ENDOCARTIDE VALVULAR EM PEQUENOS RUMINANTES: RELATO DE DOIS CASOS

  • Autor
  • Ana Beatriz da Silva Carvalho
  • Co-autores
  • Paula Renata Cortat de Souza , Bruno Ribeiro Vieira , Felipe Seabra Cardoso Leal , Isabel Oliveira Cosentino , Caroline Brito Dos Santos , Fernanda Martins Gonçalves , Mirela Balistrieri Dias , Claudia Del Fava , Mário Felipe Alvarez Balaro
  • Resumo
  •  

    Endocardite é a inflamação do endocárdio, que pode ser localizada na parede cardíaca e/ou na válvula. Este estudo tem como objetivo a descrição de dois casos de endocardite valvular em pequenos ruminantes no Rio de Janeiro. O primeiro caso ocorreu em uma cabra lactante da raça Saanen (cinco anos de idade) mantida em regime intensivo. Ao exame ultrassonográfico para diagnóstico da gestação, observou-se grande quantidade de líquido anecóico livre ao redor do útero e ovários. O animal foi submetido a um tratamento diário com furosemida (1 mg/kg) por sete dias, mas acabou vindo a óbito duas semanas depois devido a um quadro respiratório agudo. No exame post mortem foram observadas massas friáveis amareladas aderidas em duas das três valvas que compõem a tricúspide, além de intensa ascite, hepatomegalia e congestão e edema pulmonar. No laudo histopatológico constatou-se discreta hepatite multifocal não purulenta, nefrose, severo edema pulmonar e focos de infarto cardíaco. Na massa aderida em valva verificou-se foco de infiltrado neutrofílico e corpúsculos de Splendore Hoeppli sendo os achados compatíveis com endocardite valvular bacteriana e micótica. O segundo caso ocorreu em um carneiro mestiço (três anos de idade) mantido em sistema semi-intensivo que morreu sob suspeita de briga anterior e trauma cervical. Na necropsia, foi encontrada massa friável em valva tricúspide, lesões esbranquiçadas difusas no epicárdio e miocárdio, conjuntiva ocular pálida, grande quantidade de Haemonchus sp. dentro do abomaso, pulmão aumentado com congestão difusa e lesões multifocais esbranquiçadas nos rins. Em ambos os casos, a endocardite pode ter sido secundária a bacteremia crônica, como pneumonia, acidose ruminal subaguda (SARA) compatível com a alta ingestão de concentrados, periodontite e outras. Sendo assim, destaca-se a importância dos exames complementares na clínica médica junto ao diagnóstico definitivo de modo que medidas profiláticas possam ser preconizadas dentro dos sistemas produtivos.

  • Palavras-chave
  • endocardite valvular, caprinos, ovinos
  • Área Temática
  • Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
Voltar Download

A SEMAMBRA é organizada pelo Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho, de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), junto a alunos e professores voluntários do curso, e ocorre anualmente em nossa Faculdade de Veterinária UFF e Fazenda Escola Cachoeiras de Macacu. Em sua 43ª edição foi realizada a II Mostra de Trabalhos, com resumos de cunho acadêmico-científico e apresentação dos mesmos. Esta é a segunda edição da "Mostra de trabalhos" e primeira com Anais do evento. 

 

A comissão organizadora e científica agradece a todos pela participação, dedicação e comprometimento em fazer deste evento cada vez maior. 

1. A inscrição dos trabalhos deverá ser feita através da plataforma Doity no endereço eletrônico a ser disponibilizado a partir do dia 05/10/2020 em: http://semambra.sites.uff.br/ na aba Trabalhos. Não serão aceitos trabalhos enviados por qualquer outro meio.


2. O autor que submeter o trabalho deverá estar com a inscrição paga no momento da submissão e deverá colocar o número de inscrição gerado pela plataforma para validação do envio.


3. Só serão aceitos trabalhos escritos em língua portuguesa.


4. O prazo final para submissão dos trabalhos científicos será 16/10/2020.


5. O texto do trabalho deverá ser corrido, sem interrupções do seu conteúdo; não deve exceder 2.500 caracteres com espaços; limite de 250 caracteres para o título. Não serão permitidos gráficos e/ou tabelas no texto de submissão. O texto deverá conter:
5.1. Introdução
5.2. Objetivo
5.3. Metodologia
5.4. Resultados e Conclusão.


6. Serão aceitos trabalhos científicos, estudos prospectivos ou retrospectivos, relatos de caso com valor para a comunidade científica, revisões de literatura e projetos de ensino.


7. Cada autor pode submeter um máximo de 2 resumos por inscrição.
7.1. Será permitido um número máximo de 09 Co-autores, totalizando com o autor principal, o máximo de 10 participantes em cada trabalho.


8. O autor principal deverá optar sobre a ÁREA de submissão do resumo conforme abaixo:
8.1. Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
8.2. Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
8.3. Sanidade Avícola
8.4. Medicina Veterinária de Animais Selvagens
8.5. Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
8.6. Saúde Única


9. A apresentação será no formato remoto, através da plataforma Stream Yard, na modalidade SLIDE, e será transmitida ao vivo para o YouTube. Os links para ingresso na plataforma serão disponibilizados aos autores que tiverem seus trabalhos aceitos no dia 23/10/2020,
véspera da apresentação.


10. Julgamento: os trabalhos aceitos serão avaliados nos dias 24/10/2020 e 25/10/2020 (horário a ser informado no corpo do e-mail de aceite) pela Banca Avaliadora. A decisão final desta é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.


11. Resultado: os trabalhos aprovados serão divulgados no dia 19/10/2020. O autor receberá a informação de aprovação do trabalho pelo endereço eletrônico cadastrado no ato de submissão pela plataforma Doity.

  • Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
  • Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
  • Sanidade Avícola
  • Medicina Veterinária de Animais Selvagens
  • Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
  • Saúde Única

Comissão Organizadora

SEMAMBRA

Comissão Científica

André Luís Rios Rodrigues
Claudia Emília Teixeira
Glenio Piran Dal Magro
Luciano Antunes Barros

 

Organização SEMAMBRA

organizacaosemambra@gmail.com

 

Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho (DAVBF)

vitalbrazilfilho.da@id.uff.br