O ENSINO PARA ESTUDANTES DE MEDICINA VETERINÁRIA NA CAPRINOCULTURA E OVINOCULTURA BRASILEIRA

  • Autor
  • Paula Renata Cortat de Souza
  • Co-autores
  • Isabel Oliveira Cosentino , Lucas de Figueiredo Cardoso Barbosa , Fernanda Martins Gonçalves , Ana Beatriz da Silva Carvalho , Bruno Ribeiro Vieira , Bruna Ramalho Rigaud de Figueiredo , Mirela Balistrieri Dias , Felipe Zandonadi Brandão , Mario Felipe Alvarez Balaro
  • Resumo
  •  

    O Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Caprinos e Ovinos (GEPECO) tem por objetivo realizar a capacitação de alunos de medicina veterinária na ovinocaprinocultura e impulsionar a consolidação e rentabilidade do setor de pequenos ruminantes no Brasil. Para alcançar esse objetivo, o GEPECO é composto por alunos da graduação e pós-graduação em Medicina Veterinária e os encontros são conduzidos pelo médico veterinário responsável pelo setor de caprinos e ovinos da Fazenda Escola Cachoeiras de Macacu (FECM), pós-graduandos e docentes relacionados a temática. Os alunos desenvolvem habilidades iniciais no setor de pequenos ruminantes da FECM e posteriormente praticam seus aprendizados por meio das ações de extensão em fazendas particulares atendidas pelo grupo. Ao longo do semestre, o GEPECO realiza reuniões na FECM e, a cada uma, novas temáticas são apresentadas aos alunos. Ao longo de cada encontro, eles debatem sobre as técnicas aprendidas. Em cada semestre, as áreas abordadas são: (1) instalações, ambiente e bem-estar animal; (2) Manejo sustentável de parasitas e protocolos de vacinação; (3) Nutrição e manejo de pastagens; (4) Manejo reprodutivo; (5) Saúde animal e principais procedimentos cirúrgicos; (6) Controle de dados e melhoramento animal; e (7) Gestão rural. Antes de realizar a visita a uma fazenda particular, o grupo discute sobre os procedimentos a serem realizados. Todas as visitas são orientadas pelo médico veterinário, aluno de pós-graduação ou docente. Além disso, o grupo busca estar presente nos eventos acadêmico-científicos relacionados a Buiatria e ovinocaprinocultura para trocar experiências como outros grupos de estudo, produtores e atualizações acadêmicas.  Concluindo, o GEPECO une esforços no desenvolvimento de habilidades e inserção profissional para futuros médicos veterinários na criação de ovinos e caprinos e na transferência de tecnologias e promoção da rentabilidade aos produtores rurais.

     

  • Palavras-chave
  • Caprinos, Ovinos, Ensino
  • Área Temática
  • Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
Voltar Download

A SEMAMBRA é organizada pelo Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho, de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), junto a alunos e professores voluntários do curso, e ocorre anualmente em nossa Faculdade de Veterinária UFF e Fazenda Escola Cachoeiras de Macacu. Em sua 43ª edição foi realizada a II Mostra de Trabalhos, com resumos de cunho acadêmico-científico e apresentação dos mesmos. Esta é a segunda edição da "Mostra de trabalhos" e primeira com Anais do evento. 

 

A comissão organizadora e científica agradece a todos pela participação, dedicação e comprometimento em fazer deste evento cada vez maior. 

1. A inscrição dos trabalhos deverá ser feita através da plataforma Doity no endereço eletrônico a ser disponibilizado a partir do dia 05/10/2020 em: http://semambra.sites.uff.br/ na aba Trabalhos. Não serão aceitos trabalhos enviados por qualquer outro meio.


2. O autor que submeter o trabalho deverá estar com a inscrição paga no momento da submissão e deverá colocar o número de inscrição gerado pela plataforma para validação do envio.


3. Só serão aceitos trabalhos escritos em língua portuguesa.


4. O prazo final para submissão dos trabalhos científicos será 16/10/2020.


5. O texto do trabalho deverá ser corrido, sem interrupções do seu conteúdo; não deve exceder 2.500 caracteres com espaços; limite de 250 caracteres para o título. Não serão permitidos gráficos e/ou tabelas no texto de submissão. O texto deverá conter:
5.1. Introdução
5.2. Objetivo
5.3. Metodologia
5.4. Resultados e Conclusão.


6. Serão aceitos trabalhos científicos, estudos prospectivos ou retrospectivos, relatos de caso com valor para a comunidade científica, revisões de literatura e projetos de ensino.


7. Cada autor pode submeter um máximo de 2 resumos por inscrição.
7.1. Será permitido um número máximo de 09 Co-autores, totalizando com o autor principal, o máximo de 10 participantes em cada trabalho.


8. O autor principal deverá optar sobre a ÁREA de submissão do resumo conforme abaixo:
8.1. Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
8.2. Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
8.3. Sanidade Avícola
8.4. Medicina Veterinária de Animais Selvagens
8.5. Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
8.6. Saúde Única


9. A apresentação será no formato remoto, através da plataforma Stream Yard, na modalidade SLIDE, e será transmitida ao vivo para o YouTube. Os links para ingresso na plataforma serão disponibilizados aos autores que tiverem seus trabalhos aceitos no dia 23/10/2020,
véspera da apresentação.


10. Julgamento: os trabalhos aceitos serão avaliados nos dias 24/10/2020 e 25/10/2020 (horário a ser informado no corpo do e-mail de aceite) pela Banca Avaliadora. A decisão final desta é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.


11. Resultado: os trabalhos aprovados serão divulgados no dia 19/10/2020. O autor receberá a informação de aprovação do trabalho pelo endereço eletrônico cadastrado no ato de submissão pela plataforma Doity.

  • Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
  • Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
  • Sanidade Avícola
  • Medicina Veterinária de Animais Selvagens
  • Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
  • Saúde Única

Comissão Organizadora

SEMAMBRA

Comissão Científica

André Luís Rios Rodrigues
Claudia Emília Teixeira
Glenio Piran Dal Magro
Luciano Antunes Barros

 

Organização SEMAMBRA

organizacaosemambra@gmail.com

 

Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho (DAVBF)

vitalbrazilfilho.da@id.uff.br