Considerações sobre a obesidade nas espécies canina e felina - revisão de literatura

  • Autor
  • Maria Clara Cavaliere Carvalho
  • Co-autores
  • Nayara Luiza Tavares Moraes , Dandara Guilherme do Couto , Ingrid da Silva Pereira , Juliana de Oliveira
  • Resumo
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE A OBESIDADE NAS ESPÉCIES CANINA E FELINA - REVISÃO DE LITERATURA

     

    Maria Clara Cavaliere Carvalho¹, Nayara Luiza Tavares Moraes¹, Dandara Guilherme do Couto¹, Ingrid da Silva Pereira¹, Juliana de Oliveira²

     

    1. Discente do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense - UFF

    2. Docente da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense - UFF

    Email: mariacavaliere@id.uff.br

    nayaraluiza@id.uff.br

    dandaracouto@id.uff.br

    ingridsp@id.uff.br

    juoliveira@id.uff.br

    A obesidade é um transtorno nutricional multifatorial que acomete as espécies canina e felina, caracterizada por acúmulo excessivo de gordura corporal. Resulta do desequilíbrio entre ingestão e gasto de energia, levando ao balanço energético positivo, com envolvimento de fatores intrínsecos como genética, estado reprodutivo e idade; e extrínsecos, como dieta e atividade física. O fornecimento exacerbado de calorias aos animais é convertido em depósito de gordura, conduzindo a um estado de inflamação crônica, que se soma a alterações no controle da saciedade e metabolismo glicídico. A identificação do excesso de gordura corporal é realizada clinicamente pelo Escore de Condição Corporal (ECC), em que o Médico Veterinário analisa por inspeção e palpação as costelas, vértebras lombares e sacrais, ossos pélvicos, escápula e abdome. Para prevenção da obesidade se faz necessária a conscientização dos Veterinários quanto à avaliação do ECC na rotina clínica e educação continuada de tutores sobre o tema. Atividade física é essencial à prevenção da doença e para o emagrecimento saudável, junto à alimentação adequada. Neste sentido, o enriquecimento ambiental é relevante, pois auxilia na prática de atividade física ao tornar o ambiente mais divertido e estimulante, até nos momentos de refeição, pela utilização de brinquedos e comedouros diferenciados. Após o diagnóstico elabora-se o programa de perda de peso selecionando o manejo dietético mais adequado, considerando a necessidade energética diária do indivíduo. A obesidade predispõe cães e gatos a afecções articulares, dislipidemias, alterações cardiorrespiratórias, dentre outras. Em suma, diminui a longevidade e qualidade de vida. Por isso, a prevenção deve ser prioridade, e pacientes diagnosticados devem ter seu ECC, peso e estado geral de saúde periodicamente reavaliados, para um emagrecimento saudável.

     

    Referências:

    LAFLAMME, D. P. Understanding and Managing Obesity in Dogs and Cats. St. Louis, 2006.

  • Palavras-chave
  • Cães, Gatos, Nutrição, Sobrepeso
  • Área Temática
  • Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
Voltar Download

A SEMAMBRA é organizada pelo Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho, de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), junto a alunos e professores voluntários do curso, e ocorre anualmente em nossa Faculdade de Veterinária UFF e Fazenda Escola Cachoeiras de Macacu. Em sua 43ª edição foi realizada a II Mostra de Trabalhos, com resumos de cunho acadêmico-científico e apresentação dos mesmos. Esta é a segunda edição da "Mostra de trabalhos" e primeira com Anais do evento. 

 

A comissão organizadora e científica agradece a todos pela participação, dedicação e comprometimento em fazer deste evento cada vez maior. 

1. A inscrição dos trabalhos deverá ser feita através da plataforma Doity no endereço eletrônico a ser disponibilizado a partir do dia 05/10/2020 em: http://semambra.sites.uff.br/ na aba Trabalhos. Não serão aceitos trabalhos enviados por qualquer outro meio.


2. O autor que submeter o trabalho deverá estar com a inscrição paga no momento da submissão e deverá colocar o número de inscrição gerado pela plataforma para validação do envio.


3. Só serão aceitos trabalhos escritos em língua portuguesa.


4. O prazo final para submissão dos trabalhos científicos será 16/10/2020.


5. O texto do trabalho deverá ser corrido, sem interrupções do seu conteúdo; não deve exceder 2.500 caracteres com espaços; limite de 250 caracteres para o título. Não serão permitidos gráficos e/ou tabelas no texto de submissão. O texto deverá conter:
5.1. Introdução
5.2. Objetivo
5.3. Metodologia
5.4. Resultados e Conclusão.


6. Serão aceitos trabalhos científicos, estudos prospectivos ou retrospectivos, relatos de caso com valor para a comunidade científica, revisões de literatura e projetos de ensino.


7. Cada autor pode submeter um máximo de 2 resumos por inscrição.
7.1. Será permitido um número máximo de 09 Co-autores, totalizando com o autor principal, o máximo de 10 participantes em cada trabalho.


8. O autor principal deverá optar sobre a ÁREA de submissão do resumo conforme abaixo:
8.1. Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
8.2. Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
8.3. Sanidade Avícola
8.4. Medicina Veterinária de Animais Selvagens
8.5. Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
8.6. Saúde Única


9. A apresentação será no formato remoto, através da plataforma Stream Yard, na modalidade SLIDE, e será transmitida ao vivo para o YouTube. Os links para ingresso na plataforma serão disponibilizados aos autores que tiverem seus trabalhos aceitos no dia 23/10/2020,
véspera da apresentação.


10. Julgamento: os trabalhos aceitos serão avaliados nos dias 24/10/2020 e 25/10/2020 (horário a ser informado no corpo do e-mail de aceite) pela Banca Avaliadora. A decisão final desta é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.


11. Resultado: os trabalhos aprovados serão divulgados no dia 19/10/2020. O autor receberá a informação de aprovação do trabalho pelo endereço eletrônico cadastrado no ato de submissão pela plataforma Doity.

  • Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
  • Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
  • Sanidade Avícola
  • Medicina Veterinária de Animais Selvagens
  • Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
  • Saúde Única

Comissão Organizadora

SEMAMBRA

Comissão Científica

André Luís Rios Rodrigues
Claudia Emília Teixeira
Glenio Piran Dal Magro
Luciano Antunes Barros

 

Organização SEMAMBRA

organizacaosemambra@gmail.com

 

Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho (DAVBF)

vitalbrazilfilho.da@id.uff.br