A mastite bovina é uma doença multifatorial que causa inflamação na glândula mamária, trazendo grandes prejuízos para a pecuária leiteira, incluindo a redução de até 18% na produção, impactos na saúde pública, na indústria e no bem-estar animal. A frequência da doença varia em função da região, época do ano, estágio da lactação, produtividade e imunidade do animal, além de cuidados durante a ordenha. Os microrganismos que podem estar presentes no ambiente ou na glândula mamária são a principal causa dessa enfermidade, caracterizando respetivamente a mastite ambiental e a mastite contagiosa. O diagnóstico dessa doença deve ser feito rotineiramente na propriedade através de testes como a caneca de fundo preto e do California Mastits Test (CMT), este último sendo capaz de estimar o número de células somáticas (CCS) do leite. O aumento do número dessas células é o principal responsável pela queda da qualidade do leite. Sendo assim, objetivou-se no presente trabalho identificar se os produtores de leite do município de Sumidouro (RJ) utilizam normas higiênicas de ordenha, visando reduzir a CCS, controlar e prevenir a mastite bovina. Para averiguar a realização dessas práticas higiênicas, foi realizada uma entrevista com 12 produtores de leite na região de Campo Leal, município de Sumidouro, baseado em perguntas sobre o manejo da propriedade, o tamanho do rebanho e o grau de tecnologia adotado. Os resultados mostraram que muitos produtores por possuírem pouco conhecimento técnico a respeito dos cuidados básicos durante a ordenha, realizam a higienização de maneira não recomendada, associada à falta de pré-dipping e secagem dos tetos com toalha de pano, fato que pode facilitar o aparecimento de mastite. O CMT e o teste da caneca telada raramente são utilizados. Tendo em vista o desconhecimento de diversos produtores acerca da adoção das boas práticas de ordenha na localidade, é necessário um trabalho de educação sanitária e o incentivo à assistência técnica para melhoraria da qualidade e produtividade das atividades agropecuárias na região estudada, reduzindo perdas econômicas decorrentes da mastite.
A SEMAMBRA é organizada pelo Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho, de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), junto a alunos e professores voluntários do curso, e ocorre anualmente em nossa Faculdade de Veterinária UFF e Fazenda Escola Cachoeiras de Macacu. Em sua 43ª edição foi realizada a II Mostra de Trabalhos, com resumos de cunho acadêmico-científico e apresentação dos mesmos. Esta é a segunda edição da "Mostra de trabalhos" e primeira com Anais do evento.
A comissão organizadora e científica agradece a todos pela participação, dedicação e comprometimento em fazer deste evento cada vez maior.
1. A inscrição dos trabalhos deverá ser feita através da plataforma Doity no endereço eletrônico a ser disponibilizado a partir do dia 05/10/2020 em: http://semambra.sites.uff.br/ na aba Trabalhos. Não serão aceitos trabalhos enviados por qualquer outro meio.
2. O autor que submeter o trabalho deverá estar com a inscrição paga no momento da submissão e deverá colocar o número de inscrição gerado pela plataforma para validação do envio.
3. Só serão aceitos trabalhos escritos em língua portuguesa.
4. O prazo final para submissão dos trabalhos científicos será 16/10/2020.
5. O texto do trabalho deverá ser corrido, sem interrupções do seu conteúdo; não deve exceder 2.500 caracteres com espaços; limite de 250 caracteres para o título. Não serão permitidos gráficos e/ou tabelas no texto de submissão. O texto deverá conter:
5.1. Introdução
5.2. Objetivo
5.3. Metodologia
5.4. Resultados e Conclusão.
6. Serão aceitos trabalhos científicos, estudos prospectivos ou retrospectivos, relatos de caso com valor para a comunidade científica, revisões de literatura e projetos de ensino.
7. Cada autor pode submeter um máximo de 2 resumos por inscrição.
7.1. Será permitido um número máximo de 09 Co-autores, totalizando com o autor principal, o máximo de 10 participantes em cada trabalho.
8. O autor principal deverá optar sobre a ÁREA de submissão do resumo conforme abaixo:
8.1. Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
8.2. Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
8.3. Sanidade Avícola
8.4. Medicina Veterinária de Animais Selvagens
8.5. Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
8.6. Saúde Única
9. A apresentação será no formato remoto, através da plataforma Stream Yard, na modalidade SLIDE, e será transmitida ao vivo para o YouTube. Os links para ingresso na plataforma serão disponibilizados aos autores que tiverem seus trabalhos aceitos no dia 23/10/2020,
véspera da apresentação.
10. Julgamento: os trabalhos aceitos serão avaliados nos dias 24/10/2020 e 25/10/2020 (horário a ser informado no corpo do e-mail de aceite) pela Banca Avaliadora. A decisão final desta é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.
11. Resultado: os trabalhos aprovados serão divulgados no dia 19/10/2020. O autor receberá a informação de aprovação do trabalho pelo endereço eletrônico cadastrado no ato de submissão pela plataforma Doity.
Comissão Organizadora
SEMAMBRA
Comissão Científica
André Luís Rios Rodrigues
Claudia Emília Teixeira
Glenio Piran Dal Magro
Luciano Antunes Barros
Organização SEMAMBRA
organizacaosemambra@gmail.com
Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho (DAVBF)
vitalbrazilfilho.da@id.uff.br