Neoplasias mamárias apresentam grande casuística em ratos Twistter. 45% dos tumores mamários ocorrem espontaneamente em fêmeas e carcinoma mamário é acneoplasia mais prevalente. São apontados como possíveis fatores epidemiológicos associados: o tipo de dieta, a idade e o sexo feminino. Ratas fêmeas entre 18 e 30 meses são as de maior risco. O estudo objetiva relatar um caso de adenocarcinoma mamário tubular simples tipo II com metástase pulmonar em uma fêmea, eutanásiada após piora clínica. Trata-se de uma rata Twister, fêmea, fértil que apresentou nódulo de 0,8 cm em região axilar com 32 meses de idade na data de 26/02/2020, a proprietária optou por não remover cirúrgicamente, pela idade avançada da paciente, o quadro evoluiu rapidamente e o tumor cresceu de forma acelerada, tendo dobrado de tamanho em menos de um mês, e se estabilizou com aproximadamente 3 cm após 2 meses de seu aparecimento. A twister apresentou quadro de sangramento intestinal isolado que foi tratado com Antibiótico em março de 2020 e o quadro se estabilizou. Após 4 meses a paciente começou a apresentar hiporexia, perda de peso progressiva, dispneia e quadros de sangramento intestinal e vaginal, suspeitou-se de líquido na pleura e a drenagem foi tentada, porém sem sucesso pela agitação da mesma e foram receitado tratamentos com antibiótico, anti-inflamatório esteroidal e broncodilatador. O quadro se estabilizou, mas sem melhora significativa e foi indicado a drenagem torácica com sedação da paciente, no entanto no dia 21/07/2020 a mesma teve hemorragia vaginal durante o dia, a ausculta pulmonar estava muito ruidosa e a eutanásia foi realizada. Na necropsia foram observados tumores em pulmão e útero, focos hemorrágicos em estômago e intestino e um tumor em posição axilar mamárias, sólido com focos abscedado com 3x3cm. O pulmão e a massa foram enviados para a histopatologia, e o diagnóstico foi de Adenocarcinoma mamário tubular simples com características de malignidade moderada e focos de metástase em pulmão. Um dos fatores que influenciam para o aparecimento de neoplasias mamárias é a ação dos hormônios estrogênio e prolactina, a ovariosalpingohisterectomia (OSH) é uma opção de profilaxia para evitar o surgimento desta neoplasia. O adenocarcinoma foi classificado em tipo II, pois havia anisocariose no tumor mamário e no pulmão, no entanto essa classificação deriva da classificação de carcinomas mamário em cadelas, não tendo ainda relatos de grau de tumores mamários em ratos twister.
A SEMAMBRA é organizada pelo Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho, de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), junto a alunos e professores voluntários do curso, e ocorre anualmente em nossa Faculdade de Veterinária UFF e Fazenda Escola Cachoeiras de Macacu. Em sua 43ª edição foi realizada a II Mostra de Trabalhos, com resumos de cunho acadêmico-científico e apresentação dos mesmos. Esta é a segunda edição da "Mostra de trabalhos" e primeira com Anais do evento.
A comissão organizadora e científica agradece a todos pela participação, dedicação e comprometimento em fazer deste evento cada vez maior.
1. A inscrição dos trabalhos deverá ser feita através da plataforma Doity no endereço eletrônico a ser disponibilizado a partir do dia 05/10/2020 em: http://semambra.sites.uff.br/ na aba Trabalhos. Não serão aceitos trabalhos enviados por qualquer outro meio.
2. O autor que submeter o trabalho deverá estar com a inscrição paga no momento da submissão e deverá colocar o número de inscrição gerado pela plataforma para validação do envio.
3. Só serão aceitos trabalhos escritos em língua portuguesa.
4. O prazo final para submissão dos trabalhos científicos será 16/10/2020.
5. O texto do trabalho deverá ser corrido, sem interrupções do seu conteúdo; não deve exceder 2.500 caracteres com espaços; limite de 250 caracteres para o título. Não serão permitidos gráficos e/ou tabelas no texto de submissão. O texto deverá conter:
5.1. Introdução
5.2. Objetivo
5.3. Metodologia
5.4. Resultados e Conclusão.
6. Serão aceitos trabalhos científicos, estudos prospectivos ou retrospectivos, relatos de caso com valor para a comunidade científica, revisões de literatura e projetos de ensino.
7. Cada autor pode submeter um máximo de 2 resumos por inscrição.
7.1. Será permitido um número máximo de 09 Co-autores, totalizando com o autor principal, o máximo de 10 participantes em cada trabalho.
8. O autor principal deverá optar sobre a ÁREA de submissão do resumo conforme abaixo:
8.1. Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
8.2. Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
8.3. Sanidade Avícola
8.4. Medicina Veterinária de Animais Selvagens
8.5. Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
8.6. Saúde Única
9. A apresentação será no formato remoto, através da plataforma Stream Yard, na modalidade SLIDE, e será transmitida ao vivo para o YouTube. Os links para ingresso na plataforma serão disponibilizados aos autores que tiverem seus trabalhos aceitos no dia 23/10/2020,
véspera da apresentação.
10. Julgamento: os trabalhos aceitos serão avaliados nos dias 24/10/2020 e 25/10/2020 (horário a ser informado no corpo do e-mail de aceite) pela Banca Avaliadora. A decisão final desta é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.
11. Resultado: os trabalhos aprovados serão divulgados no dia 19/10/2020. O autor receberá a informação de aprovação do trabalho pelo endereço eletrônico cadastrado no ato de submissão pela plataforma Doity.
Comissão Organizadora
SEMAMBRA
Comissão Científica
André Luís Rios Rodrigues
Claudia Emília Teixeira
Glenio Piran Dal Magro
Luciano Antunes Barros
Organização SEMAMBRA
organizacaosemambra@gmail.com
Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho (DAVBF)
vitalbrazilfilho.da@id.uff.br