ZOONOSE EMERGENTE COVID-19 E O PAPEL DO MÉDICO VETERINÁRIO

  • Autor
  • Marianna Souza da Graça
  • Co-autores
  • Flávia Alinde Andrade Calixto
  • Resumo
  •  

    A Covid-19, doença que foi declarada como pandemia em 2020 é causada pelo vírus SARS-CoV-2 que afeta o trato respiratório e também outros sistemas como o sistema nervoso central, cardiovascular, renal, vascular e também a pele, manifestando os mais diferentes sintomas. Esta doença atingiu quase todos os continentes, não chegando apenas a Antártica. O principal suspeito de transmissão é morcego, o que confere condição zoonótica a doença. O objetivo do trabalho foi apresentar dados absolutos da Covid-19 e correlacionar com dados relativos de letalidade e mortalidade da Região Sudeste do Brasil que abrange os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, a partir de um levantamento dos dados epidemiológicos entre as 14ª e 35ª semanas epidemiológicas. Dentre os estados avaliados, São Paulo foi o que atingiu números mais altos de casos positivos e óbitos e o Rio de Janeiro foi o com as maiores taxas de letalidade e mortalidade (7,23% e 0,91 mortes por mil habitantes) esse fato pode ser explicado através do número de testes realizados. No estado de São Paulo 6,4% da população foram testadas enquanto no Rio de Janeiro foram realizados testes em 4,7% da população. O estado do Espírito Santo, que é o menos populoso da região, ficou em segundo lugar no ranking de mortalidade, com 0,76 mortes por mil habitantes. Minas Gerais foi o Estado que apresentou os menores números de casos positivos, óbitos e as menores taxas de letalidade e mortalidade. Com isso, pode-se concluir que por mais que a Covid-19 possua alta virulência, a letalidade e mortalidade não foram tão altas, quando comparadas com outras doenças causadas por coronavírus. O estudo destes dados é de suma importância para que se possa analisar a gravidade da doença. Sem tratamentos com eficácia comprovada, medidas como distanciamento social, uso de máscaras faciais e rigorosas medidas de higiene foram adotadas para diminuir a disseminação da doença. Por ser uma zoonose emergente, a Covid-19 necessita de muitos estudos para determinar fatores importantes como hospedeiro intermediário, tratamentos eficazes e principalmente como este patógeno se comporta no organismo humano e até mesmo animal.

     

  • Palavras-chave
  • Saúde Pública. Pandemia. Epidemiologia. Saúde Única.
  • Área Temática
  • Saúde Única
Voltar Download

A SEMAMBRA é organizada pelo Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho, de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), junto a alunos e professores voluntários do curso, e ocorre anualmente em nossa Faculdade de Veterinária UFF e Fazenda Escola Cachoeiras de Macacu. Em sua 43ª edição foi realizada a II Mostra de Trabalhos, com resumos de cunho acadêmico-científico e apresentação dos mesmos. Esta é a segunda edição da "Mostra de trabalhos" e primeira com Anais do evento. 

 

A comissão organizadora e científica agradece a todos pela participação, dedicação e comprometimento em fazer deste evento cada vez maior. 

1. A inscrição dos trabalhos deverá ser feita através da plataforma Doity no endereço eletrônico a ser disponibilizado a partir do dia 05/10/2020 em: http://semambra.sites.uff.br/ na aba Trabalhos. Não serão aceitos trabalhos enviados por qualquer outro meio.


2. O autor que submeter o trabalho deverá estar com a inscrição paga no momento da submissão e deverá colocar o número de inscrição gerado pela plataforma para validação do envio.


3. Só serão aceitos trabalhos escritos em língua portuguesa.


4. O prazo final para submissão dos trabalhos científicos será 16/10/2020.


5. O texto do trabalho deverá ser corrido, sem interrupções do seu conteúdo; não deve exceder 2.500 caracteres com espaços; limite de 250 caracteres para o título. Não serão permitidos gráficos e/ou tabelas no texto de submissão. O texto deverá conter:
5.1. Introdução
5.2. Objetivo
5.3. Metodologia
5.4. Resultados e Conclusão.


6. Serão aceitos trabalhos científicos, estudos prospectivos ou retrospectivos, relatos de caso com valor para a comunidade científica, revisões de literatura e projetos de ensino.


7. Cada autor pode submeter um máximo de 2 resumos por inscrição.
7.1. Será permitido um número máximo de 09 Co-autores, totalizando com o autor principal, o máximo de 10 participantes em cada trabalho.


8. O autor principal deverá optar sobre a ÁREA de submissão do resumo conforme abaixo:
8.1. Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
8.2. Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
8.3. Sanidade Avícola
8.4. Medicina Veterinária de Animais Selvagens
8.5. Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
8.6. Saúde Única


9. A apresentação será no formato remoto, através da plataforma Stream Yard, na modalidade SLIDE, e será transmitida ao vivo para o YouTube. Os links para ingresso na plataforma serão disponibilizados aos autores que tiverem seus trabalhos aceitos no dia 23/10/2020,
véspera da apresentação.


10. Julgamento: os trabalhos aceitos serão avaliados nos dias 24/10/2020 e 25/10/2020 (horário a ser informado no corpo do e-mail de aceite) pela Banca Avaliadora. A decisão final desta é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.


11. Resultado: os trabalhos aprovados serão divulgados no dia 19/10/2020. O autor receberá a informação de aprovação do trabalho pelo endereço eletrônico cadastrado no ato de submissão pela plataforma Doity.

  • Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
  • Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
  • Sanidade Avícola
  • Medicina Veterinária de Animais Selvagens
  • Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
  • Saúde Única

Comissão Organizadora

SEMAMBRA

Comissão Científica

André Luís Rios Rodrigues
Claudia Emília Teixeira
Glenio Piran Dal Magro
Luciano Antunes Barros

 

Organização SEMAMBRA

organizacaosemambra@gmail.com

 

Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho (DAVBF)

vitalbrazilfilho.da@id.uff.br