Associação de valores de Relação Proteína/Creatinina (RPC) com presença de sedimento ativo em amostras de urina de cães e gatos: Estudo retrospectivo

  • Autor
  • Bruna Batista do Carmo
  • Co-autores
  • Márcia De Souza Xavier , Rosemeri da Silva Teixeira , Juliet Cunha Bax , Larissa Helena Pinto De Amorim Sobrinho , Giulia Laura Felix Paz , Maria Beatriz Alves Abrunhosa Ribeiro , Bruno Webber Klaser
  • Resumo
  •  

    A relação proteína-creatinina (RPC) é um dos métodos de detecção de proteinúria, sendo útil para detecção de lesões no sistema urinário de cães e gatos. Esse teste é, inclusive, recomendado pela IRIS (Sociedade Internacional de Interesse Renal, 2019) para monitoração da magnitude e persistência da proteinúria em animais com doença renal crônica. A proteinúria, no entanto, pode ter diversas causas, podendo ser de origem pré-renal, renal ou pós-renal, sendo esta última a mais comum nos animais. Assim, com o objetivo de relacionar o aumento da RPC urinária com a presença de elementos observados no exame de Elementos Anormais de Sedimentoscopia (EAS), foram analisadas 550 amostras de urina de animais atendidos em hospital veterinário no ano de 2018. A partir da urina coletada de cada animal, 5mL de material foi centrifugado a 2.000 rpm, por cinco minutos. O sedimento obtido foi colocado em lâmina para análise em microscopia óptica. Já o sobrenadante obtido foi congelado a -20°C em microtubos para as dosagens bioquímicas de proteína e creatinina, utilizando kits comerciais seguindo as instruções do fabricante. Das 550 amostras examinadas, 32,36% (178/500) apresentaram RPC elevado (acima de 0,5 em cães e 0,4 em gatos), sendo 143 cães (79 fêmeas e 64 machos) e 35 felinos (15 fêmeas e 20 machos). Dentre as amostras com a RPC acima do normal, foi observado presença de piócitos em 74,72% das amostras (133/178), bactérias em 72,47% (129/178) e eritrócitos em 65,17% (116/178). Assim, a maioria (74,72%) apresentou, no sedimento urinário, estruturas correlacionadas com sedimento ativo, ou seja, com resposta inflamatória/infecciosa (com presença de piúria, bacteriúria e/ou hematúria) que determina a associação com possível liberação de proteínas (inflamatórias ou não), do sangue para a urina, caracterizando proteinúria pós-renal. Conclui-se, portanto, que a análise do sedimento é fundamental para a interpretação da RPC e esclarecimento da origem da proteinúria, uma vez que havendo sedimentos compatíveis com a presença de resposta inflamatória/infecciosa, é possível que seja pós-renal.

  • Palavras-chave
  • RPC, proteinúria, sedimentoscopia, EAS
  • Área Temática
  • Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
Voltar Download

A SEMAMBRA é organizada pelo Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho, de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), junto a alunos e professores voluntários do curso, e ocorre anualmente em nossa Faculdade de Veterinária UFF e Fazenda Escola Cachoeiras de Macacu. Em sua 43ª edição foi realizada a II Mostra de Trabalhos, com resumos de cunho acadêmico-científico e apresentação dos mesmos. Esta é a segunda edição da "Mostra de trabalhos" e primeira com Anais do evento. 

 

A comissão organizadora e científica agradece a todos pela participação, dedicação e comprometimento em fazer deste evento cada vez maior. 

1. A inscrição dos trabalhos deverá ser feita através da plataforma Doity no endereço eletrônico a ser disponibilizado a partir do dia 05/10/2020 em: http://semambra.sites.uff.br/ na aba Trabalhos. Não serão aceitos trabalhos enviados por qualquer outro meio.


2. O autor que submeter o trabalho deverá estar com a inscrição paga no momento da submissão e deverá colocar o número de inscrição gerado pela plataforma para validação do envio.


3. Só serão aceitos trabalhos escritos em língua portuguesa.


4. O prazo final para submissão dos trabalhos científicos será 16/10/2020.


5. O texto do trabalho deverá ser corrido, sem interrupções do seu conteúdo; não deve exceder 2.500 caracteres com espaços; limite de 250 caracteres para o título. Não serão permitidos gráficos e/ou tabelas no texto de submissão. O texto deverá conter:
5.1. Introdução
5.2. Objetivo
5.3. Metodologia
5.4. Resultados e Conclusão.


6. Serão aceitos trabalhos científicos, estudos prospectivos ou retrospectivos, relatos de caso com valor para a comunidade científica, revisões de literatura e projetos de ensino.


7. Cada autor pode submeter um máximo de 2 resumos por inscrição.
7.1. Será permitido um número máximo de 09 Co-autores, totalizando com o autor principal, o máximo de 10 participantes em cada trabalho.


8. O autor principal deverá optar sobre a ÁREA de submissão do resumo conforme abaixo:
8.1. Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
8.2. Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
8.3. Sanidade Avícola
8.4. Medicina Veterinária de Animais Selvagens
8.5. Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
8.6. Saúde Única


9. A apresentação será no formato remoto, através da plataforma Stream Yard, na modalidade SLIDE, e será transmitida ao vivo para o YouTube. Os links para ingresso na plataforma serão disponibilizados aos autores que tiverem seus trabalhos aceitos no dia 23/10/2020,
véspera da apresentação.


10. Julgamento: os trabalhos aceitos serão avaliados nos dias 24/10/2020 e 25/10/2020 (horário a ser informado no corpo do e-mail de aceite) pela Banca Avaliadora. A decisão final desta é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.


11. Resultado: os trabalhos aprovados serão divulgados no dia 19/10/2020. O autor receberá a informação de aprovação do trabalho pelo endereço eletrônico cadastrado no ato de submissão pela plataforma Doity.

  • Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
  • Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
  • Sanidade Avícola
  • Medicina Veterinária de Animais Selvagens
  • Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
  • Saúde Única

Comissão Organizadora

SEMAMBRA

Comissão Científica

André Luís Rios Rodrigues
Claudia Emília Teixeira
Glenio Piran Dal Magro
Luciano Antunes Barros

 

Organização SEMAMBRA

organizacaosemambra@gmail.com

 

Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho (DAVBF)

vitalbrazilfilho.da@id.uff.br