Dentre as neoplasias ósseas que acometem os cães, osteossarcoma é o mais frequente. Trata-se de um tumor maligno com maior casuística em animais de porte grande de aproximadamente 37kg, machos. Os locais de predileção envolvem ossos longos, como rádio, úmero e fêmur. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo relatar a respeito de osteossarcoma em fíbula de um cão da raça beagle. Um canino, fêmea, 12kg, treze anos de idade, foi atendida apresentando claudicação em membro pélvico esquerdo. Através da radiografia do membro afetado, evidenciou-se extensa área de lise óssea em diáfise de fíbula, promovendo áreas de descontinuidade, com aumento de volume e radiopacidade dos tecidos moles adjacentes, achados sugestivos de tumor ósseo. Após a realização de exames pré operatórios sem alterações importantes, a paciente foi submetida ao procedimento de excisão do tumor através da técnica de amputação completa envolvendo desarticulação coxofemural. Amostras foram enviadas para exame histopatológico para avaliação e diagnóstico. Na microscopia da massa tumoral, foi encontrada proliferação celular composta por células mesenquimais atípicas, bastante pleomórficas, fusocelulares ou epitelioides, com núcleos circulares, alongados ou disformes, hipercromáticos, nucléolos evidentes e citoplasma eosinofílico. As células tumorais se arranjavam sob a forma de feixes ou em mantos celulares. Observou-se também algumas grandes células multinucleadas, além de figuras de mitose relativamente frequentes. A neoplasia exibia caráter infiltrativo manifesto em tecido muscular esquelético adjacente. Os achados foram compatíveis com o diagnóstico de osteossarcoma. O tutor optou por não realizar protocolo quimioterápico após o diagnóstico histopatológico. Decorridos dois meses, o animal evoluiu para óbito, sendo encaminhado para exame necroscópico, evidenciado metástase em pulmão. Infere-se que a cirurgia de retirada do membro afetado associada ao tratamento quimioterápico, são necessários para diminuir a carga total do tumor, contribuindo para o prognóstico do paciente. O osteossarcoma representa um dos tumores ósseos de maior malignidade, além de ter como alvo de metástase os pulmões, comprometendo ainda mais a expectativa de vida do animal. Apesar de ser um osso longo de tamanho reduzido, a fíbula pode ser um alvo primário de osteossarcoma em cães de médio porte.
A SEMAMBRA é organizada pelo Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho, de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), junto a alunos e professores voluntários do curso, e ocorre anualmente em nossa Faculdade de Veterinária UFF e Fazenda Escola Cachoeiras de Macacu. Em sua 43ª edição foi realizada a II Mostra de Trabalhos, com resumos de cunho acadêmico-científico e apresentação dos mesmos. Esta é a segunda edição da "Mostra de trabalhos" e primeira com Anais do evento.
A comissão organizadora e científica agradece a todos pela participação, dedicação e comprometimento em fazer deste evento cada vez maior.
1. A inscrição dos trabalhos deverá ser feita através da plataforma Doity no endereço eletrônico a ser disponibilizado a partir do dia 05/10/2020 em: http://semambra.sites.uff.br/ na aba Trabalhos. Não serão aceitos trabalhos enviados por qualquer outro meio.
2. O autor que submeter o trabalho deverá estar com a inscrição paga no momento da submissão e deverá colocar o número de inscrição gerado pela plataforma para validação do envio.
3. Só serão aceitos trabalhos escritos em língua portuguesa.
4. O prazo final para submissão dos trabalhos científicos será 16/10/2020.
5. O texto do trabalho deverá ser corrido, sem interrupções do seu conteúdo; não deve exceder 2.500 caracteres com espaços; limite de 250 caracteres para o título. Não serão permitidos gráficos e/ou tabelas no texto de submissão. O texto deverá conter:
5.1. Introdução
5.2. Objetivo
5.3. Metodologia
5.4. Resultados e Conclusão.
6. Serão aceitos trabalhos científicos, estudos prospectivos ou retrospectivos, relatos de caso com valor para a comunidade científica, revisões de literatura e projetos de ensino.
7. Cada autor pode submeter um máximo de 2 resumos por inscrição.
7.1. Será permitido um número máximo de 09 Co-autores, totalizando com o autor principal, o máximo de 10 participantes em cada trabalho.
8. O autor principal deverá optar sobre a ÁREA de submissão do resumo conforme abaixo:
8.1. Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
8.2. Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
8.3. Sanidade Avícola
8.4. Medicina Veterinária de Animais Selvagens
8.5. Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
8.6. Saúde Única
9. A apresentação será no formato remoto, através da plataforma Stream Yard, na modalidade SLIDE, e será transmitida ao vivo para o YouTube. Os links para ingresso na plataforma serão disponibilizados aos autores que tiverem seus trabalhos aceitos no dia 23/10/2020,
véspera da apresentação.
10. Julgamento: os trabalhos aceitos serão avaliados nos dias 24/10/2020 e 25/10/2020 (horário a ser informado no corpo do e-mail de aceite) pela Banca Avaliadora. A decisão final desta é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.
11. Resultado: os trabalhos aprovados serão divulgados no dia 19/10/2020. O autor receberá a informação de aprovação do trabalho pelo endereço eletrônico cadastrado no ato de submissão pela plataforma Doity.
Comissão Organizadora
SEMAMBRA
Comissão Científica
André Luís Rios Rodrigues
Claudia Emília Teixeira
Glenio Piran Dal Magro
Luciano Antunes Barros
Organização SEMAMBRA
organizacaosemambra@gmail.com
Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho (DAVBF)
vitalbrazilfilho.da@id.uff.br