ALTERAÇÃO DE TEMPO DE PROTROMBINA EM CÃO COM HEPATOPATIA – RELATO DE CASO

  • Autor
  • Larissa Helena Pinto de Amorim Sobrinho
  • Co-autores
  • Newton Mello de Andrade Filho , Carla Gabriela Bomfim Palermo , Ana Catarina de Vries Moura , Mylena Assis dos Santos , Gabriel Nogueira Brugger Teixeira , Márcia Carolina Salomão Santos , Aline Moreira de Souza
  • Resumo
  •  

    Tempo de Protrombina (TP) e Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada (TTPA) são testes que avaliam a hemostasia secundária. TP avalia a via extrínseca (fatores III e VII) e a via comum (fatores X, V, II e o fibrinogênio). TTPA avalia a via intrínseca (XII, XI, IX, VIII) e comum. Um cão, fêmea, da raça Pinscher, com 9 anos de idade, foi levado para fazer exames clínicos, pois apresentava histórico de emagrecimento, inchaço e manchas pretas na região abdominal. No exame de palpação, verificou-se abaulamento abdominal, levando à suspeita clínica de hepatite ou neoplasia no fígado. Para confirmação foram solicitados exames complementares. Os resultados do hemograma indicaram anemia normocítica e normocrômica, trombocitopenia e leucograma sem alterações. A bioquímica sérica revelou aumento de atividade das enzimas ALT, AST, FA e GGT. Os resultados do coagulograma foram determinados utilizando-se kits comerciais e metodologia semi-automática, indicando TP aumentado (21,8" - Valor de Referência do Laboratório: 6 a 12") e TTPA normal (20,8" - Valor de Referência do Laboratório: 10 a 24"). Esse resultado sugere deficiência no fator VII, produzido no fígado, uma vez que o fator III é tecidual e sua deficiência não é compatível com a vida. Como o TTPA apresentou-se normal, foi excluída a possibilidade de alteração nas vias intrínseca e comum. A diminuição do fator VII em um animal adulto exclui a possibilidade de deficiência genética do fator, indicando alteração hepática grave, pois este é o mais lábil entre os produzidos no fígado, sendo o primeiro a diminuir em uma deficiência na produção. Os resultados dos exames de imagem apresentaram áreas hiperecoicas pobremente delimitadas compatíveis com hepatopatia, sugerindo neoplasia. A radiografia indicou diafragma discretamente deslocado pela silhueta hepática, bordas hepáticas arredondadas e hepatomegalia. A ultrassonografia indicou hepatomegalia, com deslocamento para a região umbilical, apresentando lesões difusas por toda a sua extensão, além de esplenomegalia e presença de lesões no baço, ambos compatíveis com processo neoplásico nesses órgãos. Não foi possível a confirmação citológica/histopatológica pelo risco hemostático inerente a coleta das amostras, por punção aspirativa ou biópsia. O relato mostra a importância de exames complementares realizados por veterinários no diagnóstico e prognóstico de doenças em animais, permitindo uma atuação mais segura na abordagem terapêutica.

     

  • Palavras-chave
  • Coagulograma, hemostasia secundária, neoplasia
  • Área Temática
  • Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
Voltar Download

A SEMAMBRA é organizada pelo Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho, de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), junto a alunos e professores voluntários do curso, e ocorre anualmente em nossa Faculdade de Veterinária UFF e Fazenda Escola Cachoeiras de Macacu. Em sua 43ª edição foi realizada a II Mostra de Trabalhos, com resumos de cunho acadêmico-científico e apresentação dos mesmos. Esta é a segunda edição da "Mostra de trabalhos" e primeira com Anais do evento. 

 

A comissão organizadora e científica agradece a todos pela participação, dedicação e comprometimento em fazer deste evento cada vez maior. 

1. A inscrição dos trabalhos deverá ser feita através da plataforma Doity no endereço eletrônico a ser disponibilizado a partir do dia 05/10/2020 em: http://semambra.sites.uff.br/ na aba Trabalhos. Não serão aceitos trabalhos enviados por qualquer outro meio.


2. O autor que submeter o trabalho deverá estar com a inscrição paga no momento da submissão e deverá colocar o número de inscrição gerado pela plataforma para validação do envio.


3. Só serão aceitos trabalhos escritos em língua portuguesa.


4. O prazo final para submissão dos trabalhos científicos será 16/10/2020.


5. O texto do trabalho deverá ser corrido, sem interrupções do seu conteúdo; não deve exceder 2.500 caracteres com espaços; limite de 250 caracteres para o título. Não serão permitidos gráficos e/ou tabelas no texto de submissão. O texto deverá conter:
5.1. Introdução
5.2. Objetivo
5.3. Metodologia
5.4. Resultados e Conclusão.


6. Serão aceitos trabalhos científicos, estudos prospectivos ou retrospectivos, relatos de caso com valor para a comunidade científica, revisões de literatura e projetos de ensino.


7. Cada autor pode submeter um máximo de 2 resumos por inscrição.
7.1. Será permitido um número máximo de 09 Co-autores, totalizando com o autor principal, o máximo de 10 participantes em cada trabalho.


8. O autor principal deverá optar sobre a ÁREA de submissão do resumo conforme abaixo:
8.1. Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
8.2. Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
8.3. Sanidade Avícola
8.4. Medicina Veterinária de Animais Selvagens
8.5. Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
8.6. Saúde Única


9. A apresentação será no formato remoto, através da plataforma Stream Yard, na modalidade SLIDE, e será transmitida ao vivo para o YouTube. Os links para ingresso na plataforma serão disponibilizados aos autores que tiverem seus trabalhos aceitos no dia 23/10/2020,
véspera da apresentação.


10. Julgamento: os trabalhos aceitos serão avaliados nos dias 24/10/2020 e 25/10/2020 (horário a ser informado no corpo do e-mail de aceite) pela Banca Avaliadora. A decisão final desta é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.


11. Resultado: os trabalhos aprovados serão divulgados no dia 19/10/2020. O autor receberá a informação de aprovação do trabalho pelo endereço eletrônico cadastrado no ato de submissão pela plataforma Doity.

  • Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
  • Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
  • Sanidade Avícola
  • Medicina Veterinária de Animais Selvagens
  • Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
  • Saúde Única

Comissão Organizadora

SEMAMBRA

Comissão Científica

André Luís Rios Rodrigues
Claudia Emília Teixeira
Glenio Piran Dal Magro
Luciano Antunes Barros

 

Organização SEMAMBRA

organizacaosemambra@gmail.com

 

Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho (DAVBF)

vitalbrazilfilho.da@id.uff.br