Adenocarcimona intestinal em felino: um relato de caso

  • Autor
  • Thais Veiga Blanchart
  • Co-autores
  • Barbara Bianca Pereira Nascimento , Nilceia Veiga Ramos
  • Resumo
  • O adenocarcinoma é um tumor oriundo do tecido glandular, de alta malignidade e caráter infiltrativo, geralmente observado em gatos machos e idosos. Metástases podem ocorrer sobretudo em linfonodos regionais, parede abdominal, mesentério e pulmões. Dentre as neoplasias que acometem felinos, os tumores intestinais correspondem a 6% dos casos, e dentre esses, os adenocarcinomas têm prevalência de 17%. Prostração, emagrecimento progressivo e vômitos são os sinais clínicos observados. Considerando sua malignidade, é de suma importância o diagnóstico diferencial. A remoção cirúrgica é a principal forma de tratamento. Treze felinos acompanhados em um estudo sobreviveram, em média, 80 dias após a exérese do tumor, e apenas um sobreviveu dois anos após a cirurgia. Este relato objetiva descrever o caso de felino com diagnóstico histopatológico de adenocarcinoma intestinal. Foi atendido um felino sem raça definida, macho, castrado de aproximadamente seis anos e 5,2 kg. Relatou-se perda de peso progressiva há dois meses. Ao exame físico, foi identificada uma massa palpável em abdome. Foram realizados exames complementares: teste sorológico rápido para detecção de antígenos do Vírus da Leucemia Felina (FeLV) e anticorpos do Vírus da Imunodeficiência Felina (FIV), com resultado negativo para ambas infecções; hemograma com leucocitose neutrofílica com desvio à esquerda regenerativo, monocitose e linfopenia. Na bioquímica sérica foram observadas azotemia, hipercalemia e hiperlipidemia e aumento da lipase imunorreativa felina. A ultrassonografia abdominal foi sugestiva de neoformação heterogênea em abdome médio lateral esquerdo, com dimensões aproximadas de 3,4cm x 3,0cm e presença de volume acentuado de líquido livre, para o qual realizou exame citológico que constatou intensa celularidade, principalmente por células atípicas de provável origem epitelial. Foi feito o tratamento sintomático com ondansetrona 1mg/kg/SC, BID, cloridrato de tramadol 2mg/kg/SC, e cobamamida+cloridrato de ciproeptadina 0,5mg/kg/VO, BID, por sete dias na tentativa de estabilizar o paciente para futura cirurgia. Após sete dias, o paciente evoluiu para o óbito. Na necrópsia foram retirados fragmentos do nódulo em omento que, através do exame histopatológico, confirmou o diagnóstico de adenocarcinoma. Devido ao prognóstico ruim desta neoplasia, é fundamental o diagnóstico precoce para possibilitar a exérese do tumor, diminuindo a chance de metástase e assim, manter a qualidade de vida do paciente.

  • Palavras-chave
  • omento, carcinoma, gatos
  • Área Temática
  • Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
Voltar Download

A SEMAMBRA é organizada pelo Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho, de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), junto a alunos e professores voluntários do curso, e ocorre anualmente em nossa Faculdade de Veterinária UFF e Fazenda Escola Cachoeiras de Macacu. Em sua 43ª edição foi realizada a II Mostra de Trabalhos, com resumos de cunho acadêmico-científico e apresentação dos mesmos. Esta é a segunda edição da "Mostra de trabalhos" e primeira com Anais do evento. 

 

A comissão organizadora e científica agradece a todos pela participação, dedicação e comprometimento em fazer deste evento cada vez maior. 

1. A inscrição dos trabalhos deverá ser feita através da plataforma Doity no endereço eletrônico a ser disponibilizado a partir do dia 05/10/2020 em: http://semambra.sites.uff.br/ na aba Trabalhos. Não serão aceitos trabalhos enviados por qualquer outro meio.


2. O autor que submeter o trabalho deverá estar com a inscrição paga no momento da submissão e deverá colocar o número de inscrição gerado pela plataforma para validação do envio.


3. Só serão aceitos trabalhos escritos em língua portuguesa.


4. O prazo final para submissão dos trabalhos científicos será 16/10/2020.


5. O texto do trabalho deverá ser corrido, sem interrupções do seu conteúdo; não deve exceder 2.500 caracteres com espaços; limite de 250 caracteres para o título. Não serão permitidos gráficos e/ou tabelas no texto de submissão. O texto deverá conter:
5.1. Introdução
5.2. Objetivo
5.3. Metodologia
5.4. Resultados e Conclusão.


6. Serão aceitos trabalhos científicos, estudos prospectivos ou retrospectivos, relatos de caso com valor para a comunidade científica, revisões de literatura e projetos de ensino.


7. Cada autor pode submeter um máximo de 2 resumos por inscrição.
7.1. Será permitido um número máximo de 09 Co-autores, totalizando com o autor principal, o máximo de 10 participantes em cada trabalho.


8. O autor principal deverá optar sobre a ÁREA de submissão do resumo conforme abaixo:
8.1. Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
8.2. Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
8.3. Sanidade Avícola
8.4. Medicina Veterinária de Animais Selvagens
8.5. Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
8.6. Saúde Única


9. A apresentação será no formato remoto, através da plataforma Stream Yard, na modalidade SLIDE, e será transmitida ao vivo para o YouTube. Os links para ingresso na plataforma serão disponibilizados aos autores que tiverem seus trabalhos aceitos no dia 23/10/2020,
véspera da apresentação.


10. Julgamento: os trabalhos aceitos serão avaliados nos dias 24/10/2020 e 25/10/2020 (horário a ser informado no corpo do e-mail de aceite) pela Banca Avaliadora. A decisão final desta é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.


11. Resultado: os trabalhos aprovados serão divulgados no dia 19/10/2020. O autor receberá a informação de aprovação do trabalho pelo endereço eletrônico cadastrado no ato de submissão pela plataforma Doity.

  • Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
  • Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
  • Sanidade Avícola
  • Medicina Veterinária de Animais Selvagens
  • Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
  • Saúde Única

Comissão Organizadora

SEMAMBRA

Comissão Científica

André Luís Rios Rodrigues
Claudia Emília Teixeira
Glenio Piran Dal Magro
Luciano Antunes Barros

 

Organização SEMAMBRA

organizacaosemambra@gmail.com

 

Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho (DAVBF)

vitalbrazilfilho.da@id.uff.br