ANESTESIA MULTIMODAL EM CISTOTOMIA E URETROSTOMIA - RELATO DE CASO

  • Autor
  • Guilherme Marques Lourenço
  • Co-autores
  • Bruna Souza de Oliveira , Gustavo Castro Nunes de Santana
  • Resumo
  •  

    A urolitíase é a causa mais recorrente de obstrução ureteral na clínica de pequenos animais, pode ocorrer devido a predisposição ou defeitos congênitos (INKELMANN, 2012). A anestesia multimodal é vantajosa quando aplicada à procedimentos de desobstrução ureteral e remoção de cálculo vesical. O objetivo deste trabalho é relatar o caso de cistotomia, uretrostomia e orquiectomia utilizando anestesia multimodal. Um canino macho, Pug, 12 kg deu entrada no hospital veterinário com histórico de cálculos vesical recorrentes. Optou-se por fazer medicação pré-anestésica utilizando cetamina (30 mg), dexmedetomidina (60 µg) e acepromazina (0,32 mg). O paciente foi então induzido com 20 mg de propofol. Após a indução ocorreu a intubação endotraqueal dando início a administração inalatória de isofluorano associado ao oxigênio a 100%. Deu-se início a infusão intravenosa de maropitant (1 mg/kg/hr) associado ao bloqueio peridural com lidocaína 2% (3 ml), esta impede a despolarização da membrana e a excitação e condução nervosa o que contribui para os efeitos antinociceptivos tendo ação de até duas horas, sendo ideal para cirurgias de duração curta. Passadas duas horas após o início da cirurgia, foi decidido que apenas a cistotomia aliada à sondagem não seria o suficiente, sendo estabelecido a realização de uretrostomia. Como o tempo de procedimento excedeu o período de ação da lidocaína, se iniciou infusão contínua de cetamina (1 mg/kg/hr), fentanil (25 µg/kg/hr) e lidocaína (2 mg/kg/hr), os quais que atuam em mecanismo de ação distintos com o objetivo de modular a dor intra e pós-cirúrgica e proporcionar recuperação da analgesia do paciente de forma mais confortável. Todo o procedimento cirúrgico durou aproximadamente 3 horas e 12 minutos e ao término do procedimento, o cão despertou de forma tranquila e foi transportado para a internação. Apesar do bloqueio epidural ser eficiente para esse tipo de procedimento, deve-se considerar a duração da cirurgia e o período de ação dos agentes utilizados, ocorrendo então a troca para infusão intravenosa de fármacos analgésicos, devido a inviabilidade de acessar o canal peridural no trans cirúrgico, a qual também se mostrou um método eficiente para realizar o manejo nociceptivo do paciente, mantendo-o com parâmetros estáveis.

  • Palavras-chave
  • Anestesia, cistotomia, uretrostomia, peridural, infusão.
  • Área Temática
  • Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
Voltar Download

A SEMAMBRA é organizada pelo Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho, de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), junto a alunos e professores voluntários do curso, e ocorre anualmente em nossa Faculdade de Veterinária UFF e Fazenda Escola Cachoeiras de Macacu. Em sua 43ª edição foi realizada a II Mostra de Trabalhos, com resumos de cunho acadêmico-científico e apresentação dos mesmos. Esta é a segunda edição da "Mostra de trabalhos" e primeira com Anais do evento. 

 

A comissão organizadora e científica agradece a todos pela participação, dedicação e comprometimento em fazer deste evento cada vez maior. 

1. A inscrição dos trabalhos deverá ser feita através da plataforma Doity no endereço eletrônico a ser disponibilizado a partir do dia 05/10/2020 em: http://semambra.sites.uff.br/ na aba Trabalhos. Não serão aceitos trabalhos enviados por qualquer outro meio.


2. O autor que submeter o trabalho deverá estar com a inscrição paga no momento da submissão e deverá colocar o número de inscrição gerado pela plataforma para validação do envio.


3. Só serão aceitos trabalhos escritos em língua portuguesa.


4. O prazo final para submissão dos trabalhos científicos será 16/10/2020.


5. O texto do trabalho deverá ser corrido, sem interrupções do seu conteúdo; não deve exceder 2.500 caracteres com espaços; limite de 250 caracteres para o título. Não serão permitidos gráficos e/ou tabelas no texto de submissão. O texto deverá conter:
5.1. Introdução
5.2. Objetivo
5.3. Metodologia
5.4. Resultados e Conclusão.


6. Serão aceitos trabalhos científicos, estudos prospectivos ou retrospectivos, relatos de caso com valor para a comunidade científica, revisões de literatura e projetos de ensino.


7. Cada autor pode submeter um máximo de 2 resumos por inscrição.
7.1. Será permitido um número máximo de 09 Co-autores, totalizando com o autor principal, o máximo de 10 participantes em cada trabalho.


8. O autor principal deverá optar sobre a ÁREA de submissão do resumo conforme abaixo:
8.1. Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
8.2. Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
8.3. Sanidade Avícola
8.4. Medicina Veterinária de Animais Selvagens
8.5. Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
8.6. Saúde Única


9. A apresentação será no formato remoto, através da plataforma Stream Yard, na modalidade SLIDE, e será transmitida ao vivo para o YouTube. Os links para ingresso na plataforma serão disponibilizados aos autores que tiverem seus trabalhos aceitos no dia 23/10/2020,
véspera da apresentação.


10. Julgamento: os trabalhos aceitos serão avaliados nos dias 24/10/2020 e 25/10/2020 (horário a ser informado no corpo do e-mail de aceite) pela Banca Avaliadora. A decisão final desta é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.


11. Resultado: os trabalhos aprovados serão divulgados no dia 19/10/2020. O autor receberá a informação de aprovação do trabalho pelo endereço eletrônico cadastrado no ato de submissão pela plataforma Doity.

  • Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
  • Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
  • Sanidade Avícola
  • Medicina Veterinária de Animais Selvagens
  • Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
  • Saúde Única

Comissão Organizadora

SEMAMBRA

Comissão Científica

André Luís Rios Rodrigues
Claudia Emília Teixeira
Glenio Piran Dal Magro
Luciano Antunes Barros

 

Organização SEMAMBRA

organizacaosemambra@gmail.com

 

Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho (DAVBF)

vitalbrazilfilho.da@id.uff.br