ANALGESIA MULTIMODAL EM PACIENTE SUBMETIDO A LAPAROTOMIA EXPLORATÓRIA

  • Autor
  • SAMELLA RAMOS
  • Co-autores
  • Martins, Karen Pinheiro dos Santos , Castro, Gustavo Nunes de Santana
  • Resumo
  •  

    A laparotomia é a abertura cirúrgica da cavidade abdominal para fins diagnósticos e/ou terapêuticos, e por se tratar de um procedimento com de estímulo doloroso moderado a alto, é de suma importância obter analgesia eficiente. A analgesia multimodal mitiga os efeitos colaterais dos analgésicos, graças a viabilidade de redução das doses terapêuticas, tornando o procedimento seguro e eficaz. Um cão da raça buldogue, com 4 anos de idade, foi submetido a um procedimento cirúrgico emergencial de laparotomia exploratória por conta de uma suspeita de corpo estranho na região intestinal, evidenciado pela ultrassonografia. Foi procedida medicação pré-anestésica com cetamina (1 mg/kg) e dexmedetomidina (5 mcg/kg) ambos via intramuscular. Na indução, o propofol (2mg) e o fentanil (1,25 mcg/kg) foram administrados por via intravenosa, e a manutenção foi feita por via inalatória com isoflurano. A analgesia foi realizada pela infusão contínua dos adjuvantes anestésicos magnésio (30mg/kg/h) maropitant (1 mg/kg/h) e lidocaína (2 mg/kg/h) até o término do procedimento cirúrgico. Os parâmetros aferidos como frequência cardíaca, frequência respiratória, temperatura, saturação de oxigênio e pressão arterial não invasiva, não demonstraram alterações significativas no transanestésico. O paciente se manteve em plano anestésico superficial durante todo o procedimento, que durou cerca de uma hora e meia, sem a necessidade de resgate analgésico. O animal se recuperou da anestesia de forma calma e satisfatória sem apresentar indícios de dor. O maropitant, foi utilizado com fim de proporcionar uma analgesia visceral, somado a lidocaína com um efeito analgésico, anti-inflamatório, antitoxêmico e antiarrítmico e magnésio pelas suas propriedades analgésicas, anticonvulsivantes e sedativas. Fica evidente, que a analgesia multimodal é uma ótima opção para procedimentos com bastante estímulos doloroso, já que forneceu um ótimo conforto no trans e pós operatório. Isso foi possível pois os fármacos adjuvantes quando associados na infusão contínua, promovem potencialização dos efeitos analgésicos, redução da hiperatividade dos nociceptores, além de proporcionar um menor requerimento de anestésicos inalatórios. E, com isso conclui-se que a analgesia multimodal teve seu objetivo alcançado, pois o paciente teve um transoperatório seguro e seu pós operatório livre de dor.

     

  • Palavras-chave
  • ANALGESIA MULTIMODAL, LAPAROTOMIA EXPLORATÓRIA, CONFORTO
  • Área Temática
  • Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
Voltar Download

A SEMAMBRA é organizada pelo Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho, de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), junto a alunos e professores voluntários do curso, e ocorre anualmente em nossa Faculdade de Veterinária UFF e Fazenda Escola Cachoeiras de Macacu. Em sua 43ª edição foi realizada a II Mostra de Trabalhos, com resumos de cunho acadêmico-científico e apresentação dos mesmos. Esta é a segunda edição da "Mostra de trabalhos" e primeira com Anais do evento. 

 

A comissão organizadora e científica agradece a todos pela participação, dedicação e comprometimento em fazer deste evento cada vez maior. 

1. A inscrição dos trabalhos deverá ser feita através da plataforma Doity no endereço eletrônico a ser disponibilizado a partir do dia 05/10/2020 em: http://semambra.sites.uff.br/ na aba Trabalhos. Não serão aceitos trabalhos enviados por qualquer outro meio.


2. O autor que submeter o trabalho deverá estar com a inscrição paga no momento da submissão e deverá colocar o número de inscrição gerado pela plataforma para validação do envio.


3. Só serão aceitos trabalhos escritos em língua portuguesa.


4. O prazo final para submissão dos trabalhos científicos será 16/10/2020.


5. O texto do trabalho deverá ser corrido, sem interrupções do seu conteúdo; não deve exceder 2.500 caracteres com espaços; limite de 250 caracteres para o título. Não serão permitidos gráficos e/ou tabelas no texto de submissão. O texto deverá conter:
5.1. Introdução
5.2. Objetivo
5.3. Metodologia
5.4. Resultados e Conclusão.


6. Serão aceitos trabalhos científicos, estudos prospectivos ou retrospectivos, relatos de caso com valor para a comunidade científica, revisões de literatura e projetos de ensino.


7. Cada autor pode submeter um máximo de 2 resumos por inscrição.
7.1. Será permitido um número máximo de 09 Co-autores, totalizando com o autor principal, o máximo de 10 participantes em cada trabalho.


8. O autor principal deverá optar sobre a ÁREA de submissão do resumo conforme abaixo:
8.1. Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
8.2. Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
8.3. Sanidade Avícola
8.4. Medicina Veterinária de Animais Selvagens
8.5. Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
8.6. Saúde Única


9. A apresentação será no formato remoto, através da plataforma Stream Yard, na modalidade SLIDE, e será transmitida ao vivo para o YouTube. Os links para ingresso na plataforma serão disponibilizados aos autores que tiverem seus trabalhos aceitos no dia 23/10/2020,
véspera da apresentação.


10. Julgamento: os trabalhos aceitos serão avaliados nos dias 24/10/2020 e 25/10/2020 (horário a ser informado no corpo do e-mail de aceite) pela Banca Avaliadora. A decisão final desta é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.


11. Resultado: os trabalhos aprovados serão divulgados no dia 19/10/2020. O autor receberá a informação de aprovação do trabalho pelo endereço eletrônico cadastrado no ato de submissão pela plataforma Doity.

  • Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
  • Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
  • Sanidade Avícola
  • Medicina Veterinária de Animais Selvagens
  • Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
  • Saúde Única

Comissão Organizadora

SEMAMBRA

Comissão Científica

André Luís Rios Rodrigues
Claudia Emília Teixeira
Glenio Piran Dal Magro
Luciano Antunes Barros

 

Organização SEMAMBRA

organizacaosemambra@gmail.com

 

Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho (DAVBF)

vitalbrazilfilho.da@id.uff.br