PARAPROBIÓTICOS: VANTAGENS TECNOLÓGICAS E APLICAÇÕES EM PRODUTOS LÁCTEOS

  • Autor
  • Mariana Moysés Delorme
  • Co-autores
  • Maria Carmela Kasnowski Holanda Duarte , Adriano Gomes da Cruz , Mônica Queiroz de Freitas
  • Resumo
  • Os consumidores têm se tornado cada vez mais conscientes e exigentes com relação à alimentação. Neste contexto, a dieta visando a promoção e manutenção de saúde e bem-estar tem sido priorizada, o que desencadeou o aumento do interesse por produtos alimentares funcionais. Objetivou-se na presente revisão de literatura descrever os paraprobióticos, elucidar os benefícios à saúde humana, assim como as vantagens e possíveis aplicações na indústria alimentícia. O levantamento bibliográfico foi realizado com fontes obtidas em bases de dados e bibliotecas eletrônicas reconhecidas, como Scielo e Science Direct, bem como livros de autores conceituados. Os efeitos benéficos de alimentos contendo microrganismos probióticos são conhecidos há muito tempo e são amplamente utilizados no setor de laticínios, pois possuem grande aceitação pelos consumidores e excelente valor nutricional. Os paraprobióticos, conhecidos como probióticos fantasmas ou inativados, também podem fornecer benefícios ao hospedeiro, oferecendo bioatividades adicionais aos probióticos. São definidos como células microbianas não viáveis ou frações celulares que, quando ingeridas em quantidades e frequência adequadas, conferem benefícios aos consumidores. Dentre eles, a modulação do sistema imune e da microbiota intestinal, o tratamento de infecções virais, dermatite atópica, colite e doenças respiratórias, redução do colesterol, redução dos sintomas associados ao estresse, humor e qualidade do sono. Os paraprobióticos representam algumas vantagens tecnológicas importantes para a indústria alimentícia, uma vez que não implicam a necessidade de viabilidade no alimento até a ingestão pelo consumidor. A inativação do microrganismo permite sua aplicação em uma variedade de alimentos que poderiam ser considerados substratos estressantes aos probióticos vivos. Outro fator vantajoso é a resistência térmica, uma vez que as propriedades funcionais dos paraprobióticos permanecem estáveis em uma ampla faixa de temperatura, ao contrário dos probióticos. Isto facilita etapas de produção como o armazenamento e transporte, bem como a manipulação e o processamento. Concluiu-se que devido às vantagens tecnológicas e benefícios conferidos à saúde humana, a utilização de paraprobióticos representa um potencial campo de estudo para o desenvolvimento de produtos com alegações funcionais.

  • Palavras-chave
  • Alimento funcional, produtos lácteos, vantagens tecnológicas
  • Área Temática
  • Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
Voltar Download

A SEMAMBRA é organizada pelo Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho, de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), junto a alunos e professores voluntários do curso, e ocorre anualmente em nossa Faculdade de Veterinária UFF e Fazenda Escola Cachoeiras de Macacu. Em sua 43ª edição foi realizada a II Mostra de Trabalhos, com resumos de cunho acadêmico-científico e apresentação dos mesmos. Esta é a segunda edição da "Mostra de trabalhos" e primeira com Anais do evento. 

 

A comissão organizadora e científica agradece a todos pela participação, dedicação e comprometimento em fazer deste evento cada vez maior. 

1. A inscrição dos trabalhos deverá ser feita através da plataforma Doity no endereço eletrônico a ser disponibilizado a partir do dia 05/10/2020 em: http://semambra.sites.uff.br/ na aba Trabalhos. Não serão aceitos trabalhos enviados por qualquer outro meio.


2. O autor que submeter o trabalho deverá estar com a inscrição paga no momento da submissão e deverá colocar o número de inscrição gerado pela plataforma para validação do envio.


3. Só serão aceitos trabalhos escritos em língua portuguesa.


4. O prazo final para submissão dos trabalhos científicos será 16/10/2020.


5. O texto do trabalho deverá ser corrido, sem interrupções do seu conteúdo; não deve exceder 2.500 caracteres com espaços; limite de 250 caracteres para o título. Não serão permitidos gráficos e/ou tabelas no texto de submissão. O texto deverá conter:
5.1. Introdução
5.2. Objetivo
5.3. Metodologia
5.4. Resultados e Conclusão.


6. Serão aceitos trabalhos científicos, estudos prospectivos ou retrospectivos, relatos de caso com valor para a comunidade científica, revisões de literatura e projetos de ensino.


7. Cada autor pode submeter um máximo de 2 resumos por inscrição.
7.1. Será permitido um número máximo de 09 Co-autores, totalizando com o autor principal, o máximo de 10 participantes em cada trabalho.


8. O autor principal deverá optar sobre a ÁREA de submissão do resumo conforme abaixo:
8.1. Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
8.2. Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
8.3. Sanidade Avícola
8.4. Medicina Veterinária de Animais Selvagens
8.5. Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
8.6. Saúde Única


9. A apresentação será no formato remoto, através da plataforma Stream Yard, na modalidade SLIDE, e será transmitida ao vivo para o YouTube. Os links para ingresso na plataforma serão disponibilizados aos autores que tiverem seus trabalhos aceitos no dia 23/10/2020,
véspera da apresentação.


10. Julgamento: os trabalhos aceitos serão avaliados nos dias 24/10/2020 e 25/10/2020 (horário a ser informado no corpo do e-mail de aceite) pela Banca Avaliadora. A decisão final desta é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.


11. Resultado: os trabalhos aprovados serão divulgados no dia 19/10/2020. O autor receberá a informação de aprovação do trabalho pelo endereço eletrônico cadastrado no ato de submissão pela plataforma Doity.

  • Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
  • Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
  • Sanidade Avícola
  • Medicina Veterinária de Animais Selvagens
  • Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
  • Saúde Única

Comissão Organizadora

SEMAMBRA

Comissão Científica

André Luís Rios Rodrigues
Claudia Emília Teixeira
Glenio Piran Dal Magro
Luciano Antunes Barros

 

Organização SEMAMBRA

organizacaosemambra@gmail.com

 

Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho (DAVBF)

vitalbrazilfilho.da@id.uff.br