A Interação assistida por animais (IAA) representa três grandes áreas onde os animais se tornam co-terapeutas de um processo. Seja um processo lúdico por meio das atividades assistidas por animais (AAA). Em um processo educativo como na educação assistida por animais e por fim em um processo terapêutico como a terapia assistida por animais (TAA). O objetivo desse estudo foi analisar o histórico de aplicação da IAA em saúde mental humana. As buscas para revisão de literatura foram realizadas em duas base de dados bibliográficos PubMed e Scopus (Elsevier). Os critérios de inclusão foram documentos publicados entre os anos de 2005 e 2020 (totalizando 15 anos) e escritos em português, inglês e espanhol. Os descritores utilizados foram ATT (animal assisted therapy) e mental health com o operador AND. Na base PubMed, 47 artigos sobre o tema foram encontrados, com 11 publicações em 2016. Já na base Scopus (Elsevier), 54 documentos sobre o assunto foram encontrados, sendo 77.8% de artigos científicos e 11.1% de revisões de literatura, 11.1% representados por capítulos de livros e livros e resumos. Os países que mais publicam sobre o assunto são os Estados Unidos, seguido pela Noruega, Espanha, Austrália e Itália. Os animais foram incluídos no tratamento das doenças mentais por William Tuke, em York Inglaterra, no ano de 1792. No século XIX, a presença de animais em instituições psiquiátricas para auxílio dos doentes já era uma prática comum na Inglaterra e na Alemanha. Entretanto o psiquiatra americano Boris Levinson é considerado o grande precursor que descreveu o uso de cães na psicologia e relatou seus efeitos benéficos a partir de 1961. No Brasil, a pioneira foi a psiquiatra Nise da Silveira, na década de 1950, que revolucionou o tratamento de doenças mentais no Rio de Janeiro com terapias menos agressivas como a arteterapia, musicoterapia e a TAA. Atualmente os Estados Unidos e Canadá são os países que mais se destacam na utilização da TAA. A atividade assistida por animais que representa uma terapia complementar onde não é necessário um terapeuta humano e o animal utilizado pode ser o próprio animal de companhia do paciente é algo sem custo e sem efeitos colaterais. As pesquisas com IAA e saúde mental ainda são escassas. Porém demonstram resultados promissores.
A SEMAMBRA é organizada pelo Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho, de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), junto a alunos e professores voluntários do curso, e ocorre anualmente em nossa Faculdade de Veterinária UFF e Fazenda Escola Cachoeiras de Macacu. Em sua 43ª edição foi realizada a II Mostra de Trabalhos, com resumos de cunho acadêmico-científico e apresentação dos mesmos. Esta é a segunda edição da "Mostra de trabalhos" e primeira com Anais do evento.
A comissão organizadora e científica agradece a todos pela participação, dedicação e comprometimento em fazer deste evento cada vez maior.
1. A inscrição dos trabalhos deverá ser feita através da plataforma Doity no endereço eletrônico a ser disponibilizado a partir do dia 05/10/2020 em: http://semambra.sites.uff.br/ na aba Trabalhos. Não serão aceitos trabalhos enviados por qualquer outro meio.
2. O autor que submeter o trabalho deverá estar com a inscrição paga no momento da submissão e deverá colocar o número de inscrição gerado pela plataforma para validação do envio.
3. Só serão aceitos trabalhos escritos em língua portuguesa.
4. O prazo final para submissão dos trabalhos científicos será 16/10/2020.
5. O texto do trabalho deverá ser corrido, sem interrupções do seu conteúdo; não deve exceder 2.500 caracteres com espaços; limite de 250 caracteres para o título. Não serão permitidos gráficos e/ou tabelas no texto de submissão. O texto deverá conter:
5.1. Introdução
5.2. Objetivo
5.3. Metodologia
5.4. Resultados e Conclusão.
6. Serão aceitos trabalhos científicos, estudos prospectivos ou retrospectivos, relatos de caso com valor para a comunidade científica, revisões de literatura e projetos de ensino.
7. Cada autor pode submeter um máximo de 2 resumos por inscrição.
7.1. Será permitido um número máximo de 09 Co-autores, totalizando com o autor principal, o máximo de 10 participantes em cada trabalho.
8. O autor principal deverá optar sobre a ÁREA de submissão do resumo conforme abaixo:
8.1. Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
8.2. Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
8.3. Sanidade Avícola
8.4. Medicina Veterinária de Animais Selvagens
8.5. Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
8.6. Saúde Única
9. A apresentação será no formato remoto, através da plataforma Stream Yard, na modalidade SLIDE, e será transmitida ao vivo para o YouTube. Os links para ingresso na plataforma serão disponibilizados aos autores que tiverem seus trabalhos aceitos no dia 23/10/2020,
véspera da apresentação.
10. Julgamento: os trabalhos aceitos serão avaliados nos dias 24/10/2020 e 25/10/2020 (horário a ser informado no corpo do e-mail de aceite) pela Banca Avaliadora. A decisão final desta é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.
11. Resultado: os trabalhos aprovados serão divulgados no dia 19/10/2020. O autor receberá a informação de aprovação do trabalho pelo endereço eletrônico cadastrado no ato de submissão pela plataforma Doity.
Comissão Organizadora
SEMAMBRA
Comissão Científica
André Luís Rios Rodrigues
Claudia Emília Teixeira
Glenio Piran Dal Magro
Luciano Antunes Barros
Organização SEMAMBRA
organizacaosemambra@gmail.com
Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho (DAVBF)
vitalbrazilfilho.da@id.uff.br