PANORAMA BACTERIOLÓGICO E FÍSICO-QUÍMICO DE CONSERVAS DE ATUNS E SARDINHAS ARMAZENADOS EM GELADEIRA POR SETE DIAS

  • Autor
  • Letícia Oliveira de Assis
  • Co-autores
  • Letícia Santana Camara , Estella Francisco de Azevedo , Ana Beatriz Monteiro Fonseca , Luiz Antônio Moura Keller , Maria Carmela Kasnowski Holanda Duarte , Robson Maia Franco
  • Resumo
  • A demanda dos consumidores por produtos versáteis, de qualidade e que possua boa validade comercial é uma realidade no mercado e com isso, as conservas de peixe são uma ótima opção. Com o objetivo de avaliar a qualidade durante o armazenamento em geladeira (4°C) no período de 7 dias, foram analisadas as latas de atuns nas apresentações sólido ao natural (SN), ralado ao natural (RN) e ralado em óleo (RO) e as latas de sardinhas em molho de tomate (MT) e em óleo comestível (OC) das diferentes marcas comercializadas nos estabelecimentos das cidades do Rio de Janeiro e Niterói. A amostra foi formada pelo pool de 4 latas da mesma marca e lote, previamente inspecionadas quanto a estufamentos, amassados e presença de ferrugem e vazamentos. As análises microbiológicas realizadas, segundo “Compedium of Methods for the Microbiological Examination of Foods”, foram: contagem de bactérias heterotróficas mesófilas, psicrotróficos, termófilos, Bacillus spp., bactérias produtoras de histamina, bactérias esporuladas e sulfito redutoras a 46°C. As análises físico-químicas, segundo AOAC, foram: pH e determinação da histamina. Os dias de análises foram dia 0 (dia de abertura da conserva), dia 1 (24 horas após abertura), dia 2 (48 horas após abertura) e dia 7 (168 horas após abertura). As amostras foram separadas (25g para análise microbiológica, 50g para pH e 5g para determinação de histamina) de acordo com os dias de análises e armazenadas em temperatura de 4°C.  A análise estatística dos dados foi realizada pelo programa SPSS versão 18 através das análises exploratórias e testes não paramétricos de Kruskal-Wallis, Mann-Whitney, Friedman e Wilcoxon. Nas análises microbiológicas, não houve crescimento de bactérias anaeróbias sulfito redutoras nas amostras. Não houve contagem superior a 103 UFC/g nas análises realizadas, exceto na contagem de bactérias esporuladas. Foi encontrado a presença de Bacillus spp. em todas as amostras em pelos menos um dia de armazenamento. Não houve diferença significativa (p<0,05) de pH entre os dias de armazenamento em ambas as conservas. Todas as amostras foram satisfatórias quanto ao valor de histamina preconizado pela legislação brasileira (< 100 mg/kg). Baseados nos resultados encontrados pressupõe-se que pode ter ocorrido falhas durante o processamento e embora a contagem de bactérias tenha sido baixa ao longo dos dias, a presença do Bacillus spp. alerta sobre o risco de consumo para pessoas imunodeprimidas, crianças e idosos.

  • Palavras-chave
  • Segurança dos alimentos, Validade comercial. Controle de qualidade
  • Área Temática
  • Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
Voltar Download

A SEMAMBRA é organizada pelo Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho, de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), junto a alunos e professores voluntários do curso, e ocorre anualmente em nossa Faculdade de Veterinária UFF e Fazenda Escola Cachoeiras de Macacu. Em sua 43ª edição foi realizada a II Mostra de Trabalhos, com resumos de cunho acadêmico-científico e apresentação dos mesmos. Esta é a segunda edição da "Mostra de trabalhos" e primeira com Anais do evento. 

 

A comissão organizadora e científica agradece a todos pela participação, dedicação e comprometimento em fazer deste evento cada vez maior. 

1. A inscrição dos trabalhos deverá ser feita através da plataforma Doity no endereço eletrônico a ser disponibilizado a partir do dia 05/10/2020 em: http://semambra.sites.uff.br/ na aba Trabalhos. Não serão aceitos trabalhos enviados por qualquer outro meio.


2. O autor que submeter o trabalho deverá estar com a inscrição paga no momento da submissão e deverá colocar o número de inscrição gerado pela plataforma para validação do envio.


3. Só serão aceitos trabalhos escritos em língua portuguesa.


4. O prazo final para submissão dos trabalhos científicos será 16/10/2020.


5. O texto do trabalho deverá ser corrido, sem interrupções do seu conteúdo; não deve exceder 2.500 caracteres com espaços; limite de 250 caracteres para o título. Não serão permitidos gráficos e/ou tabelas no texto de submissão. O texto deverá conter:
5.1. Introdução
5.2. Objetivo
5.3. Metodologia
5.4. Resultados e Conclusão.


6. Serão aceitos trabalhos científicos, estudos prospectivos ou retrospectivos, relatos de caso com valor para a comunidade científica, revisões de literatura e projetos de ensino.


7. Cada autor pode submeter um máximo de 2 resumos por inscrição.
7.1. Será permitido um número máximo de 09 Co-autores, totalizando com o autor principal, o máximo de 10 participantes em cada trabalho.


8. O autor principal deverá optar sobre a ÁREA de submissão do resumo conforme abaixo:
8.1. Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
8.2. Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
8.3. Sanidade Avícola
8.4. Medicina Veterinária de Animais Selvagens
8.5. Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
8.6. Saúde Única


9. A apresentação será no formato remoto, através da plataforma Stream Yard, na modalidade SLIDE, e será transmitida ao vivo para o YouTube. Os links para ingresso na plataforma serão disponibilizados aos autores que tiverem seus trabalhos aceitos no dia 23/10/2020,
véspera da apresentação.


10. Julgamento: os trabalhos aceitos serão avaliados nos dias 24/10/2020 e 25/10/2020 (horário a ser informado no corpo do e-mail de aceite) pela Banca Avaliadora. A decisão final desta é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.


11. Resultado: os trabalhos aprovados serão divulgados no dia 19/10/2020. O autor receberá a informação de aprovação do trabalho pelo endereço eletrônico cadastrado no ato de submissão pela plataforma Doity.

  • Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
  • Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
  • Sanidade Avícola
  • Medicina Veterinária de Animais Selvagens
  • Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
  • Saúde Única

Comissão Organizadora

SEMAMBRA

Comissão Científica

André Luís Rios Rodrigues
Claudia Emília Teixeira
Glenio Piran Dal Magro
Luciano Antunes Barros

 

Organização SEMAMBRA

organizacaosemambra@gmail.com

 

Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho (DAVBF)

vitalbrazilfilho.da@id.uff.br