IMPACTO MICROBIOLÓGICO, FÍSICO-QUIMICO E SENSORIAL DA AUSÊNCIA DE CONDIÇÕES HIGIÊNICO SANITÁRIA DO LEITE NA FABRICAÇÃO DE PRODUTOS LÁCTEOS

  • Autor
  • Bruna Boaretto Durço
  • Co-autores
  • Anna Carolina Gonçalves Penna , Laryssa Leal De Araujo , Adriano Gomes da Cruz , Maria Carmela K. Holanda Duarte , Erick Almeida Esmerino
  • Resumo
  •  

     

    As tecnologias aplicadas na fabricação de produtos lácteos têm contribuído para favorecer a produção privilegiada no cenário nacional e a competitividade no âmbito internacional. A qualidade é uma característica almejada por todos os consumidores, além de proporcionar saudabilidade, também é responsável por reduzir perdas econômicas significativas nas indústrias. A matéria-prima é primordial para garantir a inocuidade do alimento, pois não há tecnologia que mascare a qualidade insatisfatória. Objetivou-se com este estudo bibliográfico demonstrar os principais impactos microbiológicos, físico-químicos e sensoriais decorrentes da ausência de condições higiênico-sanitárias satisfatórias do leite utilizado no processamento de produtos lácteos. Foram pesquisados artigos em bases de dados e bibliotecas eletrônicas, como Scielo, Science Direct, Scopus e periódicos CAPES. A Contagem Bacteriana Total (CBT) e a Contagem de Células Somáticas (CCS) são parâmetros que influenciam na qualidade e causam impactos em muitos produtos lácteos comprometendo o processamento tecnológico e a validade comercial. A presença de microrganismos patogênicos como Staphylococcus aureus, Escherichia coli e Listeria monocytogenes, originados da falta de adoção de boas práticas ou controle de sanidade do rebanho, compromete a inocuidade das matrizes alimentícias representando riscos ao consumidor. Dentre os microrganismos passiveis de alterações indesejáveis na matéria prima, os mesófilos e psicrotróficos por sintetizarem enzimas que atuam nos componentes do leite, podem provocar acidificação, coagulação proteica, perda de estabilidade térmica, rancificação, sabor e odor desagradáveis. A ocorrência dessas alterações indesejáveis também pode estar associada a precárias condições higiênicas. Em alguns casos, a rejeição do produto pelos consumidores pode estar ligada a alterações sensoriais perceptivas, causadas pelo impacto da qualidade, tais como geleificação em leite UHT, rancificações em manteigas e sabor amargo ou estufamento em queijos. Muitas indústrias sofrem o impacto da redução de rendimentos e ganho econômico por não investir em programas de higiene operacional e controle de qualidade. Conclui-se que o investimento nas medidas de controle higiênico sanitário é primordial e contribui diretamente para garantia da qualidade dos produtos e redução de custos, induzindo ao crescimento no mercado.

     

  • Palavras-chave
  • Laticínio, Qualidade, Consumidor
  • Área Temática
  • Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
Voltar Download

A SEMAMBRA é organizada pelo Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho, de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), junto a alunos e professores voluntários do curso, e ocorre anualmente em nossa Faculdade de Veterinária UFF e Fazenda Escola Cachoeiras de Macacu. Em sua 43ª edição foi realizada a II Mostra de Trabalhos, com resumos de cunho acadêmico-científico e apresentação dos mesmos. Esta é a segunda edição da "Mostra de trabalhos" e primeira com Anais do evento. 

 

A comissão organizadora e científica agradece a todos pela participação, dedicação e comprometimento em fazer deste evento cada vez maior. 

1. A inscrição dos trabalhos deverá ser feita através da plataforma Doity no endereço eletrônico a ser disponibilizado a partir do dia 05/10/2020 em: http://semambra.sites.uff.br/ na aba Trabalhos. Não serão aceitos trabalhos enviados por qualquer outro meio.


2. O autor que submeter o trabalho deverá estar com a inscrição paga no momento da submissão e deverá colocar o número de inscrição gerado pela plataforma para validação do envio.


3. Só serão aceitos trabalhos escritos em língua portuguesa.


4. O prazo final para submissão dos trabalhos científicos será 16/10/2020.


5. O texto do trabalho deverá ser corrido, sem interrupções do seu conteúdo; não deve exceder 2.500 caracteres com espaços; limite de 250 caracteres para o título. Não serão permitidos gráficos e/ou tabelas no texto de submissão. O texto deverá conter:
5.1. Introdução
5.2. Objetivo
5.3. Metodologia
5.4. Resultados e Conclusão.


6. Serão aceitos trabalhos científicos, estudos prospectivos ou retrospectivos, relatos de caso com valor para a comunidade científica, revisões de literatura e projetos de ensino.


7. Cada autor pode submeter um máximo de 2 resumos por inscrição.
7.1. Será permitido um número máximo de 09 Co-autores, totalizando com o autor principal, o máximo de 10 participantes em cada trabalho.


8. O autor principal deverá optar sobre a ÁREA de submissão do resumo conforme abaixo:
8.1. Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
8.2. Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
8.3. Sanidade Avícola
8.4. Medicina Veterinária de Animais Selvagens
8.5. Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
8.6. Saúde Única


9. A apresentação será no formato remoto, através da plataforma Stream Yard, na modalidade SLIDE, e será transmitida ao vivo para o YouTube. Os links para ingresso na plataforma serão disponibilizados aos autores que tiverem seus trabalhos aceitos no dia 23/10/2020,
véspera da apresentação.


10. Julgamento: os trabalhos aceitos serão avaliados nos dias 24/10/2020 e 25/10/2020 (horário a ser informado no corpo do e-mail de aceite) pela Banca Avaliadora. A decisão final desta é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.


11. Resultado: os trabalhos aprovados serão divulgados no dia 19/10/2020. O autor receberá a informação de aprovação do trabalho pelo endereço eletrônico cadastrado no ato de submissão pela plataforma Doity.

  • Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
  • Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
  • Sanidade Avícola
  • Medicina Veterinária de Animais Selvagens
  • Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
  • Saúde Única

Comissão Organizadora

SEMAMBRA

Comissão Científica

André Luís Rios Rodrigues
Claudia Emília Teixeira
Glenio Piran Dal Magro
Luciano Antunes Barros

 

Organização SEMAMBRA

organizacaosemambra@gmail.com

 

Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho (DAVBF)

vitalbrazilfilho.da@id.uff.br