Endocardite é a inflamação do endocárdio, que pode ser localizada na parede cardíaca e/ou na válvula. Este estudo tem como objetivo a descrição de dois casos de endocardite valvular em pequenos ruminantes no Rio de Janeiro. O primeiro caso ocorreu em uma cabra lactante da raça Saanen (cinco anos de idade) mantida em regime intensivo. Ao exame ultrassonográfico para diagnóstico da gestação, observou-se grande quantidade de líquido anecóico livre ao redor do útero e ovários. O animal foi submetido a um tratamento diário com furosemida (1 mg/kg) por sete dias, mas acabou vindo a óbito duas semanas depois devido a um quadro respiratório agudo. No exame post mortem foram observadas massas friáveis amareladas aderidas em duas das três valvas que compõem a tricúspide, além de intensa ascite, hepatomegalia e congestão e edema pulmonar. No laudo histopatológico constatou-se discreta hepatite multifocal não purulenta, nefrose, severo edema pulmonar e focos de infarto cardíaco. Na massa aderida em valva verificou-se foco de infiltrado neutrofílico e corpúsculos de Splendore Hoeppli sendo os achados compatíveis com endocardite valvular bacteriana e micótica. O segundo caso ocorreu em um carneiro mestiço (três anos de idade) mantido em sistema semi-intensivo que morreu sob suspeita de briga anterior e trauma cervical. Na necropsia, foi encontrada massa friável em valva tricúspide, lesões esbranquiçadas difusas no epicárdio e miocárdio, conjuntiva ocular pálida, grande quantidade de Haemonchus sp. dentro do abomaso, pulmão aumentado com congestão difusa e lesões multifocais esbranquiçadas nos rins. Em ambos os casos, a endocardite pode ter sido secundária a bacteremia crônica, como pneumonia, acidose ruminal subaguda (SARA) compatível com a alta ingestão de concentrados, periodontite e outras. Sendo assim, destaca-se a importância dos exames complementares na clínica médica junto ao diagnóstico definitivo de modo que medidas profiláticas possam ser preconizadas dentro dos sistemas produtivos.
A SEMAMBRA é organizada pelo Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho, de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), junto a alunos e professores voluntários do curso, e ocorre anualmente em nossa Faculdade de Veterinária UFF e Fazenda Escola Cachoeiras de Macacu. Em sua 43ª edição foi realizada a II Mostra de Trabalhos, com resumos de cunho acadêmico-científico e apresentação dos mesmos. Esta é a segunda edição da "Mostra de trabalhos" e primeira com Anais do evento.
A comissão organizadora e científica agradece a todos pela participação, dedicação e comprometimento em fazer deste evento cada vez maior.
1. A inscrição dos trabalhos deverá ser feita através da plataforma Doity no endereço eletrônico a ser disponibilizado a partir do dia 05/10/2020 em: http://semambra.sites.uff.br/ na aba Trabalhos. Não serão aceitos trabalhos enviados por qualquer outro meio.
2. O autor que submeter o trabalho deverá estar com a inscrição paga no momento da submissão e deverá colocar o número de inscrição gerado pela plataforma para validação do envio.
3. Só serão aceitos trabalhos escritos em língua portuguesa.
4. O prazo final para submissão dos trabalhos científicos será 16/10/2020.
5. O texto do trabalho deverá ser corrido, sem interrupções do seu conteúdo; não deve exceder 2.500 caracteres com espaços; limite de 250 caracteres para o título. Não serão permitidos gráficos e/ou tabelas no texto de submissão. O texto deverá conter:
5.1. Introdução
5.2. Objetivo
5.3. Metodologia
5.4. Resultados e Conclusão.
6. Serão aceitos trabalhos científicos, estudos prospectivos ou retrospectivos, relatos de caso com valor para a comunidade científica, revisões de literatura e projetos de ensino.
7. Cada autor pode submeter um máximo de 2 resumos por inscrição.
7.1. Será permitido um número máximo de 09 Co-autores, totalizando com o autor principal, o máximo de 10 participantes em cada trabalho.
8. O autor principal deverá optar sobre a ÁREA de submissão do resumo conforme abaixo:
8.1. Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
8.2. Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
8.3. Sanidade Avícola
8.4. Medicina Veterinária de Animais Selvagens
8.5. Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
8.6. Saúde Única
9. A apresentação será no formato remoto, através da plataforma Stream Yard, na modalidade SLIDE, e será transmitida ao vivo para o YouTube. Os links para ingresso na plataforma serão disponibilizados aos autores que tiverem seus trabalhos aceitos no dia 23/10/2020,
véspera da apresentação.
10. Julgamento: os trabalhos aceitos serão avaliados nos dias 24/10/2020 e 25/10/2020 (horário a ser informado no corpo do e-mail de aceite) pela Banca Avaliadora. A decisão final desta é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.
11. Resultado: os trabalhos aprovados serão divulgados no dia 19/10/2020. O autor receberá a informação de aprovação do trabalho pelo endereço eletrônico cadastrado no ato de submissão pela plataforma Doity.
Comissão Organizadora
SEMAMBRA
Comissão Científica
André Luís Rios Rodrigues
Claudia Emília Teixeira
Glenio Piran Dal Magro
Luciano Antunes Barros
Organização SEMAMBRA
organizacaosemambra@gmail.com
Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho (DAVBF)
vitalbrazilfilho.da@id.uff.br