A presença de helmintos intestinais em potros pode ocasionar distúrbios no trato gastrointestinal, resultando no aparecimento de sinais clínicos como: perda do apetite, fraqueza, prejuízos ao crescimento, enterite, obstrução e peritonite. Isto compromete o desenvolvimento, principalmente após o desmame, quando os potros estão sujeitos a mudanças na dieta e ambiente. O sistema de manejo e as condições ambientais tem um grande papel no controle da carga parasitária em potro, sendo indicado a realização de práticas como: rotação de pastos, separação de lotes, limpeza e desinfecção de baias e currais. Este trabalho destaca os principais helmintos intestinais de potros descritos na literatura. Logo após o nascimento, pode ocorrer infecção por Strongyloides westeri por via transmamária, pois as larvas atingem as glândulas mamárias da égua através da circulação sanguínea, podendo determinar nos potros um quadro discreto de enterite. O Parascaris equorum possui um ciclo que começa na ingestão de ovos presentes no ambiente. A eclosão de larvas ocorre no intestino, as quais atravessam a parede intestinal migrando pela corrente sanguínea até atingir o coração e pulmões, chegando no intestino delgado onde atingem a forma adulta, ocasionando casos de constipação, diarreia intermitente e cólica. O diagnóstico de infecção por S. westeri são baseados na observação de ovos embrionados nas fezes frescas de potros por métodos de flutuação. É indicado realizar a correta utilização de vermifugos, sendo necessario verificar a carga parasitária presente no animal através da contagem de OPG. O protocolo de vermifugação deve estar em concordância com o tipo de manejo realizado na propriedade, além da constante verificação dos seguintes aspectos: perda de peso, redução do crescimento, cólica e diarreia. O uso de vermífugos durante e após ao período de amamentação é de extrema importância para se evitar possíveis prejuízos ao desenvolvimento do potro.
A SEMAMBRA é organizada pelo Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho, de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), junto a alunos e professores voluntários do curso, e ocorre anualmente em nossa Faculdade de Veterinária UFF e Fazenda Escola Cachoeiras de Macacu. Em sua 43ª edição foi realizada a II Mostra de Trabalhos, com resumos de cunho acadêmico-científico e apresentação dos mesmos. Esta é a segunda edição da "Mostra de trabalhos" e primeira com Anais do evento.
A comissão organizadora e científica agradece a todos pela participação, dedicação e comprometimento em fazer deste evento cada vez maior.
1. A inscrição dos trabalhos deverá ser feita através da plataforma Doity no endereço eletrônico a ser disponibilizado a partir do dia 05/10/2020 em: http://semambra.sites.uff.br/ na aba Trabalhos. Não serão aceitos trabalhos enviados por qualquer outro meio.
2. O autor que submeter o trabalho deverá estar com a inscrição paga no momento da submissão e deverá colocar o número de inscrição gerado pela plataforma para validação do envio.
3. Só serão aceitos trabalhos escritos em língua portuguesa.
4. O prazo final para submissão dos trabalhos científicos será 16/10/2020.
5. O texto do trabalho deverá ser corrido, sem interrupções do seu conteúdo; não deve exceder 2.500 caracteres com espaços; limite de 250 caracteres para o título. Não serão permitidos gráficos e/ou tabelas no texto de submissão. O texto deverá conter:
5.1. Introdução
5.2. Objetivo
5.3. Metodologia
5.4. Resultados e Conclusão.
6. Serão aceitos trabalhos científicos, estudos prospectivos ou retrospectivos, relatos de caso com valor para a comunidade científica, revisões de literatura e projetos de ensino.
7. Cada autor pode submeter um máximo de 2 resumos por inscrição.
7.1. Será permitido um número máximo de 09 Co-autores, totalizando com o autor principal, o máximo de 10 participantes em cada trabalho.
8. O autor principal deverá optar sobre a ÁREA de submissão do resumo conforme abaixo:
8.1. Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
8.2. Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
8.3. Sanidade Avícola
8.4. Medicina Veterinária de Animais Selvagens
8.5. Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
8.6. Saúde Única
9. A apresentação será no formato remoto, através da plataforma Stream Yard, na modalidade SLIDE, e será transmitida ao vivo para o YouTube. Os links para ingresso na plataforma serão disponibilizados aos autores que tiverem seus trabalhos aceitos no dia 23/10/2020,
véspera da apresentação.
10. Julgamento: os trabalhos aceitos serão avaliados nos dias 24/10/2020 e 25/10/2020 (horário a ser informado no corpo do e-mail de aceite) pela Banca Avaliadora. A decisão final desta é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.
11. Resultado: os trabalhos aprovados serão divulgados no dia 19/10/2020. O autor receberá a informação de aprovação do trabalho pelo endereço eletrônico cadastrado no ato de submissão pela plataforma Doity.
Comissão Organizadora
SEMAMBRA
Comissão Científica
André Luís Rios Rodrigues
Claudia Emília Teixeira
Glenio Piran Dal Magro
Luciano Antunes Barros
Organização SEMAMBRA
organizacaosemambra@gmail.com
Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho (DAVBF)
vitalbrazilfilho.da@id.uff.br