A urolitíase é a causa mais recorrente de obstrução ureteral na clínica de pequenos animais, pode ocorrer devido a predisposição ou defeitos congênitos (INKELMANN, 2012). A anestesia multimodal é vantajosa quando aplicada à procedimentos de desobstrução ureteral e remoção de cálculo vesical. O objetivo deste trabalho é relatar o caso de cistotomia, uretrostomia e orquiectomia utilizando anestesia multimodal. Um canino macho, Pug, 12 kg deu entrada no hospital veterinário com histórico de cálculos vesical recorrentes. Optou-se por fazer medicação pré-anestésica utilizando cetamina (30 mg), dexmedetomidina (60 µg) e acepromazina (0,32 mg). O paciente foi então induzido com 20 mg de propofol. Após a indução ocorreu a intubação endotraqueal dando início a administração inalatória de isofluorano associado ao oxigênio a 100%. Deu-se início a infusão intravenosa de maropitant (1 mg/kg/hr) associado ao bloqueio peridural com lidocaína 2% (3 ml), esta impede a despolarização da membrana e a excitação e condução nervosa o que contribui para os efeitos antinociceptivos tendo ação de até duas horas, sendo ideal para cirurgias de duração curta. Passadas duas horas após o início da cirurgia, foi decidido que apenas a cistotomia aliada à sondagem não seria o suficiente, sendo estabelecido a realização de uretrostomia. Como o tempo de procedimento excedeu o período de ação da lidocaína, se iniciou infusão contínua de cetamina (1 mg/kg/hr), fentanil (25 µg/kg/hr) e lidocaína (2 mg/kg/hr), os quais que atuam em mecanismo de ação distintos com o objetivo de modular a dor intra e pós-cirúrgica e proporcionar recuperação da analgesia do paciente de forma mais confortável. Todo o procedimento cirúrgico durou aproximadamente 3 horas e 12 minutos e ao término do procedimento, o cão despertou de forma tranquila e foi transportado para a internação. Apesar do bloqueio epidural ser eficiente para esse tipo de procedimento, deve-se considerar a duração da cirurgia e o período de ação dos agentes utilizados, ocorrendo então a troca para infusão intravenosa de fármacos analgésicos, devido a inviabilidade de acessar o canal peridural no trans cirúrgico, a qual também se mostrou um método eficiente para realizar o manejo nociceptivo do paciente, mantendo-o com parâmetros estáveis.
A SEMAMBRA é organizada pelo Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho, de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), junto a alunos e professores voluntários do curso, e ocorre anualmente em nossa Faculdade de Veterinária UFF e Fazenda Escola Cachoeiras de Macacu. Em sua 43ª edição foi realizada a II Mostra de Trabalhos, com resumos de cunho acadêmico-científico e apresentação dos mesmos. Esta é a segunda edição da "Mostra de trabalhos" e primeira com Anais do evento.
A comissão organizadora e científica agradece a todos pela participação, dedicação e comprometimento em fazer deste evento cada vez maior.
1. A inscrição dos trabalhos deverá ser feita através da plataforma Doity no endereço eletrônico a ser disponibilizado a partir do dia 05/10/2020 em: http://semambra.sites.uff.br/ na aba Trabalhos. Não serão aceitos trabalhos enviados por qualquer outro meio.
2. O autor que submeter o trabalho deverá estar com a inscrição paga no momento da submissão e deverá colocar o número de inscrição gerado pela plataforma para validação do envio.
3. Só serão aceitos trabalhos escritos em língua portuguesa.
4. O prazo final para submissão dos trabalhos científicos será 16/10/2020.
5. O texto do trabalho deverá ser corrido, sem interrupções do seu conteúdo; não deve exceder 2.500 caracteres com espaços; limite de 250 caracteres para o título. Não serão permitidos gráficos e/ou tabelas no texto de submissão. O texto deverá conter:
5.1. Introdução
5.2. Objetivo
5.3. Metodologia
5.4. Resultados e Conclusão.
6. Serão aceitos trabalhos científicos, estudos prospectivos ou retrospectivos, relatos de caso com valor para a comunidade científica, revisões de literatura e projetos de ensino.
7. Cada autor pode submeter um máximo de 2 resumos por inscrição.
7.1. Será permitido um número máximo de 09 Co-autores, totalizando com o autor principal, o máximo de 10 participantes em cada trabalho.
8. O autor principal deverá optar sobre a ÁREA de submissão do resumo conforme abaixo:
8.1. Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
8.2. Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
8.3. Sanidade Avícola
8.4. Medicina Veterinária de Animais Selvagens
8.5. Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
8.6. Saúde Única
9. A apresentação será no formato remoto, através da plataforma Stream Yard, na modalidade SLIDE, e será transmitida ao vivo para o YouTube. Os links para ingresso na plataforma serão disponibilizados aos autores que tiverem seus trabalhos aceitos no dia 23/10/2020,
véspera da apresentação.
10. Julgamento: os trabalhos aceitos serão avaliados nos dias 24/10/2020 e 25/10/2020 (horário a ser informado no corpo do e-mail de aceite) pela Banca Avaliadora. A decisão final desta é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.
11. Resultado: os trabalhos aprovados serão divulgados no dia 19/10/2020. O autor receberá a informação de aprovação do trabalho pelo endereço eletrônico cadastrado no ato de submissão pela plataforma Doity.
Comissão Organizadora
SEMAMBRA
Comissão Científica
André Luís Rios Rodrigues
Claudia Emília Teixeira
Glenio Piran Dal Magro
Luciano Antunes Barros
Organização SEMAMBRA
organizacaosemambra@gmail.com
Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho (DAVBF)
vitalbrazilfilho.da@id.uff.br