
véspera da apresentação.


10. Julgamento: os trabalhos aceitos serão avaliados nos dias 24/10/2020 e 25/10/2020 (horário a ser informado no corpo do e-mail de aceite) pela Banca Avaliadora. A decisão final desta é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.


11. Resultado: os trabalhos aprovados serão divulgados no dia 19/10/2020. O autor receberá a informação de aprovação do trabalho pelo endereço eletrônico cadastrado no ato de submissão pela plataforma Doity.

  • Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
  • Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
  • Sanidade Avícola
  • Medicina Veterinária de Animais Selvagens
  • Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
  • Saúde Única

Comissão Organizadora

SEMAMBRA

Comissão Científica

André Luís Rios Rodrigues
Claudia Emília Teixeira
Glenio Piran Dal Magro
Luciano Antunes Barros

 

Organização SEMAMBRA

organizacaosemambra@gmail.com

 

Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho (DAVBF)

vitalbrazilfilho.da@id.uff.br