O adenocarcinoma é um tumor oriundo do tecido glandular, de alta malignidade e caráter infiltrativo, geralmente observado em gatos machos e idosos. Metástases podem ocorrer sobretudo em linfonodos regionais, parede abdominal, mesentério e pulmões. Dentre as neoplasias que acometem felinos, os tumores intestinais correspondem a 6% dos casos, e dentre esses, os adenocarcinomas têm prevalência de 17%. Prostração, emagrecimento progressivo e vômitos são os sinais clínicos observados. Considerando sua malignidade, é de suma importância o diagnóstico diferencial. A remoção cirúrgica é a principal forma de tratamento. Treze felinos acompanhados em um estudo sobreviveram, em média, 80 dias após a exérese do tumor, e apenas um sobreviveu dois anos após a cirurgia. Este relato objetiva descrever o caso de felino com diagnóstico histopatológico de adenocarcinoma intestinal. Foi atendido um felino sem raça definida, macho, castrado de aproximadamente seis anos e 5,2 kg. Relatou-se perda de peso progressiva há dois meses. Ao exame físico, foi identificada uma massa palpável em abdome. Foram realizados exames complementares: teste sorológico rápido para detecção de antígenos do Vírus da Leucemia Felina (FeLV) e anticorpos do Vírus da Imunodeficiência Felina (FIV), com resultado negativo para ambas infecções; hemograma com leucocitose neutrofílica com desvio à esquerda regenerativo, monocitose e linfopenia. Na bioquímica sérica foram observadas azotemia, hipercalemia e hiperlipidemia e aumento da lipase imunorreativa felina. A ultrassonografia abdominal foi sugestiva de neoformação heterogênea em abdome médio lateral esquerdo, com dimensões aproximadas de 3,4cm x 3,0cm e presença de volume acentuado de líquido livre, para o qual realizou exame citológico que constatou intensa celularidade, principalmente por células atípicas de provável origem epitelial. Foi feito o tratamento sintomático com ondansetrona 1mg/kg/SC, BID, cloridrato de tramadol 2mg/kg/SC, e cobamamida+cloridrato de ciproeptadina 0,5mg/kg/VO, BID, por sete dias na tentativa de estabilizar o paciente para futura cirurgia. Após sete dias, o paciente evoluiu para o óbito. Na necrópsia foram retirados fragmentos do nódulo em omento que, através do exame histopatológico, confirmou o diagnóstico de adenocarcinoma. Devido ao prognóstico ruim desta neoplasia, é fundamental o diagnóstico precoce para possibilitar a exérese do tumor, diminuindo a chance de metástase e assim, manter a qualidade de vida do paciente.
A SEMAMBRA é organizada pelo Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho, de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), junto a alunos e professores voluntários do curso, e ocorre anualmente em nossa Faculdade de Veterinária UFF e Fazenda Escola Cachoeiras de Macacu. Em sua 43ª edição foi realizada a II Mostra de Trabalhos, com resumos de cunho acadêmico-científico e apresentação dos mesmos. Esta é a segunda edição da "Mostra de trabalhos" e primeira com Anais do evento.
A comissão organizadora e científica agradece a todos pela participação, dedicação e comprometimento em fazer deste evento cada vez maior.
1. A inscrição dos trabalhos deverá ser feita através da plataforma Doity no endereço eletrônico a ser disponibilizado a partir do dia 05/10/2020 em: http://semambra.sites.uff.br/ na aba Trabalhos. Não serão aceitos trabalhos enviados por qualquer outro meio.
2. O autor que submeter o trabalho deverá estar com a inscrição paga no momento da submissão e deverá colocar o número de inscrição gerado pela plataforma para validação do envio.
3. Só serão aceitos trabalhos escritos em língua portuguesa.
4. O prazo final para submissão dos trabalhos científicos será 16/10/2020.
5. O texto do trabalho deverá ser corrido, sem interrupções do seu conteúdo; não deve exceder 2.500 caracteres com espaços; limite de 250 caracteres para o título. Não serão permitidos gráficos e/ou tabelas no texto de submissão. O texto deverá conter:
5.1. Introdução
5.2. Objetivo
5.3. Metodologia
5.4. Resultados e Conclusão.
6. Serão aceitos trabalhos científicos, estudos prospectivos ou retrospectivos, relatos de caso com valor para a comunidade científica, revisões de literatura e projetos de ensino.
7. Cada autor pode submeter um máximo de 2 resumos por inscrição.
7.1. Será permitido um número máximo de 09 Co-autores, totalizando com o autor principal, o máximo de 10 participantes em cada trabalho.
8. O autor principal deverá optar sobre a ÁREA de submissão do resumo conforme abaixo:
8.1. Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
8.2. Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
8.3. Sanidade Avícola
8.4. Medicina Veterinária de Animais Selvagens
8.5. Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
8.6. Saúde Única
9. A apresentação será no formato remoto, através da plataforma Stream Yard, na modalidade SLIDE, e será transmitida ao vivo para o YouTube. Os links para ingresso na plataforma serão disponibilizados aos autores que tiverem seus trabalhos aceitos no dia 23/10/2020,
véspera da apresentação.
10. Julgamento: os trabalhos aceitos serão avaliados nos dias 24/10/2020 e 25/10/2020 (horário a ser informado no corpo do e-mail de aceite) pela Banca Avaliadora. A decisão final desta é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.
11. Resultado: os trabalhos aprovados serão divulgados no dia 19/10/2020. O autor receberá a informação de aprovação do trabalho pelo endereço eletrônico cadastrado no ato de submissão pela plataforma Doity.
Comissão Organizadora
SEMAMBRA
Comissão Científica
André Luís Rios Rodrigues
Claudia Emília Teixeira
Glenio Piran Dal Magro
Luciano Antunes Barros
Organização SEMAMBRA
organizacaosemambra@gmail.com
Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho (DAVBF)
vitalbrazilfilho.da@id.uff.br