A mosca Dermatobia hominis, vulgarmente conhecida como “mosca do berne”, é um ectoparasita que em sua fase larval apresenta importância médico-veterinária por desenvolver miíase furunculosa em bovinos e demais animais domésticos incluindo o homem. As fêmeas possuem eficiente habilidade em disseminar seus ovos após a fecundação, utilizando vetores para que estes sirvam como transportadores. Os fatores relacionados pelo sucesso da disseminação da larva de D. hominis contribui para a ocorrência de prejuízos econômicos na pecuária bovina que são destacados pela perda de ganho de peso, queda na produção de leite e carne, danos ao couro gerando desvalorização comercial e consequentemente inadequação à industrialização. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia bernicida do produto a base de doramectina administrado por via subcutânea em bovinos, naturalmente infestados por larvas de D. hominis. O estudo foi aprovado pela Comissão de Ética no Uso de Animais do Instituto de Veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CEUA/IV/UFRRJ nº 8316260218). Foram utilizados 20 bovinos divididos em dois grupos de dez animais cada, sendo: Grupo Controle (GC) e Grupo Tratado (GT). No D-0 o produto à base de doramectina foi utilizado por via subcutânea nos animais do Grupo Tratado, em dose única de 200 mcg/Kg de peso corporal. O GC foi mantido sem o tratamento. O efeito contra D. hominis foi avaliado por meio de comparação das médias de contagens de nódulos furunculares contendo larvas vivas nos bovinos do GC com o GT, realizadas nos dias experimentais D+7 e D+14. A análise estatística para avaliação da normalidade foi utilizado pelo teste Shapiro-Wilk, para analise de média dos dados paramétricos utilou-se teste T e não paramétricos Mann-Whitney, com nível de significância de 95%, no programa computacional Bioestat 5.0. Diferenças significativas entre os Grupos foram verificadas nas médias das contagens de berne em todos os dias após tratamento dos animais. A eficácia bernicida calculada com as médias foram nos D+7 e D+14 de 91,32% e 93,70%, respectivamente. Os resultados demostraram que dentro da categoria animal estudada, e sob as condições experimentais descritas, o produto à base de doramectina foi efetivo para o tratamento de bovinos naturalmente infestados com D. hominis superando o nível mínimo de eficácia de 90%, sete dias após o tratamento.
A SEMAMBRA é organizada pelo Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho, de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), junto a alunos e professores voluntários do curso, e ocorre anualmente em nossa Faculdade de Veterinária UFF e Fazenda Escola Cachoeiras de Macacu. Em sua 43ª edição foi realizada a II Mostra de Trabalhos, com resumos de cunho acadêmico-científico e apresentação dos mesmos. Esta é a segunda edição da "Mostra de trabalhos" e primeira com Anais do evento.
A comissão organizadora e científica agradece a todos pela participação, dedicação e comprometimento em fazer deste evento cada vez maior.
1. A inscrição dos trabalhos deverá ser feita através da plataforma Doity no endereço eletrônico a ser disponibilizado a partir do dia 05/10/2020 em: http://semambra.sites.uff.br/ na aba Trabalhos. Não serão aceitos trabalhos enviados por qualquer outro meio.
2. O autor que submeter o trabalho deverá estar com a inscrição paga no momento da submissão e deverá colocar o número de inscrição gerado pela plataforma para validação do envio.
3. Só serão aceitos trabalhos escritos em língua portuguesa.
4. O prazo final para submissão dos trabalhos científicos será 16/10/2020.
5. O texto do trabalho deverá ser corrido, sem interrupções do seu conteúdo; não deve exceder 2.500 caracteres com espaços; limite de 250 caracteres para o título. Não serão permitidos gráficos e/ou tabelas no texto de submissão. O texto deverá conter:
5.1. Introdução
5.2. Objetivo
5.3. Metodologia
5.4. Resultados e Conclusão.
6. Serão aceitos trabalhos científicos, estudos prospectivos ou retrospectivos, relatos de caso com valor para a comunidade científica, revisões de literatura e projetos de ensino.
7. Cada autor pode submeter um máximo de 2 resumos por inscrição.
7.1. Será permitido um número máximo de 09 Co-autores, totalizando com o autor principal, o máximo de 10 participantes em cada trabalho.
8. O autor principal deverá optar sobre a ÁREA de submissão do resumo conforme abaixo:
8.1. Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
8.2. Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
8.3. Sanidade Avícola
8.4. Medicina Veterinária de Animais Selvagens
8.5. Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
8.6. Saúde Única
9. A apresentação será no formato remoto, através da plataforma Stream Yard, na modalidade SLIDE, e será transmitida ao vivo para o YouTube. Os links para ingresso na plataforma serão disponibilizados aos autores que tiverem seus trabalhos aceitos no dia 23/10/2020,
véspera da apresentação.
10. Julgamento: os trabalhos aceitos serão avaliados nos dias 24/10/2020 e 25/10/2020 (horário a ser informado no corpo do e-mail de aceite) pela Banca Avaliadora. A decisão final desta é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.
11. Resultado: os trabalhos aprovados serão divulgados no dia 19/10/2020. O autor receberá a informação de aprovação do trabalho pelo endereço eletrônico cadastrado no ato de submissão pela plataforma Doity.
Comissão Organizadora
SEMAMBRA
Comissão Científica
André Luís Rios Rodrigues
Claudia Emília Teixeira
Glenio Piran Dal Magro
Luciano Antunes Barros
Organização SEMAMBRA
organizacaosemambra@gmail.com
Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho (DAVBF)
vitalbrazilfilho.da@id.uff.br