EFICÁCIA CARRAPATICIDA DA ASSOCIAÇÃO DE CIPERMETRINA (7,5%) + CLORPIRIFÓS (10,0%) + BUTÓXIDO DE PIPERONILA (1,4%) + FLUAZURON 3,5% EMPREGADO PELA VIA TÓPICA CONTRA Rhipicephalus (Boophilus) microplus EM BOVINOS NATURALMENTE INFESTADOS

  • Autor
  • Daiane Figueirêdo de Freitas
  • Co-autores
  • Brena Gava Guimarães , Gabriela Pereira Salça de Almeida , So Yin Nak , Jéssica Karoline de Oliveira Chaves , Isabela Scalioni Gijsen , Debora Azevedo Borges , Fabio Barbour Scott
  • Resumo
  •  

    Os carrapatos Rhipicephalus microplus são os ectoparasitas mais comuns em bovinos, sendo o principal responsável por prejuízos de bilhões de dólares ao ano na pecuária bovina. Isso se deve a lesões no couro, queda de produção, e transmissão de agentes infecciosos, principalmente dos gêneros Anaplasma e Babesia, responsáveis pela Tristeza Parasitária Bovina. Atualmente, o controle do carrapato é feito por tratamento químico com acaricidas de contato, sendo assim, o uso de inseticidas como os piretróides (cipermetrina), organofosforados (clorpirifós), inibidores da síntese de quitina (fluazuron) e auxiliar no sinergismo da cipermetrina (butóxido de piperonila) tem sido uma alternativa ao controle e vem sendo utilizado no combate dessa ectoparasitose. O objetivo deste estudo foi avaliar a atividade carrapaticida do produto a base de cipermetrina (7,5%), clorpirifós (10%), butóxido de piperonila (1,4%)  e fluazuron (3,5%), aplicado pela via tópica, em bovinos naturalmente infestados com o carrapato R. microplus. O estudo foi aprovado pela CEUA IV/UFRRJ, sob protocolo 1447061217. Com base nas contagens do número de teleóginas de R. microplus avaliado nos dias D-3, D-2 e D-1 foram selecionados 20 dos 24 bovinos aclimatados no D-3. Os animais selecionados foram divididos em dois grupos de 10 animais cada, sendo: Grupo Controle (GC) e Grupo Tratado (GT). No dia 0 o produto foi utilizado por via tópica (pulverização) na dose única de 1 mL/10 kg em cada animal do GT. Os animais do GC permaneceram sem tratamento. O efeito contra o carrapato R. microplus foi avaliado por meio de contagens do número de teleóginas nos bovinos do GC e GT realizadas nos dias experimentais D+3, D+7, D+14 e D+21. A eficácia carrapaticida foi superior a 95% nos dias D+3 (97,75%), D+7 (98,07%), D+14 (98,65%) e D+21 (97,03%). Os resultados demostraram que dentro da categoria animal estudada e sob as condições experimentais descritas, que o produto a base de cipermetrina (7,5%),  clorpirifós (10%), butóxido de piperonila (1,4%)  e fluazuron (3,5%), administrado pela via tópica (pulverização) foi efetivo para o tratamento de bovinos naturalmente infestados com o carrapato R. microplus, apresentando níveis de eficácia acima de 95%.

     

  • Palavras-chave
  • Carrapato; Controle
  • Área Temática
  • Saúde Única
Voltar Download

A SEMAMBRA é organizada pelo Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho, de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), junto a alunos e professores voluntários do curso, e ocorre anualmente em nossa Faculdade de Veterinária UFF e Fazenda Escola Cachoeiras de Macacu. Em sua 43ª edição foi realizada a II Mostra de Trabalhos, com resumos de cunho acadêmico-científico e apresentação dos mesmos. Esta é a segunda edição da "Mostra de trabalhos" e primeira com Anais do evento. 

 

A comissão organizadora e científica agradece a todos pela participação, dedicação e comprometimento em fazer deste evento cada vez maior. 

1. A inscrição dos trabalhos deverá ser feita através da plataforma Doity no endereço eletrônico a ser disponibilizado a partir do dia 05/10/2020 em: http://semambra.sites.uff.br/ na aba Trabalhos. Não serão aceitos trabalhos enviados por qualquer outro meio.


2. O autor que submeter o trabalho deverá estar com a inscrição paga no momento da submissão e deverá colocar o número de inscrição gerado pela plataforma para validação do envio.


3. Só serão aceitos trabalhos escritos em língua portuguesa.


4. O prazo final para submissão dos trabalhos científicos será 16/10/2020.


5. O texto do trabalho deverá ser corrido, sem interrupções do seu conteúdo; não deve exceder 2.500 caracteres com espaços; limite de 250 caracteres para o título. Não serão permitidos gráficos e/ou tabelas no texto de submissão. O texto deverá conter:
5.1. Introdução
5.2. Objetivo
5.3. Metodologia
5.4. Resultados e Conclusão.


6. Serão aceitos trabalhos científicos, estudos prospectivos ou retrospectivos, relatos de caso com valor para a comunidade científica, revisões de literatura e projetos de ensino.


7. Cada autor pode submeter um máximo de 2 resumos por inscrição.
7.1. Será permitido um número máximo de 09 Co-autores, totalizando com o autor principal, o máximo de 10 participantes em cada trabalho.


8. O autor principal deverá optar sobre a ÁREA de submissão do resumo conforme abaixo:
8.1. Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
8.2. Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
8.3. Sanidade Avícola
8.4. Medicina Veterinária de Animais Selvagens
8.5. Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
8.6. Saúde Única


9. A apresentação será no formato remoto, através da plataforma Stream Yard, na modalidade SLIDE, e será transmitida ao vivo para o YouTube. Os links para ingresso na plataforma serão disponibilizados aos autores que tiverem seus trabalhos aceitos no dia 23/10/2020,
véspera da apresentação.


10. Julgamento: os trabalhos aceitos serão avaliados nos dias 24/10/2020 e 25/10/2020 (horário a ser informado no corpo do e-mail de aceite) pela Banca Avaliadora. A decisão final desta é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.


11. Resultado: os trabalhos aprovados serão divulgados no dia 19/10/2020. O autor receberá a informação de aprovação do trabalho pelo endereço eletrônico cadastrado no ato de submissão pela plataforma Doity.

  • Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
  • Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
  • Sanidade Avícola
  • Medicina Veterinária de Animais Selvagens
  • Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
  • Saúde Única

Comissão Organizadora

SEMAMBRA

Comissão Científica

André Luís Rios Rodrigues
Claudia Emília Teixeira
Glenio Piran Dal Magro
Luciano Antunes Barros

 

Organização SEMAMBRA

organizacaosemambra@gmail.com

 

Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho (DAVBF)

vitalbrazilfilho.da@id.uff.br