ADENOCARCINOMA MAMÁRIO TUBULAR SIMPLES TIPO II EM RATTUS NORVEGICUS FÊMEA – RELATO DE CASOADENOCARCINOMA MAMÁRIO TUBULAR SIMPLES TIPO II EM RATTUS NORVEGICUS FÊMEA – RELATO DE CASO

  • Autor
  • Áster Patricia Kerschr Bento
  • Co-autores
  • Luís Gustavo Picorelli de Oliveira , Eduardo Augusto Lyra Villela
  • Resumo
  •  

    Neoplasias mamárias apresentam grande casuística em ratos Twistter. 45% dos tumores mamários ocorrem espontaneamente em fêmeas e carcinoma mamário é acneoplasia mais prevalente. São apontados como possíveis fatores epidemiológicos associados: o tipo de dieta, a idade e o sexo feminino. Ratas fêmeas entre 18 e 30 meses são as de maior risco. O estudo objetiva relatar um caso de adenocarcinoma mamário tubular simples tipo II com metástase pulmonar em uma fêmea, eutanásiada após piora clínica. Trata-se de uma rata Twister, fêmea, fértil que apresentou nódulo de 0,8 cm em região axilar com 32 meses de idade na data de 26/02/2020, a proprietária optou por não remover cirúrgicamente, pela idade avançada da paciente, o quadro evoluiu rapidamente e o tumor cresceu de forma acelerada, tendo dobrado de tamanho em menos de um mês, e se estabilizou com aproximadamente 3 cm após 2 meses de seu aparecimento. A twister apresentou quadro de sangramento intestinal isolado que foi tratado com Antibiótico em março de 2020 e o quadro se estabilizou. Após 4 meses a paciente começou a apresentar hiporexia, perda de peso progressiva, dispneia e quadros de sangramento intestinal e vaginal, suspeitou-se de líquido na pleura e a drenagem foi tentada, porém sem sucesso pela agitação da mesma e foram receitado tratamentos com antibiótico, anti-inflamatório esteroidal e broncodilatador. O quadro se estabilizou, mas sem melhora significativa e foi indicado a drenagem torácica com sedação da paciente, no entanto no dia 21/07/2020 a mesma teve hemorragia vaginal durante o dia, a ausculta pulmonar estava muito ruidosa e a eutanásia foi realizada.  Na necropsia foram observados tumores em pulmão e útero, focos hemorrágicos em estômago e intestino e um tumor em posição axilar mamárias, sólido com focos abscedado com 3x3cm. O pulmão e a massa foram enviados para a histopatologia, e o diagnóstico foi de Adenocarcinoma mamário tubular simples com características de malignidade moderada e focos de metástase em pulmão. Um dos fatores que influenciam para o aparecimento de neoplasias mamárias é a ação dos hormônios estrogênio e prolactina, a ovariosalpingohisterectomia (OSH) é uma opção de profilaxia para evitar o surgimento desta neoplasia. O adenocarcinoma foi classificado em tipo II, pois havia anisocariose no tumor mamário e no pulmão, no entanto essa classificação deriva da classificação de carcinomas mamário em cadelas, não tendo ainda relatos de grau de tumores mamários em ratos twister.

  • Palavras-chave
  • Adenocarcinoma mamário, rattus norvegicus, histopatologia
  • Área Temática
  • Medicina Veterinária de Animais Selvagens
Voltar Download

A SEMAMBRA é organizada pelo Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho, de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), junto a alunos e professores voluntários do curso, e ocorre anualmente em nossa Faculdade de Veterinária UFF e Fazenda Escola Cachoeiras de Macacu. Em sua 43ª edição foi realizada a II Mostra de Trabalhos, com resumos de cunho acadêmico-científico e apresentação dos mesmos. Esta é a segunda edição da "Mostra de trabalhos" e primeira com Anais do evento. 

 

A comissão organizadora e científica agradece a todos pela participação, dedicação e comprometimento em fazer deste evento cada vez maior. 

1. A inscrição dos trabalhos deverá ser feita através da plataforma Doity no endereço eletrônico a ser disponibilizado a partir do dia 05/10/2020 em: http://semambra.sites.uff.br/ na aba Trabalhos. Não serão aceitos trabalhos enviados por qualquer outro meio.


2. O autor que submeter o trabalho deverá estar com a inscrição paga no momento da submissão e deverá colocar o número de inscrição gerado pela plataforma para validação do envio.


3. Só serão aceitos trabalhos escritos em língua portuguesa.


4. O prazo final para submissão dos trabalhos científicos será 16/10/2020.


5. O texto do trabalho deverá ser corrido, sem interrupções do seu conteúdo; não deve exceder 2.500 caracteres com espaços; limite de 250 caracteres para o título. Não serão permitidos gráficos e/ou tabelas no texto de submissão. O texto deverá conter:
5.1. Introdução
5.2. Objetivo
5.3. Metodologia
5.4. Resultados e Conclusão.


6. Serão aceitos trabalhos científicos, estudos prospectivos ou retrospectivos, relatos de caso com valor para a comunidade científica, revisões de literatura e projetos de ensino.


7. Cada autor pode submeter um máximo de 2 resumos por inscrição.
7.1. Será permitido um número máximo de 09 Co-autores, totalizando com o autor principal, o máximo de 10 participantes em cada trabalho.


8. O autor principal deverá optar sobre a ÁREA de submissão do resumo conforme abaixo:
8.1. Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
8.2. Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
8.3. Sanidade Avícola
8.4. Medicina Veterinária de Animais Selvagens
8.5. Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
8.6. Saúde Única


9. A apresentação será no formato remoto, através da plataforma Stream Yard, na modalidade SLIDE, e será transmitida ao vivo para o YouTube. Os links para ingresso na plataforma serão disponibilizados aos autores que tiverem seus trabalhos aceitos no dia 23/10/2020,
véspera da apresentação.


10. Julgamento: os trabalhos aceitos serão avaliados nos dias 24/10/2020 e 25/10/2020 (horário a ser informado no corpo do e-mail de aceite) pela Banca Avaliadora. A decisão final desta é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.


11. Resultado: os trabalhos aprovados serão divulgados no dia 19/10/2020. O autor receberá a informação de aprovação do trabalho pelo endereço eletrônico cadastrado no ato de submissão pela plataforma Doity.

  • Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
  • Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
  • Sanidade Avícola
  • Medicina Veterinária de Animais Selvagens
  • Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
  • Saúde Única

Comissão Organizadora

SEMAMBRA

Comissão Científica

André Luís Rios Rodrigues
Claudia Emília Teixeira
Glenio Piran Dal Magro
Luciano Antunes Barros

 

Organização SEMAMBRA

organizacaosemambra@gmail.com

 

Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho (DAVBF)

vitalbrazilfilho.da@id.uff.br