MEDIDAS HIGIÊNICAS DE PREVENÇÃO DA COVID-19 E DE PATÓGENOS VEICULADOS POR ALIMENTOS

  • Autor
  • Letícia Santana Camara
  • Co-autores
  • Laryssa Leal de Araújo , Robson Maia Franco , Maria Carmela Kasnowski Holanda Duarte
  • Resumo
  • MEDIDAS HIGIÊNICAS DE PREVENÇÃO DA COVID-19 E DE PATÓGENOS VEICULADOS POR ALIMENTOS

     

    Camara, LS1, Araújo, LL1, Franco, R.M.2, Duarte, MCKH2

     

    1. Graduanda em Medicina Veterinária na Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói - RJ
    2. Professor da Faculdade de Veterinária - UFF, Niterói - RJ

    E-mail: leticiasc@id.uff.br

     

    No atual cenário pandêmico da Covid-19, fez-se necessário levar ao conhecimento da população a importância do Médico Veterinário para Saúde Única. Objetivou-se no presente estudo elucidar práticas higiênicas que devam ser adotadas em ambiente domiciliar para prevenção de enfermidades e obter informações relevantes para a elaboração de uma cartilha educativa. Procedeu-se o levantamento bibliográfico consultando orientações da OMS, bases de dados e revistas eletrônicas como Periódico CAPES e Scielo. As boas práticas de higiene contribuem significativamente para a redução da transmissão do novo coronavírus (Sars-Cov-2) e de outros patógenos causadores de doenças de origem alimentarcomo E. coli, Salmonella sp. e Staphylococcus sp. A lavagem frequente e correta das mãos é uma das estratégias mais efetivas para reduzir o risco de transmissão e disseminação de microrganismos patogênicos. É conveniente a higienização das embalagens para evitar a contaminação do alimento com microrganismos do ambiente externo. Embalagens rígidas podem ser higienizadas com água e sabão, e as flexíveis com álcool 70%. Cuidado especial deve ser dado aos alimentos que são consumidos crus, realizando-se a lavagem em água potável e corrente, imersão em solução clorada e posterior enxágue. Antes e após o preparo de alimentos é importante a higienização das mãos, de superfícies e utensílios que serão utilizados. Os saneantes devem ser regularizados por órgãos responsáveis pela garantia da qualidade e utilizados conforme especificações no rótulo. A manipulação de alimentos crus e cozidos deve ser cautelosa a fim de evitar contaminação cruzada. Não há evidências de que o novo coronavírus possa ser transmitido pela ingestão de alimentos contaminados. Entretanto, há orientação para o cozimento dos alimentos a temperaturas superiores a 70ºC, visto que o vírus e muitas bactérias são sensíveis ao tratamento pelo calor. Concluiu-se que ainda há muito para se conhecer e saber acerca do novo coronavírus, portanto cuidados com hábitos de higiene pessoal e boas práticas no preparo de alimentos são primordiais para prevenção de contaminações biológicas e promoção da saúde.

  • Palavras-chave
  • coronavírus; microrganismos patogênicos; boas práticas
  • Área Temática
  • Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
Voltar Download

A SEMAMBRA é organizada pelo Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho, de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), junto a alunos e professores voluntários do curso, e ocorre anualmente em nossa Faculdade de Veterinária UFF e Fazenda Escola Cachoeiras de Macacu. Em sua 43ª edição foi realizada a II Mostra de Trabalhos, com resumos de cunho acadêmico-científico e apresentação dos mesmos. Esta é a segunda edição da "Mostra de trabalhos" e primeira com Anais do evento. 

 

A comissão organizadora e científica agradece a todos pela participação, dedicação e comprometimento em fazer deste evento cada vez maior. 

1. A inscrição dos trabalhos deverá ser feita através da plataforma Doity no endereço eletrônico a ser disponibilizado a partir do dia 05/10/2020 em: http://semambra.sites.uff.br/ na aba Trabalhos. Não serão aceitos trabalhos enviados por qualquer outro meio.


2. O autor que submeter o trabalho deverá estar com a inscrição paga no momento da submissão e deverá colocar o número de inscrição gerado pela plataforma para validação do envio.


3. Só serão aceitos trabalhos escritos em língua portuguesa.


4. O prazo final para submissão dos trabalhos científicos será 16/10/2020.


5. O texto do trabalho deverá ser corrido, sem interrupções do seu conteúdo; não deve exceder 2.500 caracteres com espaços; limite de 250 caracteres para o título. Não serão permitidos gráficos e/ou tabelas no texto de submissão. O texto deverá conter:
5.1. Introdução
5.2. Objetivo
5.3. Metodologia
5.4. Resultados e Conclusão.


6. Serão aceitos trabalhos científicos, estudos prospectivos ou retrospectivos, relatos de caso com valor para a comunidade científica, revisões de literatura e projetos de ensino.


7. Cada autor pode submeter um máximo de 2 resumos por inscrição.
7.1. Será permitido um número máximo de 09 Co-autores, totalizando com o autor principal, o máximo de 10 participantes em cada trabalho.


8. O autor principal deverá optar sobre a ÁREA de submissão do resumo conforme abaixo:
8.1. Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
8.2. Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
8.3. Sanidade Avícola
8.4. Medicina Veterinária de Animais Selvagens
8.5. Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
8.6. Saúde Única


9. A apresentação será no formato remoto, através da plataforma Stream Yard, na modalidade SLIDE, e será transmitida ao vivo para o YouTube. Os links para ingresso na plataforma serão disponibilizados aos autores que tiverem seus trabalhos aceitos no dia 23/10/2020,
véspera da apresentação.


10. Julgamento: os trabalhos aceitos serão avaliados nos dias 24/10/2020 e 25/10/2020 (horário a ser informado no corpo do e-mail de aceite) pela Banca Avaliadora. A decisão final desta é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.


11. Resultado: os trabalhos aprovados serão divulgados no dia 19/10/2020. O autor receberá a informação de aprovação do trabalho pelo endereço eletrônico cadastrado no ato de submissão pela plataforma Doity.

  • Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
  • Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
  • Sanidade Avícola
  • Medicina Veterinária de Animais Selvagens
  • Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
  • Saúde Única

Comissão Organizadora

SEMAMBRA

Comissão Científica

André Luís Rios Rodrigues
Claudia Emília Teixeira
Glenio Piran Dal Magro
Luciano Antunes Barros

 

Organização SEMAMBRA

organizacaosemambra@gmail.com

 

Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho (DAVBF)

vitalbrazilfilho.da@id.uff.br