ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE SUPERFÍCIES EM SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO

  • Autor
  • Nathália Guimarães Araujo Candela
  • Co-autores
  • Verônica Aiceles , Fernanda Silveira dos Anjos Bainha , Maria das Graças Medeiros , Robson Maia Franco , Maria Carmela Kasnowski Holanda Duarte
  • Resumo
  •  

    Surtos de doenças de origem alimentar constituem preocupação para autoridades sanitárias devido aos impactos sócio econômicos. A qualidade microbiológica insatisfatória em Serviços de Alimentação pode comprometer a segurança do alimento com riscos à Saúde Coletiva. É primordial a implantação de programas de controle higiênico sanitário que assegurem a   inocuidade do produto final. Objetivou-se com o trabalho avaliar as condições higiênico-sanitárias dos utensílios e equipamentos utilizados na produção de refeições em um Restaurante Universitário (RU), localizado no estado do Rio de Janeiro. As amostras do material de superfície dos utensílios e equipamentos utilizados no preparo das refeições foram coletadas pela técnica de “swab” e transportadas ao Laboratório de Controle Microbiológico de Produtos de Origem Animal, da Faculdade de Veterinária (MTA/UFF). As análises bacteriológicas realizadas foram: contagens de Staphylococcus coagulase positiva, Coliformes totais e a 45ºC, Bactérias Heterotróficas Aeróbias Mesófilas (CBHAM), Bolores e Leveduras e pesquisa de Salmonella spp. Do total de 210 amostras analisadas, 40% tiveram resultados considerados não conformes quando comparados aos padrões utilizados. Observou-se que 50% possuía contagens de Staphylococcus coagulase positiva acima do recomendado (máximo 100 UFC/cm2). Convém ressaltar que em 100% das amostras coletadas de superfícies na área de pré-preparo de carnes, observou-se contagens acima do preconizado para Staphylococcus spp. (média 7,01 x 104 UFC/cm2) e presença de Salmonella spp., mesmo após a última higienização do dia. Em 37% (n=11) das amostras analisadas para coliformes totais, as contagens foram elevadas (média de 1,2x 104 UFC/cm2), obtendo-se três amostras com resultados acima do padrão para coliformes a 45°C e duas positivas para a pesquisa de Escherichia coli. Com relação às contagens de fungos e leveduras e CBHAM, considerados indicadores higiênicos de produção, em 87% (n=26) e 53% (n=16) respectivamente, obteve-se contagens elevadas. Com os resultados obtidos, concluiu-se que além de falhas na sanitização, provavelmente ocorria contaminação cruzada pelo acondicionamento errôneo dos utensílios após higienização e pelo constante fluxo cruzado dos utensílios. As condições microbiológicas associadas à qualidade físico-funcional do RU avaliado encontram-se insatisfatórias, requerendo intervenções e treinamentos que possam assegurar um abastecimento alimentar com qualidade sanitária.  

  • Palavras-chave
  • Doenças alimentares, Unidade de Alimentação e Nutrição, Microbiologia, Contaminação, Microrganismos.
  • Área Temática
  • Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
Voltar Download

A SEMAMBRA é organizada pelo Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho, de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), junto a alunos e professores voluntários do curso, e ocorre anualmente em nossa Faculdade de Veterinária UFF e Fazenda Escola Cachoeiras de Macacu. Em sua 43ª edição foi realizada a II Mostra de Trabalhos, com resumos de cunho acadêmico-científico e apresentação dos mesmos. Esta é a segunda edição da "Mostra de trabalhos" e primeira com Anais do evento. 

 

A comissão organizadora e científica agradece a todos pela participação, dedicação e comprometimento em fazer deste evento cada vez maior. 

1. A inscrição dos trabalhos deverá ser feita através da plataforma Doity no endereço eletrônico a ser disponibilizado a partir do dia 05/10/2020 em: http://semambra.sites.uff.br/ na aba Trabalhos. Não serão aceitos trabalhos enviados por qualquer outro meio.


2. O autor que submeter o trabalho deverá estar com a inscrição paga no momento da submissão e deverá colocar o número de inscrição gerado pela plataforma para validação do envio.


3. Só serão aceitos trabalhos escritos em língua portuguesa.


4. O prazo final para submissão dos trabalhos científicos será 16/10/2020.


5. O texto do trabalho deverá ser corrido, sem interrupções do seu conteúdo; não deve exceder 2.500 caracteres com espaços; limite de 250 caracteres para o título. Não serão permitidos gráficos e/ou tabelas no texto de submissão. O texto deverá conter:
5.1. Introdução
5.2. Objetivo
5.3. Metodologia
5.4. Resultados e Conclusão.


6. Serão aceitos trabalhos científicos, estudos prospectivos ou retrospectivos, relatos de caso com valor para a comunidade científica, revisões de literatura e projetos de ensino.


7. Cada autor pode submeter um máximo de 2 resumos por inscrição.
7.1. Será permitido um número máximo de 09 Co-autores, totalizando com o autor principal, o máximo de 10 participantes em cada trabalho.


8. O autor principal deverá optar sobre a ÁREA de submissão do resumo conforme abaixo:
8.1. Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
8.2. Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
8.3. Sanidade Avícola
8.4. Medicina Veterinária de Animais Selvagens
8.5. Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
8.6. Saúde Única


9. A apresentação será no formato remoto, através da plataforma Stream Yard, na modalidade SLIDE, e será transmitida ao vivo para o YouTube. Os links para ingresso na plataforma serão disponibilizados aos autores que tiverem seus trabalhos aceitos no dia 23/10/2020,
véspera da apresentação.


10. Julgamento: os trabalhos aceitos serão avaliados nos dias 24/10/2020 e 25/10/2020 (horário a ser informado no corpo do e-mail de aceite) pela Banca Avaliadora. A decisão final desta é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.


11. Resultado: os trabalhos aprovados serão divulgados no dia 19/10/2020. O autor receberá a informação de aprovação do trabalho pelo endereço eletrônico cadastrado no ato de submissão pela plataforma Doity.

  • Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
  • Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
  • Sanidade Avícola
  • Medicina Veterinária de Animais Selvagens
  • Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
  • Saúde Única

Comissão Organizadora

SEMAMBRA

Comissão Científica

André Luís Rios Rodrigues
Claudia Emília Teixeira
Glenio Piran Dal Magro
Luciano Antunes Barros

 

Organização SEMAMBRA

organizacaosemambra@gmail.com

 

Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho (DAVBF)

vitalbrazilfilho.da@id.uff.br