As micotoxicoses são doenças causadas por micotoxinas produzidas de forma natural, ou pelo metabolismo de algumas cepas de fungos que crescem durante a plantação ou durante o armazenamento de insumos como feno e concentrado. Este estudo objetivou descrever um surto de micotoxicose crônica em um rebanho de cabras leiteiras criadas em sistema intensivo, no estado de Minas Gerais, Brasil. Nos últimos seis meses, os animais apresentaram histórico de queda na produção leiteira e perda de peso, além de casos de abortamento e partos prematuros na última estação de parição. Ao exame clínico do rebanho, um total de doze cabras apresentaram magreza (ECC = 2), mucosa pálida e desidratação moderada. Amostras de sangue foram coletadas para realização de exames de hemograma e bioquímica sérica e fezes para exame coproparasitológico (ovos por grama de fezes - o.p.g.). Devido à baixa qualidade e condição de armazenamento do farelo e da quirera de milho, amostras foram coletadas para análise micotoxicológica. Aos resultados dos exames, as cabras apresentaram anemia (Hb ~ 22%), agregado plaquetário, trombocitose (~1.2x105/?L), inversão da relação neutrófilo/linfócito (~1,2), hiperproteinemia (~7,5 g/dL) com hipoalbuminemia (~2,7 g/dL) e hiperglobulinemia (~4,8 g/dL). A média da contagem de ovos por grama de fezes foi baixa (~625 o.p.g.). Não foram detectados hemoparasitas. Nas amostras de farelo e quirera de milho foram detectadas médias de 354,5 ?g/Kg de Aflatoxinas (AFs), 2300 ?g/Kg de Fumonisinas (FUMO), 2165 ?g/Kg de Zearalenona (ZEA) e 3325 ?g/Kg de Deoxynivalenol (DON). Uma cabra, em estado mais avançado da enfermidade, foi submetida ao procedimento de eutanásia. Na necropsia observou-se anemia, anasarca generalizada, ascite severa e redução do tamanho do fígado. No laudo histopatológico foram descritos achados sugestivos da ação da fumonisina, como: degeneração de centro-lobular, necrose hepática, nefrose e discreta espongiose cortico-cerebral. Em conclusão, o diagnóstico da micotoxicose crônica foi baseado nos achados clínicos, patológicos e toxicológicos. Deste modo, a importância de adquirir ingredientes para a formulação de rações de fornecedores confiáveis, ??com garantia de qualidade, é enfatizada para evitar micotoxicose e outros distúrbios. Da mesma forma, a armazenagem apropriada também é salientada.
A SEMAMBRA é organizada pelo Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho, de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), junto a alunos e professores voluntários do curso, e ocorre anualmente em nossa Faculdade de Veterinária UFF e Fazenda Escola Cachoeiras de Macacu. Em sua 43ª edição foi realizada a II Mostra de Trabalhos, com resumos de cunho acadêmico-científico e apresentação dos mesmos. Esta é a segunda edição da "Mostra de trabalhos" e primeira com Anais do evento.
A comissão organizadora e científica agradece a todos pela participação, dedicação e comprometimento em fazer deste evento cada vez maior.
1. A inscrição dos trabalhos deverá ser feita através da plataforma Doity no endereço eletrônico a ser disponibilizado a partir do dia 05/10/2020 em: http://semambra.sites.uff.br/ na aba Trabalhos. Não serão aceitos trabalhos enviados por qualquer outro meio.
2. O autor que submeter o trabalho deverá estar com a inscrição paga no momento da submissão e deverá colocar o número de inscrição gerado pela plataforma para validação do envio.
3. Só serão aceitos trabalhos escritos em língua portuguesa.
4. O prazo final para submissão dos trabalhos científicos será 16/10/2020.
5. O texto do trabalho deverá ser corrido, sem interrupções do seu conteúdo; não deve exceder 2.500 caracteres com espaços; limite de 250 caracteres para o título. Não serão permitidos gráficos e/ou tabelas no texto de submissão. O texto deverá conter:
5.1. Introdução
5.2. Objetivo
5.3. Metodologia
5.4. Resultados e Conclusão.
6. Serão aceitos trabalhos científicos, estudos prospectivos ou retrospectivos, relatos de caso com valor para a comunidade científica, revisões de literatura e projetos de ensino.
7. Cada autor pode submeter um máximo de 2 resumos por inscrição.
7.1. Será permitido um número máximo de 09 Co-autores, totalizando com o autor principal, o máximo de 10 participantes em cada trabalho.
8. O autor principal deverá optar sobre a ÁREA de submissão do resumo conforme abaixo:
8.1. Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
8.2. Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
8.3. Sanidade Avícola
8.4. Medicina Veterinária de Animais Selvagens
8.5. Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
8.6. Saúde Única
9. A apresentação será no formato remoto, através da plataforma Stream Yard, na modalidade SLIDE, e será transmitida ao vivo para o YouTube. Os links para ingresso na plataforma serão disponibilizados aos autores que tiverem seus trabalhos aceitos no dia 23/10/2020,
véspera da apresentação.
10. Julgamento: os trabalhos aceitos serão avaliados nos dias 24/10/2020 e 25/10/2020 (horário a ser informado no corpo do e-mail de aceite) pela Banca Avaliadora. A decisão final desta é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.
11. Resultado: os trabalhos aprovados serão divulgados no dia 19/10/2020. O autor receberá a informação de aprovação do trabalho pelo endereço eletrônico cadastrado no ato de submissão pela plataforma Doity.
Comissão Organizadora
SEMAMBRA
Comissão Científica
André Luís Rios Rodrigues
Claudia Emília Teixeira
Glenio Piran Dal Magro
Luciano Antunes Barros
Organização SEMAMBRA
organizacaosemambra@gmail.com
Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho (DAVBF)
vitalbrazilfilho.da@id.uff.br