EFICÁCIA MOSQUICIDA DA ASSOCIAÇÃO POUR-ON CONTENDO CIPERMETRINA 7,5%, CLORPIRIFÓS 10,0%, CLORPIRIFÓS 1,4% E FLUAZURON 3,5% NO CONTROLE DE Haematobia irritans EM BOVINOS

  • Autor
  • Jéssica Karoline de Oliveira Chaves
  • Co-autores
  • Gabriela Pereira Salça de Almeida , Ygor Henrique da Silva , So Yin Nak , Daniela de Oliveira Rocha , Cecília Lopes da Conceição , Debora Azevedo Borges , Barbara Rauta de Avelar , Diefrey Ribeiro Campos , Fabio Barbour Scott
  • Resumo
  • A mosca-dos-chifres (Haematobia irritans) é um pequeno díptero hematófago que parasita o hospedeiro por período integral, abandonando-o apenas momentaneamente para fazer a oviposição. Este inseto é considerado uma praga mundial, cujos prejuízos estão relacionados a transmissão de patógenos e principalmente ao estresse que causa ao animal, que na tentativa de espantar as moscas, se debate muito e gasta energia, diminuindo o tempo de pastejo e ingestão hídrica. Embora existam métodos alternativos, a principal forma de controle está relacionada ao tratamento químico com inseticidas empregados pela via tópica. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo avaliar a atividade mosquicida de um produto pour-on à base de Cipermetrina 7,5%, Clorpirifós 10,0%, Clorpirifós 1,4% e Fluazuron 3,5% no controle de H. irritans em bovinos naturalmente infestados. O projeto foi aprovado pela CEUA/IV/UFRRJ sob parecer 9609201216. Foram selecionados 30 bovinos mestiços no D-7 (antes do tratamento). Com base nas contagens do número de moscas obtidas nos três dias pré-tratamento, os animais foram ranqueados em dois grupos experimentais, grupo controle (GC) e grupo tratado (GT), com 15 bovinos cada. No dia 0, os animais do GT foram medicados com o produto pour-on no volume de 1 mL/10 kg de peso vivo e os animais do GC permaneceram sem tratamento. A eficácia frente a H. irritans foi avaliada por meio da comparação das contagens do número de moscas vivas obtidas nos bovinos do grupo controle e tratado, realizadas nos dias experimentais +1, +3, +7, +14, +21, +28, +35 e +42 (após o tratamento). Diferenças significativas (p?0,05) foram verificadas entre as médias das contagens de moscas do GC e GT em todos os dias experimentais após o tratamento. A eficácia mosquicida calculada pelas médias aritméticas correspondeu à 96,94; 97,51; 95,85; 91,70; 86,79; 78,91; 64,77 e 47,53% para D+1, D+3, D+7, D+14, D+21, D+28, D+35 e D+42, respectivamente. A rentabilidade da atividade pecuária e o bem-estar dos animais podem ser abruptamente reduzidos pelos efeitos dos ectoparasitos que afetam o gado, dentre eles, podemos destacar a mosca-dos-chifres. Por essa razão, há a necessidade de uma maior disponibilidade de moléculas efetivas e alternativas para o controle deste parasito no mercado. A formulação testada mostrou-se eficaz no controle da H. irritans em bovinos naturalmente infestados, apresentando níveis de eficácia acima de 80% por até 21 dias após tratamento.

  • Palavras-chave
  • Inseticida, mosca-do-chifre, teste de campo
  • Área Temática
  • Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
Voltar Download

A SEMAMBRA é organizada pelo Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho, de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), junto a alunos e professores voluntários do curso, e ocorre anualmente em nossa Faculdade de Veterinária UFF e Fazenda Escola Cachoeiras de Macacu. Em sua 43ª edição foi realizada a II Mostra de Trabalhos, com resumos de cunho acadêmico-científico e apresentação dos mesmos. Esta é a segunda edição da "Mostra de trabalhos" e primeira com Anais do evento. 

 

A comissão organizadora e científica agradece a todos pela participação, dedicação e comprometimento em fazer deste evento cada vez maior. 

1. A inscrição dos trabalhos deverá ser feita através da plataforma Doity no endereço eletrônico a ser disponibilizado a partir do dia 05/10/2020 em: http://semambra.sites.uff.br/ na aba Trabalhos. Não serão aceitos trabalhos enviados por qualquer outro meio.


2. O autor que submeter o trabalho deverá estar com a inscrição paga no momento da submissão e deverá colocar o número de inscrição gerado pela plataforma para validação do envio.


3. Só serão aceitos trabalhos escritos em língua portuguesa.


4. O prazo final para submissão dos trabalhos científicos será 16/10/2020.


5. O texto do trabalho deverá ser corrido, sem interrupções do seu conteúdo; não deve exceder 2.500 caracteres com espaços; limite de 250 caracteres para o título. Não serão permitidos gráficos e/ou tabelas no texto de submissão. O texto deverá conter:
5.1. Introdução
5.2. Objetivo
5.3. Metodologia
5.4. Resultados e Conclusão.


6. Serão aceitos trabalhos científicos, estudos prospectivos ou retrospectivos, relatos de caso com valor para a comunidade científica, revisões de literatura e projetos de ensino.


7. Cada autor pode submeter um máximo de 2 resumos por inscrição.
7.1. Será permitido um número máximo de 09 Co-autores, totalizando com o autor principal, o máximo de 10 participantes em cada trabalho.


8. O autor principal deverá optar sobre a ÁREA de submissão do resumo conforme abaixo:
8.1. Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
8.2. Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
8.3. Sanidade Avícola
8.4. Medicina Veterinária de Animais Selvagens
8.5. Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
8.6. Saúde Única


9. A apresentação será no formato remoto, através da plataforma Stream Yard, na modalidade SLIDE, e será transmitida ao vivo para o YouTube. Os links para ingresso na plataforma serão disponibilizados aos autores que tiverem seus trabalhos aceitos no dia 23/10/2020,
véspera da apresentação.


10. Julgamento: os trabalhos aceitos serão avaliados nos dias 24/10/2020 e 25/10/2020 (horário a ser informado no corpo do e-mail de aceite) pela Banca Avaliadora. A decisão final desta é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.


11. Resultado: os trabalhos aprovados serão divulgados no dia 19/10/2020. O autor receberá a informação de aprovação do trabalho pelo endereço eletrônico cadastrado no ato de submissão pela plataforma Doity.

  • Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
  • Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
  • Sanidade Avícola
  • Medicina Veterinária de Animais Selvagens
  • Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
  • Saúde Única

Comissão Organizadora

SEMAMBRA

Comissão Científica

André Luís Rios Rodrigues
Claudia Emília Teixeira
Glenio Piran Dal Magro
Luciano Antunes Barros

 

Organização SEMAMBRA

organizacaosemambra@gmail.com

 

Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho (DAVBF)

vitalbrazilfilho.da@id.uff.br