CONSIDERAÇÕES SOBRE A OBESIDADE NAS ESPÉCIES CANINA E FELINA - REVISÃO DE LITERATURA
Maria Clara Cavaliere Carvalho¹, Nayara Luiza Tavares Moraes¹, Dandara Guilherme do Couto¹, Ingrid da Silva Pereira¹, Juliana de Oliveira²
Discente do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense - UFF
Docente da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense - UFF
Email: mariacavaliere@id.uff.br
nayaraluiza@id.uff.br
dandaracouto@id.uff.br
ingridsp@id.uff.br
juoliveira@id.uff.br
A obesidade é um transtorno nutricional multifatorial que acomete as espécies canina e felina, caracterizada por acúmulo excessivo de gordura corporal. Resulta do desequilíbrio entre ingestão e gasto de energia, levando ao balanço energético positivo, com envolvimento de fatores intrínsecos como genética, estado reprodutivo e idade; e extrínsecos, como dieta e atividade física. O fornecimento exacerbado de calorias aos animais é convertido em depósito de gordura, conduzindo a um estado de inflamação crônica, que se soma a alterações no controle da saciedade e metabolismo glicídico. A identificação do excesso de gordura corporal é realizada clinicamente pelo Escore de Condição Corporal (ECC), em que o Médico Veterinário analisa por inspeção e palpação as costelas, vértebras lombares e sacrais, ossos pélvicos, escápula e abdome. Para prevenção da obesidade se faz necessária a conscientização dos Veterinários quanto à avaliação do ECC na rotina clínica e educação continuada de tutores sobre o tema. Atividade física é essencial à prevenção da doença e para o emagrecimento saudável, junto à alimentação adequada. Neste sentido, o enriquecimento ambiental é relevante, pois auxilia na prática de atividade física ao tornar o ambiente mais divertido e estimulante, até nos momentos de refeição, pela utilização de brinquedos e comedouros diferenciados. Após o diagnóstico elabora-se o programa de perda de peso selecionando o manejo dietético mais adequado, considerando a necessidade energética diária do indivíduo. A obesidade predispõe cães e gatos a afecções articulares, dislipidemias, alterações cardiorrespiratórias, dentre outras. Em suma, diminui a longevidade e qualidade de vida. Por isso, a prevenção deve ser prioridade, e pacientes diagnosticados devem ter seu ECC, peso e estado geral de saúde periodicamente reavaliados, para um emagrecimento saudável.
Referências:
LAFLAMME, D. P. Understanding and Managing Obesity in Dogs and Cats. St. Louis, 2006.
A SEMAMBRA é organizada pelo Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho, de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), junto a alunos e professores voluntários do curso, e ocorre anualmente em nossa Faculdade de Veterinária UFF e Fazenda Escola Cachoeiras de Macacu. Em sua 43ª edição foi realizada a II Mostra de Trabalhos, com resumos de cunho acadêmico-científico e apresentação dos mesmos. Esta é a segunda edição da "Mostra de trabalhos" e primeira com Anais do evento.
A comissão organizadora e científica agradece a todos pela participação, dedicação e comprometimento em fazer deste evento cada vez maior.
1. A inscrição dos trabalhos deverá ser feita através da plataforma Doity no endereço eletrônico a ser disponibilizado a partir do dia 05/10/2020 em: http://semambra.sites.uff.br/ na aba Trabalhos. Não serão aceitos trabalhos enviados por qualquer outro meio.
2. O autor que submeter o trabalho deverá estar com a inscrição paga no momento da submissão e deverá colocar o número de inscrição gerado pela plataforma para validação do envio.
3. Só serão aceitos trabalhos escritos em língua portuguesa.
4. O prazo final para submissão dos trabalhos científicos será 16/10/2020.
5. O texto do trabalho deverá ser corrido, sem interrupções do seu conteúdo; não deve exceder 2.500 caracteres com espaços; limite de 250 caracteres para o título. Não serão permitidos gráficos e/ou tabelas no texto de submissão. O texto deverá conter:
5.1. Introdução
5.2. Objetivo
5.3. Metodologia
5.4. Resultados e Conclusão.
6. Serão aceitos trabalhos científicos, estudos prospectivos ou retrospectivos, relatos de caso com valor para a comunidade científica, revisões de literatura e projetos de ensino.
7. Cada autor pode submeter um máximo de 2 resumos por inscrição.
7.1. Será permitido um número máximo de 09 Co-autores, totalizando com o autor principal, o máximo de 10 participantes em cada trabalho.
8. O autor principal deverá optar sobre a ÁREA de submissão do resumo conforme abaixo:
8.1. Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
8.2. Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
8.3. Sanidade Avícola
8.4. Medicina Veterinária de Animais Selvagens
8.5. Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
8.6. Saúde Única
9. A apresentação será no formato remoto, através da plataforma Stream Yard, na modalidade SLIDE, e será transmitida ao vivo para o YouTube. Os links para ingresso na plataforma serão disponibilizados aos autores que tiverem seus trabalhos aceitos no dia 23/10/2020,
véspera da apresentação.
10. Julgamento: os trabalhos aceitos serão avaliados nos dias 24/10/2020 e 25/10/2020 (horário a ser informado no corpo do e-mail de aceite) pela Banca Avaliadora. A decisão final desta é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.
11. Resultado: os trabalhos aprovados serão divulgados no dia 19/10/2020. O autor receberá a informação de aprovação do trabalho pelo endereço eletrônico cadastrado no ato de submissão pela plataforma Doity.
Comissão Organizadora
SEMAMBRA
Comissão Científica
André Luís Rios Rodrigues
Claudia Emília Teixeira
Glenio Piran Dal Magro
Luciano Antunes Barros
Organização SEMAMBRA
organizacaosemambra@gmail.com
Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho (DAVBF)
vitalbrazilfilho.da@id.uff.br